Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Thiago Beirigo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sá, Pedro Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1027
Resumo: Os números decimais integram o cotidiano em experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações aritméticas. Como exemplo, nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, números decimais são amplamente presentes. No âmbito escolar, mais especificamente na formação de professores que ensinam matemática, são realizadas pesquisas stricto sensu que envolvem os números decimais. Diante disso, a investigação realizada teve como objetivo analisar teses ou dissertações sobre números decimais, teor e referências, que tiveram como foco a formação do professor que ensina matemática. Foi possível realizar um estudo sobre as teses ou dissertações que cumpriam o escopo, bem como de suas palavras-chave e das publicações utilizadas como aporte teórico, resultando em um mapeamento dessas pesquisas, com o qual foi possível constatar a variedade de objetivos, metodologias e resultados. Ainda, e mais profundamente, foram analisados os principais pressupostos teóricos que embasaram as investigações de mestrado ou doutorado por meio de suas referências, considerando ano, tipo, autor e título dessas. Palavras-chave: Números decimais. Formação de professores. Bases epistemológicas.
id UFOPA-1_4c7eef08145fea95b2307493d301414f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1027
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referênciasOs números decimais integram o cotidiano em experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações aritméticas. Como exemplo, nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, números decimais são amplamente presentes. No âmbito escolar, mais especificamente na formação de professores que ensinam matemática, são realizadas pesquisas stricto sensu que envolvem os números decimais. Diante disso, a investigação realizada teve como objetivo analisar teses ou dissertações sobre números decimais, teor e referências, que tiveram como foco a formação do professor que ensina matemática. Foi possível realizar um estudo sobre as teses ou dissertações que cumpriam o escopo, bem como de suas palavras-chave e das publicações utilizadas como aporte teórico, resultando em um mapeamento dessas pesquisas, com o qual foi possível constatar a variedade de objetivos, metodologias e resultados. Ainda, e mais profundamente, foram analisados os principais pressupostos teóricos que embasaram as investigações de mestrado ou doutorado por meio de suas referências, considerando ano, tipo, autor e título dessas. Palavras-chave: Números decimais. Formação de professores. Bases epistemológicas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/102710.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 606 - 6342237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1027/543Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Thiago BeirigoSá, Pedro Franco de2019-10-21T12:45:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1027Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:18.858593Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
title Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
spellingShingle Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
Lopes, Thiago Beirigo
title_short Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
title_full Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
title_fullStr Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
title_full_unstemmed Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
title_sort Investigações stricto sensu sobre a formação de professores no que tange os números decimais: teor e referências
author Lopes, Thiago Beirigo
author_facet Lopes, Thiago Beirigo
Sá, Pedro Franco de
author_role author
author2 Sá, Pedro Franco de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Thiago Beirigo
Sá, Pedro Franco de
description Os números decimais integram o cotidiano em experiências comuns como medir, contar, comparar e realizar operações aritméticas. Como exemplo, nos sistemas de medida e monetário adotados em âmbito nacional, números decimais são amplamente presentes. No âmbito escolar, mais especificamente na formação de professores que ensinam matemática, são realizadas pesquisas stricto sensu que envolvem os números decimais. Diante disso, a investigação realizada teve como objetivo analisar teses ou dissertações sobre números decimais, teor e referências, que tiveram como foco a formação do professor que ensina matemática. Foi possível realizar um estudo sobre as teses ou dissertações que cumpriam o escopo, bem como de suas palavras-chave e das publicações utilizadas como aporte teórico, resultando em um mapeamento dessas pesquisas, com o qual foi possível constatar a variedade de objetivos, metodologias e resultados. Ainda, e mais profundamente, foram analisados os principais pressupostos teóricos que embasaram as investigações de mestrado ou doutorado por meio de suas referências, considerando ano, tipo, autor e título dessas. Palavras-chave: Números decimais. Formação de professores. Bases epistemológicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1027
10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1027
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1027/543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 606 - 634
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037920903168