Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/395 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa que examinou a atuação do Governo Federal na disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira no período de 1995 a 2012. A cultura do desempenho compreende uma pluralidade de princípios, conhecimentos, valores, tecnologias e modos de fazer, de pensar e de se comportar fundadas no desempenho. Delega ao mercado a elaboração de modelos gestores educacionais (técnicos) e responsabiliza a escola pelos resultados (NOSELLA; BUFFA; LEAL, 2010). O fortalecimento dessa cultura vem gerando alterações significativas no cotidiano educativo. O texto examina quatro estratégias do Governo Federal que objetivaram a disseminação e o fortalecimento da cultura do desempenho na educação brasileira: a) a instituição de um sistema de avaliação da educação básica b) a realização de olimpíadas científicas em diferentes áreas do conhecimento c) a concessão de premiação a “iniciativas exitosas” de docentes e escolas e d) a implantação de ações para a mobilização social para o acompanhamento e fiscalização da qualidade da educação. O texto resulta de revisão da literatura que analisa as políticas de avaliação externa no país e da análise de documentos legais e normativos federais. A investigação revela o caráter de continuidade das iniciativas instituídas pelo Governo Federal no período estudado, marcado pelo aprofundamento da lógica gerencial, pela disseminação dos valores de mercado no campo educacional público e pela indução dos governos estaduais e municipais à criação de seus sistemas próprios de avaliação e ao uso de seus resultados com fortes consequências para os docentes. Palavras-chave: Cultura do desempenho. Políticas de avaliação da educação básica. Atuação do Governo Federal. |
id |
UFOPA-1_50a7e9374d8bbaa94a74ab07816bc53e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/395 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012)O artigo apresenta resultados de pesquisa que examinou a atuação do Governo Federal na disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira no período de 1995 a 2012. A cultura do desempenho compreende uma pluralidade de princípios, conhecimentos, valores, tecnologias e modos de fazer, de pensar e de se comportar fundadas no desempenho. Delega ao mercado a elaboração de modelos gestores educacionais (técnicos) e responsabiliza a escola pelos resultados (NOSELLA; BUFFA; LEAL, 2010). O fortalecimento dessa cultura vem gerando alterações significativas no cotidiano educativo. O texto examina quatro estratégias do Governo Federal que objetivaram a disseminação e o fortalecimento da cultura do desempenho na educação brasileira: a) a instituição de um sistema de avaliação da educação básica b) a realização de olimpíadas científicas em diferentes áreas do conhecimento c) a concessão de premiação a “iniciativas exitosas” de docentes e escolas e d) a implantação de ações para a mobilização social para o acompanhamento e fiscalização da qualidade da educação. O texto resulta de revisão da literatura que analisa as políticas de avaliação externa no país e da análise de documentos legais e normativos federais. A investigação revela o caráter de continuidade das iniciativas instituídas pelo Governo Federal no período estudado, marcado pelo aprofundamento da lógica gerencial, pela disseminação dos valores de mercado no campo educacional público e pela indução dos governos estaduais e municipais à criação de seus sistemas próprios de avaliação e ao uso de seus resultados com fortes consequências para os docentes. Palavras-chave: Cultura do desempenho. Políticas de avaliação da educação básica. Atuação do Governo Federal.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/39510.24065/2237-9460.2018v8n1ID395Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 197-2232237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/395/306Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Patrícia Rocha de BritoSilva, Andréia Ferreira da2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/395Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.834104Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
title |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
spellingShingle |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) Lira, Patrícia Rocha de Brito |
title_short |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
title_full |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
title_fullStr |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
title_full_unstemmed |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
title_sort |
Disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira: a atuação do Governo Federal (1995-2012) |
author |
Lira, Patrícia Rocha de Brito |
author_facet |
Lira, Patrícia Rocha de Brito Silva, Andréia Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andréia Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Patrícia Rocha de Brito Silva, Andréia Ferreira da |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa que examinou a atuação do Governo Federal na disseminação da cultura do desempenho na educação básica brasileira no período de 1995 a 2012. A cultura do desempenho compreende uma pluralidade de princípios, conhecimentos, valores, tecnologias e modos de fazer, de pensar e de se comportar fundadas no desempenho. Delega ao mercado a elaboração de modelos gestores educacionais (técnicos) e responsabiliza a escola pelos resultados (NOSELLA; BUFFA; LEAL, 2010). O fortalecimento dessa cultura vem gerando alterações significativas no cotidiano educativo. O texto examina quatro estratégias do Governo Federal que objetivaram a disseminação e o fortalecimento da cultura do desempenho na educação brasileira: a) a instituição de um sistema de avaliação da educação básica b) a realização de olimpíadas científicas em diferentes áreas do conhecimento c) a concessão de premiação a “iniciativas exitosas” de docentes e escolas e d) a implantação de ações para a mobilização social para o acompanhamento e fiscalização da qualidade da educação. O texto resulta de revisão da literatura que analisa as políticas de avaliação externa no país e da análise de documentos legais e normativos federais. A investigação revela o caráter de continuidade das iniciativas instituídas pelo Governo Federal no período estudado, marcado pelo aprofundamento da lógica gerencial, pela disseminação dos valores de mercado no campo educacional público e pela indução dos governos estaduais e municipais à criação de seus sistemas próprios de avaliação e ao uso de seus resultados com fortes consequências para os docentes. Palavras-chave: Cultura do desempenho. Políticas de avaliação da educação básica. Atuação do Governo Federal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/395 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID395 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/395 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/395/306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 197-223 2237-9460 10.24065/2237-9460.2018v8n1 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037364109312 |