Política de formação continuada dos gestores escolares da rede pública municipal de São Luís-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo – PSLTQLE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/24 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar a política de formação continuada dos gestores escolares, implementada pelo Programa São Luís, Te Quero Lendo e Escrevendo - PSLTQLE, da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, e suas implicações na gestão das escolas públicas municipais de São Luís- MA, no período de 2002 a 2008. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, aborda-se sobre os principais objetivos do Programa, em especial o eixo gestão, no que se refere à formação dos gestores e implicações para a gestão das duas escolas investigadas, uma escola da zona urbana e outra da rural. Infere-se que a formação continuada dos gestores escolares do município de São Luís contribuiu para a inserção de práticas democráticas no ambiente escolar e o fortalecimento das ações existentes com a comunidade escolar, contudo a descontinuidade desse programa não possibilitou que práticas autônomas se consolidassem no âmbito das escolas. Palavras-chave: Formação continuada. Gestores escolares. Gestão democrática. |
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Política de formação continuada dos gestores escolares da rede pública municipal de São Luís-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo – PSLTQLEO presente artigo busca analisar a política de formação continuada dos gestores escolares, implementada pelo Programa São Luís, Te Quero Lendo e Escrevendo - PSLTQLE, da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, e suas implicações na gestão das escolas públicas municipais de São Luís- MA, no período de 2002 a 2008. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, aborda-se sobre os principais objetivos do Programa, em especial o eixo gestão, no que se refere à formação dos gestores e implicações para a gestão das duas escolas investigadas, uma escola da zona urbana e outra da rural. Infere-se que a formação continuada dos gestores escolares do município de São Luís contribuiu para a inserção de práticas democráticas no ambiente escolar e o fortalecimento das ações existentes com a comunidade escolar, contudo a descontinuidade desse programa não possibilitou que práticas autônomas se consolidassem no âmbito das escolas. Palavras-chave: Formação continuada. Gestores escolares. Gestão democrática.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/24Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 143-1582237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/24/24Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Patrícia Alessandra GomesCardozo, Maria José Pires Barros2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.661894Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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