POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Vinicius Carvalho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1647
Resumo: Este artigo investiga os resultados de uma atividade de divulgação científica sobre o tema dos Buracos Negros, ocorrida em maio de 2019, junto a alunos de turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista. Essa atividade teve o objetivo de que os alunos desenvolvessem uma melhor compreensão científica acerca do conceito de Buraco Negro e de tópicos de astrofísica relacionados. Um ponto central foi refletir acerca da primeira imagem de um Buraco Negro que fora divulgada pela mídia cerca de um mês antes da sua realização, em abril de 2019. Para a elaboração da apresentação foi estudado o modo como o conceito de Buraco Negro se desenvolveu historicamente ao longo de mais de dois séculos. Após a realização da apresentação, um questionário foi respondido por n=40 alunos. A análise das distribuições estatísticas das respostas dadas tornou possível compreender as visões e concepções dos alunos sobre questões relacionadas ao teor da atividade feita. O trabalho realizado permitiu compreender as potencialidades do uso da História da Ciência em atividades de educação científica.
id UFOPA-1_57de0d5c846586645fbefdda3853ff24
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1647
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROSBuraco negroEducação científicaEnsino de físicaEste artigo investiga os resultados de uma atividade de divulgação científica sobre o tema dos Buracos Negros, ocorrida em maio de 2019, junto a alunos de turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista. Essa atividade teve o objetivo de que os alunos desenvolvessem uma melhor compreensão científica acerca do conceito de Buraco Negro e de tópicos de astrofísica relacionados. Um ponto central foi refletir acerca da primeira imagem de um Buraco Negro que fora divulgada pela mídia cerca de um mês antes da sua realização, em abril de 2019. Para a elaboração da apresentação foi estudado o modo como o conceito de Buraco Negro se desenvolveu historicamente ao longo de mais de dois séculos. Após a realização da apresentação, um questionário foi respondido por n=40 alunos. A análise das distribuições estatísticas das respostas dadas tornou possível compreender as visões e concepções dos alunos sobre questões relacionadas ao teor da atividade feita. O trabalho realizado permitiu compreender as potencialidades do uso da História da Ciência em atividades de educação científica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2022-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/164710.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647Revista Exitus; v. 12 (2022); e0220442237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1647/1211Copyright (c) 2022 Vinicius Carvalho Rosa, Ricardo Roberto Plaza Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Vinicius CarvalhoTeixeira, Ricardo Roberto Plaza2022-01-07T19:33:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1647Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:27.520663Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
title POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
spellingShingle POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
Rosa, Vinicius Carvalho
Buraco negro
Educação científica
Ensino de física
title_short POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
title_full POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
title_fullStr POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
title_sort POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DE UMA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE BURACOS NEGROS
author Rosa, Vinicius Carvalho
author_facet Rosa, Vinicius Carvalho
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Vinicius Carvalho
Teixeira, Ricardo Roberto Plaza
dc.subject.por.fl_str_mv Buraco negro
Educação científica
Ensino de física
topic Buraco negro
Educação científica
Ensino de física
description Este artigo investiga os resultados de uma atividade de divulgação científica sobre o tema dos Buracos Negros, ocorrida em maio de 2019, junto a alunos de turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em São Sebastião, no litoral norte paulista. Essa atividade teve o objetivo de que os alunos desenvolvessem uma melhor compreensão científica acerca do conceito de Buraco Negro e de tópicos de astrofísica relacionados. Um ponto central foi refletir acerca da primeira imagem de um Buraco Negro que fora divulgada pela mídia cerca de um mês antes da sua realização, em abril de 2019. Para a elaboração da apresentação foi estudado o modo como o conceito de Buraco Negro se desenvolveu historicamente ao longo de mais de dois séculos. Após a realização da apresentação, um questionário foi respondido por n=40 alunos. A análise das distribuições estatísticas das respostas dadas tornou possível compreender as visões e concepções dos alunos sobre questões relacionadas ao teor da atividade feita. O trabalho realizado permitiu compreender as potencialidades do uso da História da Ciência em atividades de educação científica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1647
10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1647
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1647/1211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Vinicius Carvalho Rosa, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Vinicius Carvalho Rosa, Ricardo Roberto Plaza Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 12 (2022); e022044
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039123619840