Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532 |
Resumo: | A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional. |
id |
UFOPA-1_680a1bc48afdda9f93b8f4334ddd4413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolarA educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/53210.24065/2237-9460.2018v8n2ID532Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 137-1622237-946010.24065/2237-9460.2018v8n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532/343Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapelo, Maria Regina Teixeira FerreiraVarela, John Miguel CostaSerrano-Díaz, Noemí2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.529441Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
title |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira |
title_short |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
title_full |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
title_sort |
Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar |
author |
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira |
author_facet |
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira Varela, John Miguel Costa Serrano-Díaz, Noemí |
author_role |
author |
author2 |
Varela, John Miguel Costa Serrano-Díaz, Noemí |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira Varela, John Miguel Costa Serrano-Díaz, Noemí |
description |
A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas; e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID532 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2018v8n2ID532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532/343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 137-162 2237-9460 10.24065/2237-9460.2018v8n2 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037389275136 |