Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Varela, John Miguel Costa, Serrano-Díaz, Noemí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532
Resumo: A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas;  e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional.
id UFOPA-1_680a1bc48afdda9f93b8f4334ddd4413
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolarA educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas;  e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/53210.24065/2237-9460.2018v8n2ID532Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 137-1622237-946010.24065/2237-9460.2018v8n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532/343Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapelo, Maria Regina Teixeira FerreiraVarela, John Miguel CostaSerrano-Díaz, Noemí2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/532Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.529441Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
title Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
spellingShingle Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
title_short Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
title_full Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
title_fullStr Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
title_sort Perceção, expressão e valorização das emoções das crianças na educação pré-escolar
author Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
author_facet Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Varela, John Miguel Costa
Serrano-Díaz, Noemí
author_role author
author2 Varela, John Miguel Costa
Serrano-Díaz, Noemí
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Varela, John Miguel Costa
Serrano-Díaz, Noemí
description A educação emocional é fundamental para a adaptação pessoal e social do indivíduo. Assim sendo, buscou-se por meio desta pesquisa adaptar a prova para avaliar a capacidade de perceber, expressar e valorizar emoções das crianças portuguesas na educação pré-escolar. Após equivalência semântica, operacional, conceptual e de itens, a prova foi respondida por 374 crianças. Os dados obtidos foram contrastados com critérios externos avaliados pelas representações das 26 educadoras de infância. Verificou-se maior número de acertos em relação à alegria e à tristeza na subescala perceção e expressão das emoções básicas com a escola privada a apresentar maior rendimento; que a perceção e valorização das emoções básicas aumenta em função da idade; que o género feminino apresenta maior performance na subescala perceção e valorização das emoções básicas;  e relações significativas positivas entre as subescalas em análise e os critérios externos - adaptação, controlo, rendimento e aceitação, e correlações significativas negativas entre as subescalas e a conflitividade. A prova, embora em fase desenvolvimental, contribui para medir a adaptação pessoal e social das crianças portuguesas na etapa pré-escolar Palavras-chave: Perceção Emocional. Valorização Emocional. Avaliação da Perceção Emocional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532
10.24065/2237-9460.2018v8n2ID532
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/532/343
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 137-162
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037389275136