Educação e fake news: construindo convergências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1216 |
Resumo: | Durante um curto espaço de tempo, as pesquisas a respeito das Redes Sociais da Internet transitaram entre um espaço de indignação e esperança, abarcando manifestações sociais em escalas globais para o materialismo da pós-verdade, chamados de Fake News. Assim, ao discorrer sobre o papel da educação no cenário das múltiplas formas e formatos de comunicação que perpassam as Redes Sociais da Internet, temos por objetivo compreender a relação entre educação e fake news a partir da constituição de rede de autores e rede de palavras-chave, identificando as possíveis convergências e perspectivas que possam ampliar a relação entre esses dois campos de estudo. Nesse sentido, para compor o cenário de reflexões, realizamos um levantamento bibliométrico das produções acadêmicas desenvolvidas no período de 2013 a 2019, disponíveis no repositório Science Direct. O exame das produções acadêmicas versou sobre o reconhecimento das fontes que contemplam o contexto da educação e das fake news, realçando as concepções e os vínculos entre ambas. A partir do software de visualização de redes, VOSviewer, apresentamos a rede de palavras-chave e a rede de autores que se sobressaem na associação entre esses campos de análise. Verificamos que as principais conexões entre educação e educação tratam sobre o desenvolvimento de habilidades para a constatação de notícias errôneas. Por sua vez, por meio da visualização da rede de palavras-chave, três palavras foram evidenciadas: educação, social media e fake news, e na rede de autores, dos 46 autores, foram criados 14 clusters. |
id |
UFOPA-1_6b90d49b55b05d4e9f2e555c81fd0ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1216 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e fake news: construindo convergênciasDurante um curto espaço de tempo, as pesquisas a respeito das Redes Sociais da Internet transitaram entre um espaço de indignação e esperança, abarcando manifestações sociais em escalas globais para o materialismo da pós-verdade, chamados de Fake News. Assim, ao discorrer sobre o papel da educação no cenário das múltiplas formas e formatos de comunicação que perpassam as Redes Sociais da Internet, temos por objetivo compreender a relação entre educação e fake news a partir da constituição de rede de autores e rede de palavras-chave, identificando as possíveis convergências e perspectivas que possam ampliar a relação entre esses dois campos de estudo. Nesse sentido, para compor o cenário de reflexões, realizamos um levantamento bibliométrico das produções acadêmicas desenvolvidas no período de 2013 a 2019, disponíveis no repositório Science Direct. O exame das produções acadêmicas versou sobre o reconhecimento das fontes que contemplam o contexto da educação e das fake news, realçando as concepções e os vínculos entre ambas. A partir do software de visualização de redes, VOSviewer, apresentamos a rede de palavras-chave e a rede de autores que se sobressaem na associação entre esses campos de análise. Verificamos que as principais conexões entre educação e educação tratam sobre o desenvolvimento de habilidades para a constatação de notícias errôneas. Por sua vez, por meio da visualização da rede de palavras-chave, três palavras foram evidenciadas: educação, social media e fake news, e na rede de autores, dos 46 autores, foram criados 14 clusters.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/121610.24065/2237-9460.2020v10n1ID1216Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200572237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1216/852Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Priscila Costa Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de 2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1216Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.451842Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e fake news: construindo convergências |
title |
Educação e fake news: construindo convergências |
spellingShingle |
Educação e fake news: construindo convergências Santos, Priscila Costa |
title_short |
Educação e fake news: construindo convergências |
title_full |
Educação e fake news: construindo convergências |
title_fullStr |
Educação e fake news: construindo convergências |
title_full_unstemmed |
Educação e fake news: construindo convergências |
title_sort |
Educação e fake news: construindo convergências |
author |
Santos, Priscila Costa |
author_facet |
Santos, Priscila Costa Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Priscila Costa Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de |
description |
Durante um curto espaço de tempo, as pesquisas a respeito das Redes Sociais da Internet transitaram entre um espaço de indignação e esperança, abarcando manifestações sociais em escalas globais para o materialismo da pós-verdade, chamados de Fake News. Assim, ao discorrer sobre o papel da educação no cenário das múltiplas formas e formatos de comunicação que perpassam as Redes Sociais da Internet, temos por objetivo compreender a relação entre educação e fake news a partir da constituição de rede de autores e rede de palavras-chave, identificando as possíveis convergências e perspectivas que possam ampliar a relação entre esses dois campos de estudo. Nesse sentido, para compor o cenário de reflexões, realizamos um levantamento bibliométrico das produções acadêmicas desenvolvidas no período de 2013 a 2019, disponíveis no repositório Science Direct. O exame das produções acadêmicas versou sobre o reconhecimento das fontes que contemplam o contexto da educação e das fake news, realçando as concepções e os vínculos entre ambas. A partir do software de visualização de redes, VOSviewer, apresentamos a rede de palavras-chave e a rede de autores que se sobressaem na associação entre esses campos de análise. Verificamos que as principais conexões entre educação e educação tratam sobre o desenvolvimento de habilidades para a constatação de notícias errôneas. Por sua vez, por meio da visualização da rede de palavras-chave, três palavras foram evidenciadas: educação, social media e fake news, e na rede de autores, dos 46 autores, foram criados 14 clusters. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1216 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1216 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1216 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1216/852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020057 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038347673600 |