Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Sônia Regina da Luz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schuler, Betina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/728
Resumo: Este artigo problematiza os discursos da avaliação escolar, em suas relações com as sociedades disciplinar e de controle. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista em educação, examinamos os programas da disciplina de Avaliação em um curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior no sul do Brasil, buscando rastrear os conceitos e bibliografias operados nesses materiais. Retiramos desses programas, os elementos de normalização que produzem padrões e formam saberes que constituem um tipo de vontade de verdade sobre o tema. Identificamos, a partir de tal exame, o discurso da avaliação classificatória e o discurso da avaliação crítica, buscando problematizar seus efeitos de poder e saber. Palavras-chave: Avaliação Escolar. Discurso. Poder. Saber.
id UFOPA-1_70bfb80d86810b433ebe2dc28a471223
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/728
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Discursos da avaliação escolar na contemporaneidadeEste artigo problematiza os discursos da avaliação escolar, em suas relações com as sociedades disciplinar e de controle. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista em educação, examinamos os programas da disciplina de Avaliação em um curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior no sul do Brasil, buscando rastrear os conceitos e bibliografias operados nesses materiais. Retiramos desses programas, os elementos de normalização que produzem padrões e formam saberes que constituem um tipo de vontade de verdade sobre o tema. Identificamos, a partir de tal exame, o discurso da avaliação classificatória e o discurso da avaliação crítica, buscando problematizar seus efeitos de poder e saber. Palavras-chave: Avaliação Escolar. Discurso. Poder. Saber.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/72810.24065/2237-9460.2019v9n1ID728Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 397-4252237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/728/428Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Sônia Regina da LuzSchuler, Betina2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/728Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.427343Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
title Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
spellingShingle Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
Matos, Sônia Regina da Luz
title_short Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
title_full Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
title_fullStr Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
title_full_unstemmed Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
title_sort Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade
author Matos, Sônia Regina da Luz
author_facet Matos, Sônia Regina da Luz
Schuler, Betina
author_role author
author2 Schuler, Betina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Sônia Regina da Luz
Schuler, Betina
description Este artigo problematiza os discursos da avaliação escolar, em suas relações com as sociedades disciplinar e de controle. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista em educação, examinamos os programas da disciplina de Avaliação em um curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior no sul do Brasil, buscando rastrear os conceitos e bibliografias operados nesses materiais. Retiramos desses programas, os elementos de normalização que produzem padrões e formam saberes que constituem um tipo de vontade de verdade sobre o tema. Identificamos, a partir de tal exame, o discurso da avaliação classificatória e o discurso da avaliação crítica, buscando problematizar seus efeitos de poder e saber. Palavras-chave: Avaliação Escolar. Discurso. Poder. Saber.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/728
10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/728
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n1ID728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/728/428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 1 (2019); 397-425
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037461626880