A cooperação multiprofissional no planejamento pedagógico da educação em tempo integral: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Heike
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Aila Santana de Amorim, Almeida, Themyres Gabriele Santos, Kamski, Ilse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/922
Resumo: A extensão da jornada escolar, que visa ampliar oportunidades educativas e que prevê para tal fim a inserção de atores extraclasse, implica desafios no planejamento pedagógico escolar, particularmente quando se exige a articulação entre o currículo escolar e a oferta extraclasse. O planejamento se reflete na proposta pedagógica a ser, conforme legislação, elaborada com participação dos professores. Parece plausível envolver nas escolas em tempo integral também os demais atores envolvidos nos processos escolares de ensino. Por meio de um estudo de caso descritivo em quatro escolas municipais de Lagarto/Sergipe, buscou-se compreender se e como cooperam os atores extraclasse com os atores escolares. As respostas das coordenadoras pedagógicas, professores e monitores revelaram dificuldades para uma cooperação multiprofissional principalmente entre professores e monitores, mas foi confirmada uma cooperação no planejamento e na operacionalização das atividades entre monitores e coordenadoras da oferta extraclasse e entre estas e a coordenação escolar. Em diversos aspectos, os resultados desse estudo descritivo são semelhantes às revelações de um estudo alemão, de natureza quantitativa, a que se recorreu aqui para a discussão. Palavras-chave: Cooperação Multiprofissional. Gestão educacional. Planejamento pedagógico.
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