A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Élida Luciane Vieira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/134
Resumo: Este artigo procura justificar o estudo da literatura oral nas vertentes dos contos populares através da tradição e cultura do povo amazônico. Os dados referem-se a uma pesquisa de campo em bairros, comunidades rurais e região de rios pertencentes aos municípios. A análise da pesquisa foi embasada na ideia de registrar os contos populares amazônicos decorrentes da memória coletiva, indistinta e contínua, preservada geração após geração. Esses contos, componentes da memória coletiva, começaram a ser perpetuados com a narração oral dos índios e permanecem vivos no imaginário popular. Sendo assim, pode-se notar que a expressão tradição oral abrange várias concepções como a do estudo da literatura oral e das relações entre origem oral e sua entrada na literatura artística. O objetivo deste estudo é refletir e aprofundar as fronteiras e embates teóricos que são enfrentados diante da necessidade de registrar os contos de literatura oral da Amazônia, de modo a criar um acervo de histórias. Por meio do conto narrado foi possível trabalhar os conteúdos de linguagem oral e linguagem escrita, desde a sintaxe até a intertextualidade, com atividades de roda de conversa, contação de histórias e oficina de literatura, a fim de permitir viajar por um mundo totalmente desconhecido, atingindo não apenas o plano prático, mas também o nível do pensamento e, sobretudo, a dimensão do mítico-simbólico e o mistério sagrado.Palavras-Chave: Literatura oral. Tradição oral. Amazônia.
id UFOPA-1_7acdbec9843580e3055f7afd9d0b44f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na AmazôniaEste artigo procura justificar o estudo da literatura oral nas vertentes dos contos populares através da tradição e cultura do povo amazônico. Os dados referem-se a uma pesquisa de campo em bairros, comunidades rurais e região de rios pertencentes aos municípios. A análise da pesquisa foi embasada na ideia de registrar os contos populares amazônicos decorrentes da memória coletiva, indistinta e contínua, preservada geração após geração. Esses contos, componentes da memória coletiva, começaram a ser perpetuados com a narração oral dos índios e permanecem vivos no imaginário popular. Sendo assim, pode-se notar que a expressão tradição oral abrange várias concepções como a do estudo da literatura oral e das relações entre origem oral e sua entrada na literatura artística. O objetivo deste estudo é refletir e aprofundar as fronteiras e embates teóricos que são enfrentados diante da necessidade de registrar os contos de literatura oral da Amazônia, de modo a criar um acervo de histórias. Por meio do conto narrado foi possível trabalhar os conteúdos de linguagem oral e linguagem escrita, desde a sintaxe até a intertextualidade, com atividades de roda de conversa, contação de histórias e oficina de literatura, a fim de permitir viajar por um mundo totalmente desconhecido, atingindo não apenas o plano prático, mas também o nível do pensamento e, sobretudo, a dimensão do mítico-simbólico e o mistério sagrado.Palavras-Chave: Literatura oral. Tradição oral. Amazônia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/134Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 169-1792237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/134/134Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Élida Luciane Vieira de2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.180979Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
title A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
spellingShingle A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
Andrade, Élida Luciane Vieira de
title_short A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
title_full A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
title_fullStr A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
title_full_unstemmed A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
title_sort A literatura oral nas vertentes dos estudos dos contos populares na Amazônia
author Andrade, Élida Luciane Vieira de
author_facet Andrade, Élida Luciane Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Élida Luciane Vieira de
description Este artigo procura justificar o estudo da literatura oral nas vertentes dos contos populares através da tradição e cultura do povo amazônico. Os dados referem-se a uma pesquisa de campo em bairros, comunidades rurais e região de rios pertencentes aos municípios. A análise da pesquisa foi embasada na ideia de registrar os contos populares amazônicos decorrentes da memória coletiva, indistinta e contínua, preservada geração após geração. Esses contos, componentes da memória coletiva, começaram a ser perpetuados com a narração oral dos índios e permanecem vivos no imaginário popular. Sendo assim, pode-se notar que a expressão tradição oral abrange várias concepções como a do estudo da literatura oral e das relações entre origem oral e sua entrada na literatura artística. O objetivo deste estudo é refletir e aprofundar as fronteiras e embates teóricos que são enfrentados diante da necessidade de registrar os contos de literatura oral da Amazônia, de modo a criar um acervo de histórias. Por meio do conto narrado foi possível trabalhar os conteúdos de linguagem oral e linguagem escrita, desde a sintaxe até a intertextualidade, com atividades de roda de conversa, contação de histórias e oficina de literatura, a fim de permitir viajar por um mundo totalmente desconhecido, atingindo não apenas o plano prático, mas também o nível do pensamento e, sobretudo, a dimensão do mítico-simbólico e o mistério sagrado.Palavras-Chave: Literatura oral. Tradição oral. Amazônia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/134
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/134/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 169-179
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036815704064