As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. |
id |
UFOPA-1_80d34b7737698b6310718bf2e44b638a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1155 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/115510.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155/646Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Daner SilvaGaliazzi, Maria do CarmoLima, Cleiva Aguiar de2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1155Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.173764Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
title |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
spellingShingle |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) Martins, Daner Silva |
title_short |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
title_full |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
title_fullStr |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
title_full_unstemmed |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
title_sort |
As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) |
author |
Martins, Daner Silva |
author_facet |
Martins, Daner Silva Galiazzi, Maria do Carmo Lima, Cleiva Aguiar de |
author_role |
author |
author2 |
Galiazzi, Maria do Carmo Lima, Cleiva Aguiar de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Daner Silva Galiazzi, Maria do Carmo Lima, Cleiva Aguiar de |
description |
Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155/646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020005 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038338236416 |