As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daner Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galiazzi, Maria do Carmo, Lima, Cleiva Aguiar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
id UFOPA-1_80d34b7737698b6310718bf2e44b638a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1155
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/115510.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155/646Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Daner SilvaGaliazzi, Maria do CarmoLima, Cleiva Aguiar de2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1155Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.173764Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
title As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
spellingShingle As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
Martins, Daner Silva
title_short As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
title_full As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
title_fullStr As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
title_full_unstemmed As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
title_sort As experiências com o ensino e a aprendizagem de matemática dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP)
author Martins, Daner Silva
author_facet Martins, Daner Silva
Galiazzi, Maria do Carmo
Lima, Cleiva Aguiar de
author_role author
author2 Galiazzi, Maria do Carmo
Lima, Cleiva Aguiar de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daner Silva
Galiazzi, Maria do Carmo
Lima, Cleiva Aguiar de
description Este trabalho apresenta uma análise acerca das experiências escolares dos medalhistas cegos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A presente investigação visa compreender os processos relativos ao ensino e à aprendizagem da disciplina durante a trajetória escolar destes estudantes, a fim de contribuir com outros alunos cegos e com a formação de professores. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas com os medalhistas, no intuito de escutar suas histórias acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciados durante a Educação Básica. Para analisar os elementos emergentes das referidas falas, foi adotada a Análise Textual Discursiva. As barreiras impostas pela sociedade, o reconhecimento do outro e as especificidades da cegueira a partir do (re)conhecimento de si emergiram como elementos que compõem as categorias implicadas nestas experiências. A abordagem destes temas tem o potencial de contribuir com docentes em formação para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática para Cegos. Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Inclusiva. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1155/646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020005
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038338236416