Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399 |
Resumo: | O ensino sobre o Ser Humano tem sido, historicamente, reduzido ao ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Neste artigo apresentamos uma investigação que buscou compreender de que forma as práticas docentes sobre Ser Humano se relacionam com as visões de professores de Ciências e Biologia sobre o Ser Humano, com o intuito de contribuir para a superação do enfoque fragmentado e mecanicista já tradicional. Além disso, procurou-se identificar quais os possíveis fatores podem interferir nas práticas docentes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa três professores egressos de um mesmo curso de licenciatura e atuantes em uma rede municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. As práticas docentes relatadas ressaltam a inclusão do cotidiano dos alunos, o uso de suas concepções prévias e a ampliação do diálogo em sala de aula em sintonia com a visão predominante de Ser Humano focada em aspectos biológicos, ainda que a visão cultural (que contemplam as dimensões histórica e social) e a visão filosófica fizessem parte do conjunto de concepções apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto aos fatores que interferem nas práticas docentes aparecem o currículo, as avaliações e o comportamento dos alunos. Sinalizamos a necessidade do desdobramento do tema em novas investigações empíricas que contemplem outros cenários e perfis diversos de sujeitos. Palavras-chave: Ser Humano. Corpo Humano. Ensino de Ciências e Biologia. |
id |
UFOPA-1_827e1230208a1b84c552d8bf7158253f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/399 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e BiologiaO ensino sobre o Ser Humano tem sido, historicamente, reduzido ao ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Neste artigo apresentamos uma investigação que buscou compreender de que forma as práticas docentes sobre Ser Humano se relacionam com as visões de professores de Ciências e Biologia sobre o Ser Humano, com o intuito de contribuir para a superação do enfoque fragmentado e mecanicista já tradicional. Além disso, procurou-se identificar quais os possíveis fatores podem interferir nas práticas docentes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa três professores egressos de um mesmo curso de licenciatura e atuantes em uma rede municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. As práticas docentes relatadas ressaltam a inclusão do cotidiano dos alunos, o uso de suas concepções prévias e a ampliação do diálogo em sala de aula em sintonia com a visão predominante de Ser Humano focada em aspectos biológicos, ainda que a visão cultural (que contemplam as dimensões histórica e social) e a visão filosófica fizessem parte do conjunto de concepções apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto aos fatores que interferem nas práticas docentes aparecem o currículo, as avaliações e o comportamento dos alunos. Sinalizamos a necessidade do desdobramento do tema em novas investigações empíricas que contemplem outros cenários e perfis diversos de sujeitos. Palavras-chave: Ser Humano. Corpo Humano. Ensino de Ciências e Biologia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/39910.24065/2237-9460.2018v8n1ID399Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 305-3312237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399/310Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Karen Christina de Almeida BatistaFonseca, Lana Claudia de SouzaGalieta, Tatiana2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/399Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.985221Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
title |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia Ramos, Karen Christina de Almeida Batista |
title_short |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
title_full |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
title_sort |
Visões sobre o ser humano e as práticas docentes no ensino de Ciências e Biologia |
author |
Ramos, Karen Christina de Almeida Batista |
author_facet |
Ramos, Karen Christina de Almeida Batista Fonseca, Lana Claudia de Souza Galieta, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Lana Claudia de Souza Galieta, Tatiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Karen Christina de Almeida Batista Fonseca, Lana Claudia de Souza Galieta, Tatiana |
description |
O ensino sobre o Ser Humano tem sido, historicamente, reduzido ao ensino do corpo humano nas disciplinas escolares Ciências e Biologia. Neste artigo apresentamos uma investigação que buscou compreender de que forma as práticas docentes sobre Ser Humano se relacionam com as visões de professores de Ciências e Biologia sobre o Ser Humano, com o intuito de contribuir para a superação do enfoque fragmentado e mecanicista já tradicional. Além disso, procurou-se identificar quais os possíveis fatores podem interferir nas práticas docentes. Foram selecionados como sujeitos da pesquisa três professores egressos de um mesmo curso de licenciatura e atuantes em uma rede municipal de educação. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. As práticas docentes relatadas ressaltam a inclusão do cotidiano dos alunos, o uso de suas concepções prévias e a ampliação do diálogo em sala de aula em sintonia com a visão predominante de Ser Humano focada em aspectos biológicos, ainda que a visão cultural (que contemplam as dimensões histórica e social) e a visão filosófica fizessem parte do conjunto de concepções apresentadas pelos sujeitos da pesquisa. Quanto aos fatores que interferem nas práticas docentes aparecem o currículo, as avaliações e o comportamento dos alunos. Sinalizamos a necessidade do desdobramento do tema em novas investigações empíricas que contemplem outros cenários e perfis diversos de sujeitos. Palavras-chave: Ser Humano. Corpo Humano. Ensino de Ciências e Biologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID399 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/399/310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 305-331 2237-9460 10.24065/2237-9460.2018v8n1 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037371449344 |