Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207
Resumo: O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores.
id UFOPA-1_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) FormaçãoO Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 71-802237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207/194Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Terezinha Valim Oliver2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.024859Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
title Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
spellingShingle Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
title_short Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
title_full Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
title_fullStr Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
title_full_unstemmed Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
title_sort Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
author Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_facet Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
description O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207/194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 71-80
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036902735872