Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207 |
Resumo: | O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores. |
id |
UFOPA-1_83759276c1f0813a85f135cc90e1e93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) FormaçãoO Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 71-802237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207/194Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Terezinha Valim Oliver2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/207Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.024859Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
title |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
spellingShingle |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
title_short |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
title_full |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
title_fullStr |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
title_full_unstemmed |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
title_sort |
Estudos Memorialisticos e Narrativos 10 anos de pesquisas sobre a formação de professores de Ciências no Grupo de Estudos e Pesquisas (Trans) Formação |
author |
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
author_facet |
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
description |
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores – (TRANS)FORMAÇÃO – situa-se no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA, registrado no CNPq desde 2001. Investigam-se, por meio da abordagem narrativa e (auto)biográfica, inovações e processos de formação de professores, saberes construídos durante a prática docente, ideários acerca do ensino e da aprendizagem de Ciências, práticas e experiências de formação e desenvolvimento profissional de professores em processos de formação inicial e continuada, em processos de formação reflexiva e pesquisas sobre a prática docente na área de Educação em Ciências. Neste trabalho, apresentam-se pesquisas realizadas por integrantes do (TRANS)FORMAÇÃO, organizando-as em três categorias, a partir de um recorte que tornasse possível a apresentação pretendida neste espaço, a saber: a) Visão de professores sobre processos vividos de reforma e inovação curricular de formação de professores em espaços acadêmicos. Nesta categoria reúnem-se pesquisas sobre processos de reforma curricular nos vários níveis de ensino, por meio das quais se investigou a visão de professores participantes, quer como agentes organizadores/propositores das reformas consideradas, quer como sujeitos protagonistas de sua implantação e implementação; b) Idéias de professores sobre si: i) em termos do processo de formação identitária profissional; ii) no início de sua carreira docente; iii) e seu papel como professor(a) em contextos singulares; iv) em uma prática docente diferenciada. Nesta categoria, estão referidas as pesquisas relativas a visões de professores sobre o início de sua trajetória docente, sobre o processo de formação de identidade com a profissão docente, sobre o papel que professores atribuem a si quando trabalham em situações singulares, em comunidades que ocupam espaços diferenciados, tais como ilhas não-urbanizadas e territórios em conflito social ou em estado de soerguimento em período pós-guerra; c) Pesquisa sobre a própria prática docente e sobre experiências formadoras em ambientes diferenciados de formação e docência, como lócus de aprendizagem e reinvenção de si. Nesta categoria incluem-se i) pesquisas sobre a própria prática docente do pesquisador; ii) Pesquisas autobiográficas de formação em espaços diferenciados de formação; iii)Memoriais de formação, na formação inicial e continuada de professores. São analisadas, ao todo, dez pesquisas realizadas nos últimos dez anos no interior do Grupo, nas perspectivas consideradas acima, evidenciando certa consolidação e maturidade do grupo em termos da pesquisa narrativa (auto)biográfica, como possibilidade de construção de conhecimentos sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional de professores e sobre a Educação em Ciências em geral.Palavras-chave: Formação de professores de Ciências e Biologia. Pesquisa narrativa.Desenvolvimento profissional de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/207/194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 71-80 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036902735872 |