Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José de Aquino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Larissa Pinca Sarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860
Resumo: A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências. Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral.
id UFOPA-1_8bb2e3c4aed2704a2de8bcccf8e7d780
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/860
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
spelling Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemáticaA formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências. Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/86010.24065/2237-9460.2019v9n2ID860Revista Exitus; v. 9 n. 2 (2019); 213-2372237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860/441Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José de AquinoGomes, Larissa Pinca Sarro2019-09-19T17:16:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/860Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:16.179381Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
title Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
spellingShingle Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
Santos, José de Aquino
Santos, José de Aquino
title_short Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
title_full Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
title_fullStr Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
title_sort Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
author Santos, José de Aquino
author_facet Santos, José de Aquino
Santos, José de Aquino
Gomes, Larissa Pinca Sarro
Gomes, Larissa Pinca Sarro
author_role author
author2 Gomes, Larissa Pinca Sarro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José de Aquino
Gomes, Larissa Pinca Sarro
description A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências. Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860
10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860/441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 2 (2019); 213-237
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1822183025727766528
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860