Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
DOI: | 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860 |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860 |
Resumo: | A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências. Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral. |
id |
UFOPA-1_8bb2e3c4aed2704a2de8bcccf8e7d780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/860 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
spelling |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemáticaA formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências. Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/86010.24065/2237-9460.2019v9n2ID860Revista Exitus; v. 9 n. 2 (2019); 213-2372237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860/441Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José de AquinoGomes, Larissa Pinca Sarro2019-09-19T17:16:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/860Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:16.179381Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
title |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
spellingShingle |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática Santos, José de Aquino Santos, José de Aquino |
title_short |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
title_full |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
title_fullStr |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
title_full_unstemmed |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
title_sort |
Uma história do PIBID contada por estudantes do curso de licenciatura em matemática |
author |
Santos, José de Aquino |
author_facet |
Santos, José de Aquino Santos, José de Aquino Gomes, Larissa Pinca Sarro Gomes, Larissa Pinca Sarro |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Larissa Pinca Sarro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José de Aquino Gomes, Larissa Pinca Sarro |
description |
A formação de professores é uma temática circunscrita em contextos permeados por muitas discussões. Neste artigo, considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como um espaço significativo para a formação de professores, apresentamos algumas atividades evidenciadas pelos estudantes de iniciação à docência, do curso de Licenciatura em Matemática, que podem trazer contribuições para sua formação. Participaram desta pesquisa, cinco estudantes bolsistas de iniciação à docência de um subprojeto do PIBID, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior, localizada no extremo sul da Bahia, no período de 2011 a 2014. Utilizamos a metodologia da História Oral para a produção de fontes escritas, privilegiando os relatos orais dos estudantes. Também consideramos documentos escritos que nos ajudaram a compreender como aconteceu a articulação entre a instituição de ensino superior e as escolas. Foi possível perceber que as ações realizadas no âmbito desse programa proporcionaram aos estudantes a mobilização e produção de saberes docentes, a partir do estudo de diferentes metodologias para o planejamento de materiais didáticos, dos momentos de reflexão a respeito da trajetória educacional dos estudantes, do trabalho realizado em sala de aula com os alunos da Educação Básica e da divulgação de suas experiências. Palavras-chave: Formação de professores. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. História Oral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860 10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/860/441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 2 (2019); 213-237 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1822183025727766528 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n2ID860 |