O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1280 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo, analisar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores centrada na escola, em um Colégio da rede privada de ensino, localizado em uma cidade do interior do Vale do Itajaí (SC). Foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 13 professores que atuavam no Ensino Fundamental I. Aplicou-se inicialmente um questionário com o objetivo de conhecer os interesses dos professores acerca de temas pedagógicos, para posteriormente ser realizado um momento de formação com eles. Para dialogar com a temática proposta no âmbito da formação continuada de professores, utilizou-se das contribuições de Garcia (1992), Imbernón (2010, 2011), André (1999, 2015), Vaillant e Marcelo (2015), Gatti (2013), Gatti et al. (2019) e Nóvoa (2009). Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino. No entanto, no dia da formação, mesmo os professores relatando que estariam presentes, muitos não compareceram. Tal acontecimento nos faz refletir que não basta apenas o coordenador pedagógico do Colégio propiciar momentos de formação para seu grupo de professores, mas é necessário que haja uma parceria colaborativa dentro das instituições de ensino e uma consciência de autoformação dos professores. |
id |
UFOPA-1_8e088a327e9de6d3b12bb36297fde498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1280 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escolaCoordenação pedagógicaFormação continuada de professoresFormação centrada na escolaEsta pesquisa teve por objetivo, analisar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores centrada na escola, em um Colégio da rede privada de ensino, localizado em uma cidade do interior do Vale do Itajaí (SC). Foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 13 professores que atuavam no Ensino Fundamental I. Aplicou-se inicialmente um questionário com o objetivo de conhecer os interesses dos professores acerca de temas pedagógicos, para posteriormente ser realizado um momento de formação com eles. Para dialogar com a temática proposta no âmbito da formação continuada de professores, utilizou-se das contribuições de Garcia (1992), Imbernón (2010, 2011), André (1999, 2015), Vaillant e Marcelo (2015), Gatti (2013), Gatti et al. (2019) e Nóvoa (2009). Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino. No entanto, no dia da formação, mesmo os professores relatando que estariam presentes, muitos não compareceram. Tal acontecimento nos faz refletir que não basta apenas o coordenador pedagógico do Colégio propiciar momentos de formação para seu grupo de professores, mas é necessário que haja uma parceria colaborativa dentro das instituições de ensino e uma consciência de autoformação dos professores.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/128010.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280Revista Exitus; v. 10 (2020); e0201122237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1280/952Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBruns, Juliana Pedroso Buemo, Eliani Aparecida BusnardoRausch, Rita Buzzi 2020-08-07T00:28:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1280Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.872226Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
title |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
spellingShingle |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola Bruns, Juliana Pedroso Coordenação pedagógica Formação continuada de professores Formação centrada na escola |
title_short |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
title_full |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
title_fullStr |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
title_full_unstemmed |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
title_sort |
O papel pedagógico do coordenador e a formação continuada de professores centrada na escola |
author |
Bruns, Juliana Pedroso |
author_facet |
Bruns, Juliana Pedroso Buemo, Eliani Aparecida Busnardo Rausch, Rita Buzzi |
author_role |
author |
author2 |
Buemo, Eliani Aparecida Busnardo Rausch, Rita Buzzi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruns, Juliana Pedroso Buemo, Eliani Aparecida Busnardo Rausch, Rita Buzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica Formação continuada de professores Formação centrada na escola |
topic |
Coordenação pedagógica Formação continuada de professores Formação centrada na escola |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo, analisar o papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores centrada na escola, em um Colégio da rede privada de ensino, localizado em uma cidade do interior do Vale do Itajaí (SC). Foi realizada durante o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar do curso de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e de campo. Participaram da pesquisa 13 professores que atuavam no Ensino Fundamental I. Aplicou-se inicialmente um questionário com o objetivo de conhecer os interesses dos professores acerca de temas pedagógicos, para posteriormente ser realizado um momento de formação com eles. Para dialogar com a temática proposta no âmbito da formação continuada de professores, utilizou-se das contribuições de Garcia (1992), Imbernón (2010, 2011), André (1999, 2015), Vaillant e Marcelo (2015), Gatti (2013), Gatti et al. (2019) e Nóvoa (2009). Os resultados evidenciaram que a formação continuada é imprescindível para a qualidade do ensino. No entanto, no dia da formação, mesmo os professores relatando que estariam presentes, muitos não compareceram. Tal acontecimento nos faz refletir que não basta apenas o coordenador pedagógico do Colégio propiciar momentos de formação para seu grupo de professores, mas é necessário que haja uma parceria colaborativa dentro das instituições de ensino e uma consciência de autoformação dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1280 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1280 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1280/952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020112 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038401150976 |