A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fernando José Monteiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98
Resumo: A preparação inicial para uma exibição instrumental é assunto não muito desenvolvido e, provalmente, não praticado, quando se entende que tal disposição pode interferir na qualidade de execução, não somente técnica, mas, fundamentalmente, emocional. O tempo inicial e tempo final da execução de uma obra devem merecer um cuidado especial por parte do músico, porque não se deve contrariar aquilo que se supõe ser a origem do universo, num princípio e fim numa singularidade. Como pianista, a prática e a observação levaram-me a considerar os primeiros segundos, como momentos essenciais para uma boa performance. Raramente, um músico se posiciona no momento em que se senta no banco, ou se prepara para iniciar a sua apresentação. A investigação deve tomar conta daquele instante e daquela circunstância particular. Palavras-Chave: Emoção. Tempo. Silêncio. Inteligência corporal.
id UFOPA-1_9a0f8b7ce8145f37b7a9ae9e394c9202
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianosA preparação inicial para uma exibição instrumental é assunto não muito desenvolvido e, provalmente, não praticado, quando se entende que tal disposição pode interferir na qualidade de execução, não somente técnica, mas, fundamentalmente, emocional. O tempo inicial e tempo final da execução de uma obra devem merecer um cuidado especial por parte do músico, porque não se deve contrariar aquilo que se supõe ser a origem do universo, num princípio e fim numa singularidade. Como pianista, a prática e a observação levaram-me a considerar os primeiros segundos, como momentos essenciais para uma boa performance. Raramente, um músico se posiciona no momento em que se senta no banco, ou se prepara para iniciar a sua apresentação. A investigação deve tomar conta daquele instante e daquela circunstância particular. Palavras-Chave: Emoção. Tempo. Silêncio. Inteligência corporal.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98Revista Exitus; v. 5 n. 1 (2015); 141-1532237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98/98Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernando José Monteiro da2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.258258Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
title A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
spellingShingle A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
Costa, Fernando José Monteiro da
title_short A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
title_full A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
title_fullStr A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
title_full_unstemmed A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
title_sort A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
author Costa, Fernando José Monteiro da
author_facet Costa, Fernando José Monteiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fernando José Monteiro da
description A preparação inicial para uma exibição instrumental é assunto não muito desenvolvido e, provalmente, não praticado, quando se entende que tal disposição pode interferir na qualidade de execução, não somente técnica, mas, fundamentalmente, emocional. O tempo inicial e tempo final da execução de uma obra devem merecer um cuidado especial por parte do músico, porque não se deve contrariar aquilo que se supõe ser a origem do universo, num princípio e fim numa singularidade. Como pianista, a prática e a observação levaram-me a considerar os primeiros segundos, como momentos essenciais para uma boa performance. Raramente, um músico se posiciona no momento em que se senta no banco, ou se prepara para iniciar a sua apresentação. A investigação deve tomar conta daquele instante e daquela circunstância particular. Palavras-Chave: Emoção. Tempo. Silêncio. Inteligência corporal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98/98
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 5 n. 1 (2015); 141-153
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036352233472