A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98 |
Resumo: | A preparação inicial para uma exibição instrumental é assunto não muito desenvolvido e, provalmente, não praticado, quando se entende que tal disposição pode interferir na qualidade de execução, não somente técnica, mas, fundamentalmente, emocional. O tempo inicial e tempo final da execução de uma obra devem merecer um cuidado especial por parte do músico, porque não se deve contrariar aquilo que se supõe ser a origem do universo, num princípio e fim numa singularidade. Como pianista, a prática e a observação levaram-me a considerar os primeiros segundos, como momentos essenciais para uma boa performance. Raramente, um músico se posiciona no momento em que se senta no banco, ou se prepara para iniciar a sua apresentação. A investigação deve tomar conta daquele instante e daquela circunstância particular. Palavras-Chave: Emoção. Tempo. Silêncio. Inteligência corporal. |
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A poética do silêncio ou o pastor que apascenta pianosA preparação inicial para uma exibição instrumental é assunto não muito desenvolvido e, provalmente, não praticado, quando se entende que tal disposição pode interferir na qualidade de execução, não somente técnica, mas, fundamentalmente, emocional. O tempo inicial e tempo final da execução de uma obra devem merecer um cuidado especial por parte do músico, porque não se deve contrariar aquilo que se supõe ser a origem do universo, num princípio e fim numa singularidade. Como pianista, a prática e a observação levaram-me a considerar os primeiros segundos, como momentos essenciais para uma boa performance. Raramente, um músico se posiciona no momento em que se senta no banco, ou se prepara para iniciar a sua apresentação. A investigação deve tomar conta daquele instante e daquela circunstância particular. Palavras-Chave: Emoção. Tempo. Silêncio. Inteligência corporal.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98Revista Exitus; v. 5 n. 1 (2015); 141-1532237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/98/98Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernando José Monteiro da2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/98Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.258258Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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