Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83 |
Resumo: | O presente artigo retoma o conceito de consciência fonológica/habilidades metafonológicas e a relevância de suas contribuições para a aprendizagem da linguagem escrita. Oferece aos educadores da Escola Básica algumas reflexões e recomendações para o trabalho docente, no âmbito da prevenção/recuperação do enfrentamento de dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Dificuldades identificadas em sala de aula relativas às habilidades linguísticas são compreendidas na perspectiva do letramento. A gestão escolar é convocada à assunção de compromisso político educacional democrático e participativo, no sentido de conformar espaços de diálogos e de formação em serviço, no interior da escola, sobre a temática alfabetização/letramento e habilidades metafonológicas. Palavras-chave: Consciência fonológica. Linguagem escrita. Gestão escolar. Trabalho docente. |
id |
UFOPA-1_a62208df7e38a99e07a1c2f9b3806b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docenteO presente artigo retoma o conceito de consciência fonológica/habilidades metafonológicas e a relevância de suas contribuições para a aprendizagem da linguagem escrita. Oferece aos educadores da Escola Básica algumas reflexões e recomendações para o trabalho docente, no âmbito da prevenção/recuperação do enfrentamento de dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Dificuldades identificadas em sala de aula relativas às habilidades linguísticas são compreendidas na perspectiva do letramento. A gestão escolar é convocada à assunção de compromisso político educacional democrático e participativo, no sentido de conformar espaços de diálogos e de formação em serviço, no interior da escola, sobre a temática alfabetização/letramento e habilidades metafonológicas. Palavras-chave: Consciência fonológica. Linguagem escrita. Gestão escolar. Trabalho docente.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 201-2162237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83/83Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Neusa Lopes BispoPacheco, Lílian Miranda Bastos2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:06.692242Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
title |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
spellingShingle |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente Diniz, Neusa Lopes Bispo |
title_short |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
title_full |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
title_fullStr |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
title_sort |
Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente |
author |
Diniz, Neusa Lopes Bispo |
author_facet |
Diniz, Neusa Lopes Bispo Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Neusa Lopes Bispo Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
description |
O presente artigo retoma o conceito de consciência fonológica/habilidades metafonológicas e a relevância de suas contribuições para a aprendizagem da linguagem escrita. Oferece aos educadores da Escola Básica algumas reflexões e recomendações para o trabalho docente, no âmbito da prevenção/recuperação do enfrentamento de dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Dificuldades identificadas em sala de aula relativas às habilidades linguísticas são compreendidas na perspectiva do letramento. A gestão escolar é convocada à assunção de compromisso político educacional democrático e participativo, no sentido de conformar espaços de diálogos e de formação em serviço, no interior da escola, sobre a temática alfabetização/letramento e habilidades metafonológicas. Palavras-chave: Consciência fonológica. Linguagem escrita. Gestão escolar. Trabalho docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83/83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 201-216 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036334407680 |