Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camillo, Eliane Juraski
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Raymundo, Gislene Miotto Catolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa.
id UFOPA-1_ad62ee3e2cb433dc3975215d045abf5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/92510.24065/2237-9460.2019v9n3ID925Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 476-5052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925/483Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamillo, Eliane JuraskiRaymundo, Gislene Miotto Catolino2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.060883Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
title Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
spellingShingle Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
Camillo, Eliane Juraski
title_short Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
title_full Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
title_fullStr Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
title_full_unstemmed Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
title_sort Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
author Camillo, Eliane Juraski
author_facet Camillo, Eliane Juraski
Raymundo, Gislene Miotto Catolino
author_role author
author2 Raymundo, Gislene Miotto Catolino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camillo, Eliane Juraski
Raymundo, Gislene Miotto Catolino
description O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925/483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 476-505
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037854842880