Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa. |
id |
UFOPA-1_ad62ee3e2cb433dc3975215d045abf5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento?O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/92510.24065/2237-9460.2019v9n3ID925Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 476-5052237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925/483Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamillo, Eliane JuraskiRaymundo, Gislene Miotto Catolino2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/925Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.060883Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
title |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
spellingShingle |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? Camillo, Eliane Juraski |
title_short |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
title_full |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
title_fullStr |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
title_sort |
Avaliação formativa na EAD: uma forma eficaz para (re) construção do conhecimento? |
author |
Camillo, Eliane Juraski |
author_facet |
Camillo, Eliane Juraski Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
author_role |
author |
author2 |
Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camillo, Eliane Juraski Raymundo, Gislene Miotto Catolino |
description |
O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Referência em Formação e EaD – Cerfead, diretoria vinculada à Pró-Reitoria de ensino – PROEN – que atua na implementação da política de formação do Instituto Federal Santa Catarina – IFSC. Por intermédio de abordagem qualitativa, tendo o questionário online como método de produção de dados, buscou-se averiguar, junto aos/às egressos/as do curso de Formação Continuada em EaD no IFSC – turmas 2015/2 e 2016/1, suas visões e percepções acerca da avaliação formativa, perquirindo em que medida a mesma constituiu-se de uma forma eficaz de intervenção para (re)construção do conhecimento. Os principais referenciais teóricos com os quais dialogou-se, neste trabalho, foram: Vasconcellos (1998), Polak (2009), Perrenoud (1999), Otsuka (2002), Luckesi (2000), Hoffmann (2005) e Freire (2009). Os resultados apontam que a avaliação formativa auxilia, em grande medida, no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a (re) construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino. Educação a distância. Avaliação formativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/925/483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 476-505 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037854842880 |