Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo-Queiroz, Marcelo Bruno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Rodrigo da Luz, Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/648
Resumo: Apresentamos dados teóricos sobre a produção de dissertações e teses que incorporaram a Educação CTS como temática de pesquisa no Ensino de Ciências no Nordeste brasileiro. Esse recorte, composto por 35 pesquisas defendidas entre 2007 e 2017, considera cinco categorias: produção por estado, produção por programa de pós-graduação, perspectiva curricular abordada, contexto da pesquisa e área de conhecimento. A partir da análise dos resumos dos trabalhos discutimos as perspectivas e tendências dessa produção que se mostra em processo de expansão e possivelmente poderá se consolidar na região. Além disso, trazemos informações que podem contribuir para um processo de implementação dessa perspectiva de educação no ensino, no currículo e na formação de professores de Ciências. Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Mestrado/Doutorado.
id UFOPA-1_c248bf5681ab66c80ab38da987796ee4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/648
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiroApresentamos dados teóricos sobre a produção de dissertações e teses que incorporaram a Educação CTS como temática de pesquisa no Ensino de Ciências no Nordeste brasileiro. Esse recorte, composto por 35 pesquisas defendidas entre 2007 e 2017, considera cinco categorias: produção por estado, produção por programa de pós-graduação, perspectiva curricular abordada, contexto da pesquisa e área de conhecimento. A partir da análise dos resumos dos trabalhos discutimos as perspectivas e tendências dessa produção que se mostra em processo de expansão e possivelmente poderá se consolidar na região. Além disso, trazemos informações que podem contribuir para um processo de implementação dessa perspectiva de educação no ensino, no currículo e na formação de professores de Ciências. Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Mestrado/Doutorado.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/64810.24065/2237-9460.2018v8n3ID648Revista Exitus; v. 8 n. 3 (2018); 310-3392237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/648/403Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo-Queiroz, Marcelo BrunoSilva, Rodrigo da LuzPrudêncio, Christiana Andréa Vianna2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/648Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:14.515976Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
title Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
spellingShingle Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
Araújo-Queiroz, Marcelo Bruno
title_short Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
title_full Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
title_fullStr Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
title_full_unstemmed Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
title_sort Estudos CTS na educação científica: tendências e perspectivas da produção stricto sensu no Nordeste brasileiro
author Araújo-Queiroz, Marcelo Bruno
author_facet Araújo-Queiroz, Marcelo Bruno
Silva, Rodrigo da Luz
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
author_role author
author2 Silva, Rodrigo da Luz
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo-Queiroz, Marcelo Bruno
Silva, Rodrigo da Luz
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
description Apresentamos dados teóricos sobre a produção de dissertações e teses que incorporaram a Educação CTS como temática de pesquisa no Ensino de Ciências no Nordeste brasileiro. Esse recorte, composto por 35 pesquisas defendidas entre 2007 e 2017, considera cinco categorias: produção por estado, produção por programa de pós-graduação, perspectiva curricular abordada, contexto da pesquisa e área de conhecimento. A partir da análise dos resumos dos trabalhos discutimos as perspectivas e tendências dessa produção que se mostra em processo de expansão e possivelmente poderá se consolidar na região. Além disso, trazemos informações que podem contribuir para um processo de implementação dessa perspectiva de educação no ensino, no currículo e na formação de professores de Ciências. Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Mestrado/Doutorado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/648
10.24065/2237-9460.2018v8n3ID648
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/648
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n3ID648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/648/403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 3 (2018); 310-339
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037427023872