Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Amanda dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Caliatto, Susana Gakyia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/926
Resumo: Os avanços da Neurociência Cognitiva, sobre os processos de aprendizagem, têm levado pesquisadores a perceberem a importância da proximidade com a área educacional, bem como a real necessidade de se desenvolverem pesquisas e práticas sistematizadas sobre o assunto, enfatizando a relação ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo levantar na literatura das neurociências alguns conhecimentos teóricos da neuroeducação para contextualizar e fundamentar as aplicações educacionais e pedagógicas de uma prática educativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi observada uma experiência de prática pedagógica, em uma escola de ensino não formal, em uma cidade do sul de Minas Gerais. A discussão em torno da possibilidade de fundamentar as aplicações educativas e pedagógicas apontam para uma coerência entre as afirmativas das descobertas atuais, os resultados de pesquisa em neuroeducação e a experiência relatada. Palavras-chave: Aprendizagem. Neuroeducação. Prática Pedagógica.
id UFOPA-1_c85c04ab5d3fea91dddaf49f8e0a2154
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/926
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógicaOs avanços da Neurociência Cognitiva, sobre os processos de aprendizagem, têm levado pesquisadores a perceberem a importância da proximidade com a área educacional, bem como a real necessidade de se desenvolverem pesquisas e práticas sistematizadas sobre o assunto, enfatizando a relação ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo levantar na literatura das neurociências alguns conhecimentos teóricos da neuroeducação para contextualizar e fundamentar as aplicações educacionais e pedagógicas de uma prática educativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi observada uma experiência de prática pedagógica, em uma escola de ensino não formal, em uma cidade do sul de Minas Gerais. A discussão em torno da possibilidade de fundamentar as aplicações educativas e pedagógicas apontam para uma coerência entre as afirmativas das descobertas atuais, os resultados de pesquisa em neuroeducação e a experiência relatada. Palavras-chave: Aprendizagem. Neuroeducação. Prática Pedagógica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/92610.24065/2237-9460.2019v9n3ID926Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 521-5472237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/926/484Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Amanda dos SantosCaliatto, Susana Gakyia2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/926Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.097257Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
title Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
spellingShingle Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
Brandão, Amanda dos Santos
title_short Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
title_full Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
title_fullStr Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
title_full_unstemmed Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
title_sort Contribuições da neuroeducação para a prática pedagógica
author Brandão, Amanda dos Santos
author_facet Brandão, Amanda dos Santos
Caliatto, Susana Gakyia
author_role author
author2 Caliatto, Susana Gakyia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Amanda dos Santos
Caliatto, Susana Gakyia
description Os avanços da Neurociência Cognitiva, sobre os processos de aprendizagem, têm levado pesquisadores a perceberem a importância da proximidade com a área educacional, bem como a real necessidade de se desenvolverem pesquisas e práticas sistematizadas sobre o assunto, enfatizando a relação ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo levantar na literatura das neurociências alguns conhecimentos teóricos da neuroeducação para contextualizar e fundamentar as aplicações educacionais e pedagógicas de uma prática educativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi observada uma experiência de prática pedagógica, em uma escola de ensino não formal, em uma cidade do sul de Minas Gerais. A discussão em torno da possibilidade de fundamentar as aplicações educativas e pedagógicas apontam para uma coerência entre as afirmativas das descobertas atuais, os resultados de pesquisa em neuroeducação e a experiência relatada. Palavras-chave: Aprendizagem. Neuroeducação. Prática Pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/926
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID926
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/926
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/926/484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 521-547
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037856940032