O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Rosely de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Senna, Luiz Antônio Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284
Resumo: Este artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.
id UFOPA-1_c861de05dfdce87aa658b75ba16da7b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1284
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docenteDiversidadeEnsino LeituraEJAEste artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/128410.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284Revista Exitus; v. 10 (2020); e0201142237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284/954Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacário, Rosely de OliveiraSenna, Luiz Antônio Gomes2020-08-07T00:45:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1284Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.993781Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
title O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
spellingShingle O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
Macário, Rosely de Oliveira
Diversidade
Ensino
Leitura
EJA
title_short O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
title_full O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
title_fullStr O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
title_full_unstemmed O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
title_sort O conteúdo da formação escolar e a cultura da EJA: desafios da ação docente
author Macário, Rosely de Oliveira
author_facet Macário, Rosely de Oliveira
Senna, Luiz Antônio Gomes
author_role author
author2 Senna, Luiz Antônio Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Rosely de Oliveira
Senna, Luiz Antônio Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Ensino
Leitura
EJA
topic Diversidade
Ensino
Leitura
EJA
description Este artigo apresenta um estudo que compõe parte de pesquisa enveredada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como fruto de tese de doutorado, que objetiva refletir sobre as vozes que transitam no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à parte relacionada ao Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano). Tal investigação se justifica pela necessidade de analisar alguns estudos já realizados por pesquisadores nesta etapa educativa com vistas a refletir sobre as práticas educativas que se configuram nessa etapa de ensino. Pautados em uma pesquisa do tipo teórico-bibliográfica e documental. Os resultados deste estudo sinalizam a necessidade da aproximação entre o conteúdo da formação docente aos alunos presentes na sala de aula, que, embora configurados em situação de diversidade, encontram-se unidos no desejo unânime de aprender as capacidades linguísticas da leitura/escrita na escola, frente aos desafios posto na sociedade contemporânea.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1284/954
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020114
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038405345280