“Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luan Martins de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Torisu, Edmilson Minoru, Bosco, Claudia Starling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1115
Resumo: Este artigo tem como objetivo desvelar indícios de desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática, ao longo do processo de elaboração e implementação de oficinas de Matemática voltadas à Educação Integral, em parceira com o pesquisador, a partir das reflexões realizadas pela professora. A pesquisa empírica foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma escola pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diário de campo e entrevistas com a professora. Os resultados da análise dos dados mostraram possibilidades de mudanças, evidenciadas por: um aumento de seu comprometimento; mudanças nas formas de agir e pensar, sobretudo, naquilo que se refere ao trabalho em parceria, ao papel dos alunos na sala de aula e, muito importante, ao conceito de oficina na Educação Integral; aumento de sua autonomia e de sua confiança para novas propostas. Palavras-chave: Educação Integral. Desenvolvimento Profissional do professor de Matemática. Oficinas.
id UFOPA-1_ca613bd3752d85706c0897fee0ba4c33
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1115
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação IntegralEste artigo tem como objetivo desvelar indícios de desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática, ao longo do processo de elaboração e implementação de oficinas de Matemática voltadas à Educação Integral, em parceira com o pesquisador, a partir das reflexões realizadas pela professora. A pesquisa empírica foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma escola pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diário de campo e entrevistas com a professora. Os resultados da análise dos dados mostraram possibilidades de mudanças, evidenciadas por: um aumento de seu comprometimento; mudanças nas formas de agir e pensar, sobretudo, naquilo que se refere ao trabalho em parceria, ao papel dos alunos na sala de aula e, muito importante, ao conceito de oficina na Educação Integral; aumento de sua autonomia e de sua confiança para novas propostas. Palavras-chave: Educação Integral. Desenvolvimento Profissional do professor de Matemática. Oficinas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/111510.24065/2237-9460.2019v9n5ID1115Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 475-5022237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1115/606Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luan Martins deTorisu, Edmilson MinoruBosco, Claudia Starling2019-12-11T14:23:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1115Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:20.096881Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
title “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
spellingShingle “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
Oliveira, Luan Martins de
title_short “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
title_full “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
title_fullStr “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
title_full_unstemmed “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
title_sort “Eu me senti assim, no meio dos professores de geografia e de português, eu ali pequenininha no meio dos dois, doida para aprender junto”: reflexões sobre o desenvolvimento profissional na construção de oficinas de Matemática no contexto da Educação Integral
author Oliveira, Luan Martins de
author_facet Oliveira, Luan Martins de
Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Claudia Starling
author_role author
author2 Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Claudia Starling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luan Martins de
Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Claudia Starling
description Este artigo tem como objetivo desvelar indícios de desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática, ao longo do processo de elaboração e implementação de oficinas de Matemática voltadas à Educação Integral, em parceira com o pesquisador, a partir das reflexões realizadas pela professora. A pesquisa empírica foi realizada no primeiro semestre de 2017, em uma escola pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações, anotações em diário de campo e entrevistas com a professora. Os resultados da análise dos dados mostraram possibilidades de mudanças, evidenciadas por: um aumento de seu comprometimento; mudanças nas formas de agir e pensar, sobretudo, naquilo que se refere ao trabalho em parceria, ao papel dos alunos na sala de aula e, muito importante, ao conceito de oficina na Educação Integral; aumento de sua autonomia e de sua confiança para novas propostas. Palavras-chave: Educação Integral. Desenvolvimento Profissional do professor de Matemática. Oficinas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1115
10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1115
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1115
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1115/606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 475-502
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1788989977523126272