Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
DOI: | 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264 |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1264 |
Resumo: | O ensino de Biologia tem encontrado dificuldades para cumprir o seu objetivo de levar os estudantes a aprender de forma satisfatória, sobretudo em relação a alguns conteúdos considerados mais complexos. No sentido de superar essa problemática, algumas práticas pedagógicas podem ser efetivas, como o uso de sequências didáticas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficácia de uma sequência didática com metodologia prática e lúdica como facilitadora do ensino e da aprendizagem da anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. A abordagem foi qualitativa e consistiu na aplicação de uma sequência didática como forma de mediar o processo de ensino aprendizagem. A coleta dos dados baseou-se em observações sistemáticas, além de aplicação e análise de questionários semiestruturados. A pesquisa fora realizada com 44 estudantes de uma escola profissionalizante da rede pública estadual da cidade de Tauá, Ceará. A sequência didática foi estruturada em três momentos pedagógicos, utilizando-se de estratégias metodológicas variadas, como jogo, animações e atividades práticas. A análise dos dados revelou que a metodologia proporcionou um ganho expressivo no aprendizado do conteúdo abordado, favorecendo o envolvimento, a participação e o interesse nas aulas. Pôde-se concluir que a sequência didática apresentou grande potencial como facilitadora da aprendizagem, sendo confirmada a sua eficácia na abordagem do ensino de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. |
id |
UFOPA-1_ca9b38ff73d9023a05d025e240b13a08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1264 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
spelling |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascularEnsino de biologiaAprendizagem interativaEnsino e pesquisaO ensino de Biologia tem encontrado dificuldades para cumprir o seu objetivo de levar os estudantes a aprender de forma satisfatória, sobretudo em relação a alguns conteúdos considerados mais complexos. No sentido de superar essa problemática, algumas práticas pedagógicas podem ser efetivas, como o uso de sequências didáticas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficácia de uma sequência didática com metodologia prática e lúdica como facilitadora do ensino e da aprendizagem da anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. A abordagem foi qualitativa e consistiu na aplicação de uma sequência didática como forma de mediar o processo de ensino aprendizagem. A coleta dos dados baseou-se em observações sistemáticas, além de aplicação e análise de questionários semiestruturados. A pesquisa fora realizada com 44 estudantes de uma escola profissionalizante da rede pública estadual da cidade de Tauá, Ceará. A sequência didática foi estruturada em três momentos pedagógicos, utilizando-se de estratégias metodológicas variadas, como jogo, animações e atividades práticas. A análise dos dados revelou que a metodologia proporcionou um ganho expressivo no aprendizado do conteúdo abordado, favorecendo o envolvimento, a participação e o interesse nas aulas. Pôde-se concluir que a sequência didática apresentou grande potencial como facilitadora da aprendizagem, sendo confirmada a sua eficácia na abordagem do ensino de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/126410.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200992237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1264/935Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNóbrega, Maria Rozeleide de OliveiraSudério, Fabrício Bonfim2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1264Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.531851Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
title |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
spellingShingle |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular Nóbrega, Maria Rozeleide de Oliveira Ensino de biologia Aprendizagem interativa Ensino e pesquisa Nóbrega, Maria Rozeleide de Oliveira Ensino de biologia Aprendizagem interativa Ensino e pesquisa |
title_short |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
title_full |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
title_fullStr |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
title_full_unstemmed |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
title_sort |
Análise de uma sequência didática no ensino do sistema cardiovascular |
author |
Nóbrega, Maria Rozeleide de Oliveira |
author_facet |
Nóbrega, Maria Rozeleide de Oliveira Nóbrega, Maria Rozeleide de Oliveira Sudério, Fabrício Bonfim Sudério, Fabrício Bonfim |
author_role |
author |
author2 |
Sudério, Fabrício Bonfim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Maria Rozeleide de Oliveira Sudério, Fabrício Bonfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Aprendizagem interativa Ensino e pesquisa |
topic |
Ensino de biologia Aprendizagem interativa Ensino e pesquisa |
description |
O ensino de Biologia tem encontrado dificuldades para cumprir o seu objetivo de levar os estudantes a aprender de forma satisfatória, sobretudo em relação a alguns conteúdos considerados mais complexos. No sentido de superar essa problemática, algumas práticas pedagógicas podem ser efetivas, como o uso de sequências didáticas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficácia de uma sequência didática com metodologia prática e lúdica como facilitadora do ensino e da aprendizagem da anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. A abordagem foi qualitativa e consistiu na aplicação de uma sequência didática como forma de mediar o processo de ensino aprendizagem. A coleta dos dados baseou-se em observações sistemáticas, além de aplicação e análise de questionários semiestruturados. A pesquisa fora realizada com 44 estudantes de uma escola profissionalizante da rede pública estadual da cidade de Tauá, Ceará. A sequência didática foi estruturada em três momentos pedagógicos, utilizando-se de estratégias metodológicas variadas, como jogo, animações e atividades práticas. A análise dos dados revelou que a metodologia proporcionou um ganho expressivo no aprendizado do conteúdo abordado, favorecendo o envolvimento, a participação e o interesse nas aulas. Pôde-se concluir que a sequência didática apresentou grande potencial como facilitadora da aprendizagem, sendo confirmada a sua eficácia na abordagem do ensino de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1264 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1264 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1264/935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020099 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1822183025885052928 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1264 |