A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares, Anselmo Alencar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003
Resumo: O texto aborda o tema da “entrada do Brasil e da Amazônia para a história” e, nesse sentido, remete às mudanças gerais que estavam em curso naquele período, marcado pela consolidação de estados nacionais, a formação e o desenvolvimento do capitalismo e a colonização da América em seguida aos “Grandes Descobrimentos”. Aponta as interfaces e demonstra como aqueles acontecimentos corroboraram para a elaboração e expansão do projeto societário educacional que a burguesia europeia forjou e que se consolidou mundialmente, em seu benefício. Demonstra as diferenças substanciais entre o que foi proclamado e o que tem sido realizado para as classes desprovidas dos meios de produção. Traz, ainda, questões gerais relativas à educação escolar – tanto em relação ao que foi e continua sendo negado, como em relação ao que tem sido feito – sempre procurando atentar para as finalidades e para as contradições que se expressam nas resistências, nas lutas e nos avanços, tendo por referência as necessidades e as aspirações da maioria da população. Trata-se, portanto, de escrita oriunda de leituras diversas, tendo como fio condutor o tema que consta no título. Resulta de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o alcance do objetivo de compreender como se deu a inserção da Amazônia, desde os tempos iniciais da chegada do colonizador, no modo de produção que se tornou e se mantém hegemônico, e como o projeto educacional da modernidade, ou, dito de outra forma, o projeto da burguesia, instalou-se e permanece entre nós. Mas também sinaliza com a esperança utópica que pode vir a ser concretizada, a partir do desvelamento da realidade e do fortalecimento de um projeto societário contra hegemônico. O texto foi produzido originalmente para uma aula no curso de doutorado em rede na disciplina Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia.
id UFOPA-1_d2ec3ccfd6b997554ebc0e5b77cd23c6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2003
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADEEducação na AmazôniaColonização e educaçãoProjeto educacional da modernidadeO texto aborda o tema da “entrada do Brasil e da Amazônia para a história” e, nesse sentido, remete às mudanças gerais que estavam em curso naquele período, marcado pela consolidação de estados nacionais, a formação e o desenvolvimento do capitalismo e a colonização da América em seguida aos “Grandes Descobrimentos”. Aponta as interfaces e demonstra como aqueles acontecimentos corroboraram para a elaboração e expansão do projeto societário educacional que a burguesia europeia forjou e que se consolidou mundialmente, em seu benefício. Demonstra as diferenças substanciais entre o que foi proclamado e o que tem sido realizado para as classes desprovidas dos meios de produção. Traz, ainda, questões gerais relativas à educação escolar – tanto em relação ao que foi e continua sendo negado, como em relação ao que tem sido feito – sempre procurando atentar para as finalidades e para as contradições que se expressam nas resistências, nas lutas e nos avanços, tendo por referência as necessidades e as aspirações da maioria da população. Trata-se, portanto, de escrita oriunda de leituras diversas, tendo como fio condutor o tema que consta no título. Resulta de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o alcance do objetivo de compreender como se deu a inserção da Amazônia, desde os tempos iniciais da chegada do colonizador, no modo de produção que se tornou e se mantém hegemônico, e como o projeto educacional da modernidade, ou, dito de outra forma, o projeto da burguesia, instalou-se e permanece entre nós. Mas também sinaliza com a esperança utópica que pode vir a ser concretizada, a partir do desvelamento da realidade e do fortalecimento de um projeto societário contra hegemônico. O texto foi produzido originalmente para uma aula no curso de doutorado em rede na disciplina Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2022-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/200310.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003Revista Exitus; v. 12 (2022); e0220432237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003/1201Copyright (c) 2022 Anselmo Alencar Colareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColares, Anselmo Alencar 2022-06-10T11:53:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2003Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:32.422557Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
title A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
spellingShingle A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
Colares, Anselmo Alencar
Educação na Amazônia
Colonização e educação
Projeto educacional da modernidade
title_short A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
title_full A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
title_fullStr A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
title_sort A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
author Colares, Anselmo Alencar
author_facet Colares, Anselmo Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares, Anselmo Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação na Amazônia
Colonização e educação
Projeto educacional da modernidade
topic Educação na Amazônia
Colonização e educação
Projeto educacional da modernidade
description O texto aborda o tema da “entrada do Brasil e da Amazônia para a história” e, nesse sentido, remete às mudanças gerais que estavam em curso naquele período, marcado pela consolidação de estados nacionais, a formação e o desenvolvimento do capitalismo e a colonização da América em seguida aos “Grandes Descobrimentos”. Aponta as interfaces e demonstra como aqueles acontecimentos corroboraram para a elaboração e expansão do projeto societário educacional que a burguesia europeia forjou e que se consolidou mundialmente, em seu benefício. Demonstra as diferenças substanciais entre o que foi proclamado e o que tem sido realizado para as classes desprovidas dos meios de produção. Traz, ainda, questões gerais relativas à educação escolar – tanto em relação ao que foi e continua sendo negado, como em relação ao que tem sido feito – sempre procurando atentar para as finalidades e para as contradições que se expressam nas resistências, nas lutas e nos avanços, tendo por referência as necessidades e as aspirações da maioria da população. Trata-se, portanto, de escrita oriunda de leituras diversas, tendo como fio condutor o tema que consta no título. Resulta de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o alcance do objetivo de compreender como se deu a inserção da Amazônia, desde os tempos iniciais da chegada do colonizador, no modo de produção que se tornou e se mantém hegemônico, e como o projeto educacional da modernidade, ou, dito de outra forma, o projeto da burguesia, instalou-se e permanece entre nós. Mas também sinaliza com a esperança utópica que pode vir a ser concretizada, a partir do desvelamento da realidade e do fortalecimento de um projeto societário contra hegemônico. O texto foi produzido originalmente para uma aula no curso de doutorado em rede na disciplina Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003
10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003/1201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Anselmo Alencar Colares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Anselmo Alencar Colares
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 12 (2022); e022043
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039780028416