A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003 |
Resumo: | O texto aborda o tema da “entrada do Brasil e da Amazônia para a história” e, nesse sentido, remete às mudanças gerais que estavam em curso naquele período, marcado pela consolidação de estados nacionais, a formação e o desenvolvimento do capitalismo e a colonização da América em seguida aos “Grandes Descobrimentos”. Aponta as interfaces e demonstra como aqueles acontecimentos corroboraram para a elaboração e expansão do projeto societário educacional que a burguesia europeia forjou e que se consolidou mundialmente, em seu benefício. Demonstra as diferenças substanciais entre o que foi proclamado e o que tem sido realizado para as classes desprovidas dos meios de produção. Traz, ainda, questões gerais relativas à educação escolar – tanto em relação ao que foi e continua sendo negado, como em relação ao que tem sido feito – sempre procurando atentar para as finalidades e para as contradições que se expressam nas resistências, nas lutas e nos avanços, tendo por referência as necessidades e as aspirações da maioria da população. Trata-se, portanto, de escrita oriunda de leituras diversas, tendo como fio condutor o tema que consta no título. Resulta de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o alcance do objetivo de compreender como se deu a inserção da Amazônia, desde os tempos iniciais da chegada do colonizador, no modo de produção que se tornou e se mantém hegemônico, e como o projeto educacional da modernidade, ou, dito de outra forma, o projeto da burguesia, instalou-se e permanece entre nós. Mas também sinaliza com a esperança utópica que pode vir a ser concretizada, a partir do desvelamento da realidade e do fortalecimento de um projeto societário contra hegemônico. O texto foi produzido originalmente para uma aula no curso de doutorado em rede na disciplina Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia. |
id |
UFOPA-1_d2ec3ccfd6b997554ebc0e5b77cd23c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2003 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADEEducação na AmazôniaColonização e educaçãoProjeto educacional da modernidadeO texto aborda o tema da “entrada do Brasil e da Amazônia para a história” e, nesse sentido, remete às mudanças gerais que estavam em curso naquele período, marcado pela consolidação de estados nacionais, a formação e o desenvolvimento do capitalismo e a colonização da América em seguida aos “Grandes Descobrimentos”. Aponta as interfaces e demonstra como aqueles acontecimentos corroboraram para a elaboração e expansão do projeto societário educacional que a burguesia europeia forjou e que se consolidou mundialmente, em seu benefício. Demonstra as diferenças substanciais entre o que foi proclamado e o que tem sido realizado para as classes desprovidas dos meios de produção. Traz, ainda, questões gerais relativas à educação escolar – tanto em relação ao que foi e continua sendo negado, como em relação ao que tem sido feito – sempre procurando atentar para as finalidades e para as contradições que se expressam nas resistências, nas lutas e nos avanços, tendo por referência as necessidades e as aspirações da maioria da população. Trata-se, portanto, de escrita oriunda de leituras diversas, tendo como fio condutor o tema que consta no título. Resulta de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o alcance do objetivo de compreender como se deu a inserção da Amazônia, desde os tempos iniciais da chegada do colonizador, no modo de produção que se tornou e se mantém hegemônico, e como o projeto educacional da modernidade, ou, dito de outra forma, o projeto da burguesia, instalou-se e permanece entre nós. Mas também sinaliza com a esperança utópica que pode vir a ser concretizada, a partir do desvelamento da realidade e do fortalecimento de um projeto societário contra hegemônico. O texto foi produzido originalmente para uma aula no curso de doutorado em rede na disciplina Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2022-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/200310.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003Revista Exitus; v. 12 (2022); e0220432237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003/1201Copyright (c) 2022 Anselmo Alencar Colareshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessColares, Anselmo Alencar 2022-06-10T11:53:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2003Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:32.422557Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
title |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
spellingShingle |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE Colares, Anselmo Alencar Educação na Amazônia Colonização e educação Projeto educacional da modernidade |
title_short |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
title_full |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
title_fullStr |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
title_sort |
A INSERÇÃO DA AMAZÔNIA NO MODO DE PRODUÇÃO HEGEMÔNICO E NO PROJETO EDUCACIONAL DA MODERNIDADE |
author |
Colares, Anselmo Alencar |
author_facet |
Colares, Anselmo Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colares, Anselmo Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação na Amazônia Colonização e educação Projeto educacional da modernidade |
topic |
Educação na Amazônia Colonização e educação Projeto educacional da modernidade |
description |
O texto aborda o tema da “entrada do Brasil e da Amazônia para a história” e, nesse sentido, remete às mudanças gerais que estavam em curso naquele período, marcado pela consolidação de estados nacionais, a formação e o desenvolvimento do capitalismo e a colonização da América em seguida aos “Grandes Descobrimentos”. Aponta as interfaces e demonstra como aqueles acontecimentos corroboraram para a elaboração e expansão do projeto societário educacional que a burguesia europeia forjou e que se consolidou mundialmente, em seu benefício. Demonstra as diferenças substanciais entre o que foi proclamado e o que tem sido realizado para as classes desprovidas dos meios de produção. Traz, ainda, questões gerais relativas à educação escolar – tanto em relação ao que foi e continua sendo negado, como em relação ao que tem sido feito – sempre procurando atentar para as finalidades e para as contradições que se expressam nas resistências, nas lutas e nos avanços, tendo por referência as necessidades e as aspirações da maioria da população. Trata-se, portanto, de escrita oriunda de leituras diversas, tendo como fio condutor o tema que consta no título. Resulta de pesquisa bibliográfica, a qual permitiu o alcance do objetivo de compreender como se deu a inserção da Amazônia, desde os tempos iniciais da chegada do colonizador, no modo de produção que se tornou e se mantém hegemônico, e como o projeto educacional da modernidade, ou, dito de outra forma, o projeto da burguesia, instalou-se e permanece entre nós. Mas também sinaliza com a esperança utópica que pode vir a ser concretizada, a partir do desvelamento da realidade e do fortalecimento de um projeto societário contra hegemônico. O texto foi produzido originalmente para uma aula no curso de doutorado em rede na disciplina Estudo de Problemas Educacionais da Amazônia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2022v12n1ID2003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2003/1201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anselmo Alencar Colares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Anselmo Alencar Colares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 12 (2022); e022043 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039780028416 |