Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sales Augusto dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Faria, Luis Gustavo de Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/848
Resumo: Objetivando contribuir com o estudo da história e cultura afro-brasileiras e, consequentemente, opondo-se à colonialidade do poder e do saber, neste artigo visamos comparar os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e de Luís Gama, realizando um levantamento parcial de suas respectivas características e pressupostos. Assim, verificamos diferenças e semelhanças entre as suas propostas e seus posicionamentos políticos e ideológicos para concretizá-las. Sustenta-se o argumento de que o projeto de abolição assumido por Nabuco, entendido aqui como um representante das elites dirigentes daquele contexto histórico, é diametralmente oposto ao projeto de Luís Gama, ex-escravizado que logrou ser poeta e advogado antiescravista. Ambos agem como intelectuais orgânicos de suas classes de origem. O primeiro defendia que a abolição fosse conduzida pelos homens livres, mas deliberada no Parlamento; portanto, sem a participação dos/as escravizados/as e com o objetivo último de embranquecer o Brasil. O segundo defendia que a conquista da liberdade tivesse participação efetiva dos/as escravizados/as, inclusive com uso da violência, como, por exemplo, o assassinato dos senhores pelos/as escravizados/as.
id UFOPA-1_e61e1182ea934710adb3ca394d6565ae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/848
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís GamaLuís GamaJoaquim Nabucoprojeto de aboliçãoObjetivando contribuir com o estudo da história e cultura afro-brasileiras e, consequentemente, opondo-se à colonialidade do poder e do saber, neste artigo visamos comparar os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e de Luís Gama, realizando um levantamento parcial de suas respectivas características e pressupostos. Assim, verificamos diferenças e semelhanças entre as suas propostas e seus posicionamentos políticos e ideológicos para concretizá-las. Sustenta-se o argumento de que o projeto de abolição assumido por Nabuco, entendido aqui como um representante das elites dirigentes daquele contexto histórico, é diametralmente oposto ao projeto de Luís Gama, ex-escravizado que logrou ser poeta e advogado antiescravista. Ambos agem como intelectuais orgânicos de suas classes de origem. O primeiro defendia que a abolição fosse conduzida pelos homens livres, mas deliberada no Parlamento; portanto, sem a participação dos/as escravizados/as e com o objetivo último de embranquecer o Brasil. O segundo defendia que a conquista da liberdade tivesse participação efetiva dos/as escravizados/as, inclusive com uso da violência, como, por exemplo, o assassinato dos senhores pelos/as escravizados/as.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84810.24065/2237-9460.2020v10n1ID848Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200782237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/848/890Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sales Augusto dosFaria, Luis Gustavo de Paiva2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/848Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.831443Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
title Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
spellingShingle Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
Santos, Sales Augusto dos
Luís Gama
Joaquim Nabuco
projeto de abolição
title_short Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
title_full Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
title_fullStr Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
title_full_unstemmed Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
title_sort Os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e Luís Gama
author Santos, Sales Augusto dos
author_facet Santos, Sales Augusto dos
Faria, Luis Gustavo de Paiva
author_role author
author2 Faria, Luis Gustavo de Paiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sales Augusto dos
Faria, Luis Gustavo de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Luís Gama
Joaquim Nabuco
projeto de abolição
topic Luís Gama
Joaquim Nabuco
projeto de abolição
description Objetivando contribuir com o estudo da história e cultura afro-brasileiras e, consequentemente, opondo-se à colonialidade do poder e do saber, neste artigo visamos comparar os projetos de abolição de Joaquim Nabuco e de Luís Gama, realizando um levantamento parcial de suas respectivas características e pressupostos. Assim, verificamos diferenças e semelhanças entre as suas propostas e seus posicionamentos políticos e ideológicos para concretizá-las. Sustenta-se o argumento de que o projeto de abolição assumido por Nabuco, entendido aqui como um representante das elites dirigentes daquele contexto histórico, é diametralmente oposto ao projeto de Luís Gama, ex-escravizado que logrou ser poeta e advogado antiescravista. Ambos agem como intelectuais orgânicos de suas classes de origem. O primeiro defendia que a abolição fosse conduzida pelos homens livres, mas deliberada no Parlamento; portanto, sem a participação dos/as escravizados/as e com o objetivo último de embranquecer o Brasil. O segundo defendia que a conquista da liberdade tivesse participação efetiva dos/as escravizados/as, inclusive com uso da violência, como, por exemplo, o assassinato dos senhores pelos/as escravizados/as.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/848
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID848
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/848
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/848/890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020078
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037809754112