Etnodesenvolvimento: prática pedagógica na formação universitária de povos e comunidades tradicionais
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/154 |
Resumo: | O artigo objetiva apresentar reflexões desenvolvidas em decorrência do processo de construção e condução do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará, com atenção prioritária para a descrição do percurso de sua criação e a forma de inclusão social de educandos oriundos de povos e comunidades tradicionais. Posteriormente, problematiza-se o direito à educação para compreender os mecanismos metodológicos e práticos que incidem diretamente na condução do Curso, com foco na forma como se procedeu a execução da disciplina Direitos Humanos e Educação e os desafios que se colocam para a tarefa de ressignificar os direitos humanos por meio do empoderamento de sujeitos e grupos até há pouco excluídos do direito de dizer o direito, assim como incluir subsídios teórico-metodológicos sobre educação escolar que os possibilitem a mudança das práticas educacionais em suas realidades de origem.Palavras-chave: Etnodesenvolvimento. Povos e comunidades tradicionais. Direitos humanos. |
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Etnodesenvolvimento: prática pedagógica na formação universitária de povos e comunidades tradicionaisO artigo objetiva apresentar reflexões desenvolvidas em decorrência do processo de construção e condução do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento, sediado no Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará, com atenção prioritária para a descrição do percurso de sua criação e a forma de inclusão social de educandos oriundos de povos e comunidades tradicionais. Posteriormente, problematiza-se o direito à educação para compreender os mecanismos metodológicos e práticos que incidem diretamente na condução do Curso, com foco na forma como se procedeu a execução da disciplina Direitos Humanos e Educação e os desafios que se colocam para a tarefa de ressignificar os direitos humanos por meio do empoderamento de sujeitos e grupos até há pouco excluídos do direito de dizer o direito, assim como incluir subsídios teórico-metodológicos sobre educação escolar que os possibilitem a mudança das práticas educacionais em suas realidades de origem.Palavras-chave: Etnodesenvolvimento. Povos e comunidades tradicionais. Direitos humanos.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/154Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 109-1212237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/154/154Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Assis da CostaBeltrão, Jane FelipeRibeiro, Patrick Henrique2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/154Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.763846Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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