O diálogo entre saberes docentes e a cultura escrita como fator importante para a apropriação da cultura local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chisté, Bianca Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/206
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no ano de 2008, em duas escolas públicas, localizadas no perímetro urbano no município de Rolim de Moura – RO, com crianças e professoras atuantes no 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos. Esta investigação envolveu a obtenção de dados descritivos, a análise dos elementos levantados de forma indutiva, dando importância essencial ao significado e à retratação à perspectiva das participantes sobre a temática abordada. Assim, este trabalho dedicou-se a investigar quais práticas culturais de escrita, promovidas pela escola, possibilitam a discussão e a apropriação, pelas crianças, dos saberes culturais produzidos na Amazônia Rondoniense. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas coletivas com as docentes e os alunos, escrita de carta e análise de materiais (livros, revistas, DVDs etc.) presentes no espaço escolar. A análise considera que a apropriação da cultura regional também é possibilitada e intermediada pelos eventos e práticas letradas e que a identidade assumida pelas professoras reflete na maneira de compreender a cultura local, bem como nas propostas de leitura e escrita desenvolvidas no contexto escolar. Algumas interlocuções provenientes de uma parcela dos resultados são relatadas neste artigo e nos permitem uma visão de como a cultura amazônica rondoniense tem sido abordada por meio das práticas letradas e evidenciam ainda a importância da articulação entre os saberes docentes e a cultura escrita para a apropriação da cultura amazônica. Palavras-chave: Cultura escrita. Cultura amazônica. Saberes docentes.
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