Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1232 |
Resumo: | As atividades humanas têm impactado severamente o sistema planetário, de modo que a humanidade tem sido considerada uma força geológica. É nesse contexto que os cientistas têm proposto o estabelecimento de uma nova época – o Antropoceno. O Antropoceno insere-se nas grandes discussões relativas aos aspectos ambientais e sociais, que trazem riscos múltiplos à humanidade e ao meio ambiente. Sua abordagem não deve se restringir ao espaço formal de sala de aula. Nesse sentido, a exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno”, do Museu Paraense Emílio Goeldi, no município de Belém, estado do Pará, reuniu estes dois temas importantes na contemporaneidade. Para contribuir com essa discussão, empreendemos um processo de investigação, buscando atender ao seguinte objetivo de pesquisa: apreender como se apresentam os objetos de conhecimento da Exposição, em suas relações com o ensino das ciências. Adotamos a abordagem qualitativa e recorremos à observação livre, que se constitui em uma técnica de recolha de dados; tais dados foram submetidos a análise interpretativa. Muitos dos objetos de conhecimentos, vinculados ao Antropoceno na Amazônia foram destacados na exposição, a saber: desmatamento, queimadas, monocultura, pecuária, entre outros, vinculados a floresta. Entendemos que a Exposição desempenhou importante papel no campo educacional, na medida em que trouxe objetos de conhecimentos que representam mediadores de um ensinar e de um aprender com sentido para pensar os eventos que contribuem para a Antropoceno na Amazônia. |
id |
UFOPA-1_ef7c4e5ada5296f45b6873e6819bef3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1232 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências AntropocenoAmazôniaObjetos de conhecimentoAs atividades humanas têm impactado severamente o sistema planetário, de modo que a humanidade tem sido considerada uma força geológica. É nesse contexto que os cientistas têm proposto o estabelecimento de uma nova época – o Antropoceno. O Antropoceno insere-se nas grandes discussões relativas aos aspectos ambientais e sociais, que trazem riscos múltiplos à humanidade e ao meio ambiente. Sua abordagem não deve se restringir ao espaço formal de sala de aula. Nesse sentido, a exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno”, do Museu Paraense Emílio Goeldi, no município de Belém, estado do Pará, reuniu estes dois temas importantes na contemporaneidade. Para contribuir com essa discussão, empreendemos um processo de investigação, buscando atender ao seguinte objetivo de pesquisa: apreender como se apresentam os objetos de conhecimento da Exposição, em suas relações com o ensino das ciências. Adotamos a abordagem qualitativa e recorremos à observação livre, que se constitui em uma técnica de recolha de dados; tais dados foram submetidos a análise interpretativa. Muitos dos objetos de conhecimentos, vinculados ao Antropoceno na Amazônia foram destacados na exposição, a saber: desmatamento, queimadas, monocultura, pecuária, entre outros, vinculados a floresta. Entendemos que a Exposição desempenhou importante papel no campo educacional, na medida em que trouxe objetos de conhecimentos que representam mediadores de um ensinar e de um aprender com sentido para pensar os eventos que contribuem para a Antropoceno na Amazônia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/123210.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200962237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1232/918Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Renan Ferreira deOliveira, Endell Menezes deFreitas, Nadia Magalhães da Silva2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1232Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.701949Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
title |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
spellingShingle |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências Freitas, Renan Ferreira de Antropoceno Amazônia Objetos de conhecimento |
title_short |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
title_full |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
title_fullStr |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
title_sort |
Exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o antropoceno” Objetos de conhecimentos e suas relações com o ensino das ciências |
author |
Freitas, Renan Ferreira de |
author_facet |
Freitas, Renan Ferreira de Oliveira, Endell Menezes de Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Endell Menezes de Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Renan Ferreira de Oliveira, Endell Menezes de Freitas, Nadia Magalhães da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropoceno Amazônia Objetos de conhecimento |
topic |
Antropoceno Amazônia Objetos de conhecimento |
description |
As atividades humanas têm impactado severamente o sistema planetário, de modo que a humanidade tem sido considerada uma força geológica. É nesse contexto que os cientistas têm proposto o estabelecimento de uma nova época – o Antropoceno. O Antropoceno insere-se nas grandes discussões relativas aos aspectos ambientais e sociais, que trazem riscos múltiplos à humanidade e ao meio ambiente. Sua abordagem não deve se restringir ao espaço formal de sala de aula. Nesse sentido, a exposição museológica “Transformações: a Amazônia e o Antropoceno”, do Museu Paraense Emílio Goeldi, no município de Belém, estado do Pará, reuniu estes dois temas importantes na contemporaneidade. Para contribuir com essa discussão, empreendemos um processo de investigação, buscando atender ao seguinte objetivo de pesquisa: apreender como se apresentam os objetos de conhecimento da Exposição, em suas relações com o ensino das ciências. Adotamos a abordagem qualitativa e recorremos à observação livre, que se constitui em uma técnica de recolha de dados; tais dados foram submetidos a análise interpretativa. Muitos dos objetos de conhecimentos, vinculados ao Antropoceno na Amazônia foram destacados na exposição, a saber: desmatamento, queimadas, monocultura, pecuária, entre outros, vinculados a floresta. Entendemos que a Exposição desempenhou importante papel no campo educacional, na medida em que trouxe objetos de conhecimentos que representam mediadores de um ensinar e de um aprender com sentido para pensar os eventos que contribuem para a Antropoceno na Amazônia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1232 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1232 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1232/918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020096 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038358159360 |