IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos da divulgação do Ideb na organização escolar e na organização do trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/Paraíba. Examinou como os resultados do Ideb vem sendo assimilados e utilizados pela escola e de que modo as docentes posicionam-se diante desse índice. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola que obteve um resultado no Ideb abaixo da média do município de Campina Grande/PB no ano de 2007. Foi feita uma revisão da bibliografia que trata da reforma do Estado no país e da consolidação do Estado avaliador, bem como, realizou-se o estudo da legislação que institui a política de avaliação externa da educação nacional. Os dados coletados revelam que a divulgação do Ideb tem interferido na organização escolar e no trabalho docente. Observou-se, dentre outros, que a ampliação dos exames nacionais de avaliação, mais especificadamente, a Prova Brasil e o Ideb, focos desse estudo, têm contribuído para a intensificação do trabalho docente e sua responsabilização para autorresponsabilização pelo desempenho dos alunos nos testes. Palavras-chave: Ideb. Organização escolar. Organização do trabalho docente. |
id |
UFOPA-1_f66bbaf6443e9eca9109194296403ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PBO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos da divulgação do Ideb na organização escolar e na organização do trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/Paraíba. Examinou como os resultados do Ideb vem sendo assimilados e utilizados pela escola e de que modo as docentes posicionam-se diante desse índice. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola que obteve um resultado no Ideb abaixo da média do município de Campina Grande/PB no ano de 2007. Foi feita uma revisão da bibliografia que trata da reforma do Estado no país e da consolidação do Estado avaliador, bem como, realizou-se o estudo da legislação que institui a política de avaliação externa da educação nacional. Os dados coletados revelam que a divulgação do Ideb tem interferido na organização escolar e no trabalho docente. Observou-se, dentre outros, que a ampliação dos exames nacionais de avaliação, mais especificadamente, a Prova Brasil e o Ideb, focos desse estudo, têm contribuído para a intensificação do trabalho docente e sua responsabilização para autorresponsabilização pelo desempenho dos alunos nos testes. Palavras-chave: Ideb. Organização escolar. Organização do trabalho docente.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 27-432237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57/57Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréia Ferreira daLira, Patrícia Rocha de Brito2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.750665Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
title |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
spellingShingle |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB Silva, Andréia Ferreira da |
title_short |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
title_full |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
title_fullStr |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
title_full_unstemmed |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
title_sort |
IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB |
author |
Silva, Andréia Ferreira da |
author_facet |
Silva, Andréia Ferreira da Lira, Patrícia Rocha de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Patrícia Rocha de Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia Ferreira da Lira, Patrícia Rocha de Brito |
description |
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos da divulgação do Ideb na organização escolar e na organização do trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/Paraíba. Examinou como os resultados do Ideb vem sendo assimilados e utilizados pela escola e de que modo as docentes posicionam-se diante desse índice. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola que obteve um resultado no Ideb abaixo da média do município de Campina Grande/PB no ano de 2007. Foi feita uma revisão da bibliografia que trata da reforma do Estado no país e da consolidação do Estado avaliador, bem como, realizou-se o estudo da legislação que institui a política de avaliação externa da educação nacional. Os dados coletados revelam que a divulgação do Ideb tem interferido na organização escolar e no trabalho docente. Observou-se, dentre outros, que a ampliação dos exames nacionais de avaliação, mais especificadamente, a Prova Brasil e o Ideb, focos desse estudo, têm contribuído para a intensificação do trabalho docente e sua responsabilização para autorresponsabilização pelo desempenho dos alunos nos testes. Palavras-chave: Ideb. Organização escolar. Organização do trabalho docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57/57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 27-43 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036299804672 |