O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampellotti, Luís Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pasqualli, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1251
Resumo: A importância da formação do Técnico em Enfermagem está diretamente relacionada à complexidade do seu ofício, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a vida humana. Apesar disso, o Enfermeiro que leciona na educação profissional é formado, majoritariamente, em cursos de Bacharelado e não em Licenciaturas, que são os cursos destinados à formação inicial de professores. Nessa direção, o objetivo deste texto é apresentar, a partir do olhar dos estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, do município de Joinville – SC o que se chamou de bom professor enfermeiro. Discutem-se categorias relacionadas aos saberes docentes e às práticas educativas desse professor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com dimensão exploratória. Como resultados, destaca-se que os professores foram apontados como produtores de saberes a partir de seu ofício cotidiano e, nesse sentido, a experiência e o exercício da profissão, quer seja da docência ou da prática da Enfermagem empoderam a tomada de decisões didático-pedagógicas dos professores. Os estudantes apontam, como saberes fundamentais ao exercício da docência do bom professor enfermeiro, aspectos relacionados ao saber fazer, ao saber ser, ao saber agir e aos saberes específicos da docência. Para eles, o bom professor enfermeiro inspira, motiva, estimula e compartilha responsabilidades. Atitudes como dedicação e abertura de espaços para retirar dúvidas e recuperar dificuldades de aprendizado, abertura às demandas dos estudantes, ética e as relações que o professor estabelece entre os conteúdos e o exercício da profissão também foram apresentadas. Palavras-chave: Práticas Docentes. Enfermagem. Ensino.
id UFOPA-1_fa6ef2fdd210c2a01ced348aa5965170
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1251
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docenteA importância da formação do Técnico em Enfermagem está diretamente relacionada à complexidade do seu ofício, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a vida humana. Apesar disso, o Enfermeiro que leciona na educação profissional é formado, majoritariamente, em cursos de Bacharelado e não em Licenciaturas, que são os cursos destinados à formação inicial de professores. Nessa direção, o objetivo deste texto é apresentar, a partir do olhar dos estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, do município de Joinville – SC o que se chamou de bom professor enfermeiro. Discutem-se categorias relacionadas aos saberes docentes e às práticas educativas desse professor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com dimensão exploratória. Como resultados, destaca-se que os professores foram apontados como produtores de saberes a partir de seu ofício cotidiano e, nesse sentido, a experiência e o exercício da profissão, quer seja da docência ou da prática da Enfermagem empoderam a tomada de decisões didático-pedagógicas dos professores. Os estudantes apontam, como saberes fundamentais ao exercício da docência do bom professor enfermeiro, aspectos relacionados ao saber fazer, ao saber ser, ao saber agir e aos saberes específicos da docência. Para eles, o bom professor enfermeiro inspira, motiva, estimula e compartilha responsabilidades. Atitudes como dedicação e abertura de espaços para retirar dúvidas e recuperar dificuldades de aprendizado, abertura às demandas dos estudantes, ética e as relações que o professor estabelece entre os conteúdos e o exercício da profissão também foram apresentadas. Palavras-chave: Práticas Docentes. Enfermagem. Ensino.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/125110.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200272237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1251/687Copyright (c) 2020 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessRampellotti, Luís FernandoPasqualli, Roberta2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1251Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.063471Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
title O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
spellingShingle O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
Rampellotti, Luís Fernando
title_short O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
title_full O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
title_fullStr O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
title_full_unstemmed O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
title_sort O bom professor enfermeiro: o olhar dos estudantes de cursos técnicos acerca da prática docente
author Rampellotti, Luís Fernando
author_facet Rampellotti, Luís Fernando
Pasqualli, Roberta
author_role author
author2 Pasqualli, Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampellotti, Luís Fernando
Pasqualli, Roberta
description A importância da formação do Técnico em Enfermagem está diretamente relacionada à complexidade do seu ofício, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a vida humana. Apesar disso, o Enfermeiro que leciona na educação profissional é formado, majoritariamente, em cursos de Bacharelado e não em Licenciaturas, que são os cursos destinados à formação inicial de professores. Nessa direção, o objetivo deste texto é apresentar, a partir do olhar dos estudantes dos cursos Técnicos em Enfermagem, do município de Joinville – SC o que se chamou de bom professor enfermeiro. Discutem-se categorias relacionadas aos saberes docentes e às práticas educativas desse professor. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com dimensão exploratória. Como resultados, destaca-se que os professores foram apontados como produtores de saberes a partir de seu ofício cotidiano e, nesse sentido, a experiência e o exercício da profissão, quer seja da docência ou da prática da Enfermagem empoderam a tomada de decisões didático-pedagógicas dos professores. Os estudantes apontam, como saberes fundamentais ao exercício da docência do bom professor enfermeiro, aspectos relacionados ao saber fazer, ao saber ser, ao saber agir e aos saberes específicos da docência. Para eles, o bom professor enfermeiro inspira, motiva, estimula e compartilha responsabilidades. Atitudes como dedicação e abertura de espaços para retirar dúvidas e recuperar dificuldades de aprendizado, abertura às demandas dos estudantes, ética e as relações que o professor estabelece entre os conteúdos e o exercício da profissão também foram apresentadas. Palavras-chave: Práticas Docentes. Enfermagem. Ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1251
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1251
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1251/687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020027
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038371790848