O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lage, Nara Bretas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8497
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_04a1a51483a75cf05fce42176b7a85a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/8497
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.Linguagem - discursos, alocuções, etcInteração socialRedes sociais on-lineFacebook - rede social on-lineHistórias em quadrinhosPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Entendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras.Understanding the digital social network Facebook as a discursive space conducive to various communicative situations, this dissertation analyzes discursively posts, and the interaction between author and reader and between readers, in the Acid Comics page. The guiding question seeks to understand how, and under what circumstances, the author interacts with his readers on the Acid Comics Facebook page, and how the discursive strategies used by the author reflect in the production and attribution of meaning by the readers. For this, we adopted theoretical framework related to the universe of studies on Digital Comics as language (EISNER, 2013, FRANCO, 2004, SANTOS, 2013, RAMOS, 2013, etc.), studies on digital social networks and online conversation (BOYD AND ELLISON , 2007, 2013, PARISER, 2012, RECUERO, 2009, 2013, SANTAELLA, 2013, ZAGO, 2014, etc.), research on French discourse analysis (CHARAUDEAU, 2013, ORLANDI, 2012, PECHÊUX, 1995) - used in this work as a theoretical-methodological perspective-, and as a perspective of the unfolding of its concept notions in the digital environment (EMEDIATO, 2015, MAINGUENEAU, 2015, NOGUEIRA, 2015). For the study, a compilation and clipping of the virtual material of the page was carried out, with the help of print screens, from January 2016 to February 2016, from which we selected as corpus of this research the publications in which Pedro Leite commented. The methodological procedures combine the qualitative and quantitative analyzes (SANTAELLA, 2001). In order to better understand the interactive dynamics between subjects-users in the Fanpage, which is studied from the three types of interaction defined by Fragoso, Recuero and Amaral (2013) as well as analyzed from the notion of discursive strategies defined by Charaudeau (2009). Such perspective points to some of the peculiarities of the Digital Comics, which in addition to enabling faster feedback from readers in relation to the comic strips, brings about a greater exchange between readers as well as providing their contact with the creator of the strips.Borges, Priscila MonteiroBorges, Priscila MonteiroArão, LilianPrado, DeniseLage, Nara Bretas2017-08-09T18:16:44Z2017-08-09T18:16:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLAGE, Nara Bretas. O Facebook como espaço discursivo: interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos. 2017. 208 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8497Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-01-22T11:25:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8497Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-01-22T11:25:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
title O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
spellingShingle O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
Lage, Nara Bretas
Linguagem - discursos, alocuções, etc
Interação social
Redes sociais on-line
Facebook - rede social on-line
Histórias em quadrinhos
title_short O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
title_full O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
title_fullStr O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
title_full_unstemmed O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
title_sort O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
author Lage, Nara Bretas
author_facet Lage, Nara Bretas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Priscila Monteiro
Borges, Priscila Monteiro
Arão, Lilian
Prado, Denise
dc.contributor.author.fl_str_mv Lage, Nara Bretas
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem - discursos, alocuções, etc
Interação social
Redes sociais on-line
Facebook - rede social on-line
Histórias em quadrinhos
topic Linguagem - discursos, alocuções, etc
Interação social
Redes sociais on-line
Facebook - rede social on-line
Histórias em quadrinhos
description Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-09T18:16:44Z
2017-08-09T18:16:44Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAGE, Nara Bretas. O Facebook como espaço discursivo: interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos. 2017. 208 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8497
identifier_str_mv LAGE, Nara Bretas. O Facebook como espaço discursivo: interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos. 2017. 208 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002808901763072