Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncete, Karine Votikoske
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6934
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_0d10b3828bdd24d787c55cae861fa4a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6934
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.Concepções - avaliaçõesProfessorEnsino médioEnsino básicoAnálise fatorial exploratóriaPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Os objetivos desse trabalho foram: (1) realizar uma revisão da literatura sobre as concepções de avaliação dos professores, classificando pelo número de concepções identificadas nos estudos; e (2) adaptar e coletar fontes de evidência de validade do questionário Teachers' Conceptions of Assessment (TCoA-III) para a realidade brasileira. Utilizamos prioritariamente métodos quantitativos. Quanto à revisão da literatura, encontramos quatro grandes grupos de concepções de avaliação de professores: 1) melhora; 2) responsabilização da escola; 3) responsabilização do aluno; e 4) irrelevância (BROWN, 2008). Analisamos um total de 14 trabalhos onde a frequência das concepções foi: melhora (12), responsabilização da escola (9), responsabilização do aluno (6) e irrelevância (5). Com relação ao estudo empírico, participaram professores da educação básica (N=179; 110 mulheres e 69 homens; idade M=37.6 anos, DP=10.5). Realizamos uma Análise Fatorial Exploratória do questionário Teachers’ Conceptions of Assessment. Analisamos a versão do questionário direcionada para avaliações de sala de aula. Os resultados da Análise Fatorial sugerem uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro. Realizamos diversas análises excluindo, no total, 28 itens que se mostraram problemáticos. O modelo final, com 22 itens, apresentou um bom ajuste (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) e quatro fatores: 1) melhora; 2) melhora-ensino; 3) irrelevância-ignorada; e 4) responsabilização do aluno. Uma limitação do trabalho diz respeito ao tamanho da amostra. Novas pesquisas são necessárias para investigar de maneira mais aprofundada as concepções de avaliações de professores, inclusive por meio de outros métodos.The aims of this work were: (1) to carry out a literature review about teachers’ assessment conceptions, classifying them by the number of conceptions identified in the study; and (2) to adapt and collect evidence sources of validity of Teachers’ Conceptions of Assessment (TCoAIII) questionnaire for Brazilian reality. We used mainly quantitative methods mainly. As for review of literature, we found four major groups of teachers’ assessment conceptions: 1) improvement; 2) school accountability; 3) student’s accountability; 4) irrelevance (BROWN, 2008). We analyzed a total of 14 works, in which the frequency of conceptions was improvement (12), school accountability (9), student accountability (6), irrelevance (5). Regarding the empirical study, elementary school teachers were the participants (N=179; 110 women and 69 men; age M=37.6 years old, SD=10.5). We performed an Exploratory Factor Analysis of Teachers’ Conceptions of Assessment questionnaire. We analyzed the questionnaire addressed to classroom assessment version. The results of the Factor Analysis suggest a factorial structure different for the Brazilian TCoA. We developed several analyses, excluding 27 items that proved problematic. The final model, with 23 items, showed a good adjustment (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) and four factors: 1) improvement; 2) improvement-teaching; 3) ignore-irrelevance; and 4) student accountability. The size of sample is a limitation of the work. New researches are required to investigate teachers assessment conception in depth, even through others methods.Matos, Daniel Abud SeabraRodrigues, Erica CastilhoSilva, Luciano Campos daSantos, Gleiber Couto SantosRoncete, Karine Votikoske2016-08-26T20:01:58Z2016-08-26T20:01:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRONCETE, Karine Votikoske. Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6934Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-10-10T14:34:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6934Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-10T14:34:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
title Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
spellingShingle Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
Roncete, Karine Votikoske
Concepções - avaliações
Professor
Ensino médio
Ensino básico
Análise fatorial exploratória
title_short Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
title_full Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
title_fullStr Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
title_full_unstemmed Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
title_sort Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
author Roncete, Karine Votikoske
author_facet Roncete, Karine Votikoske
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Daniel Abud Seabra
Rodrigues, Erica Castilho
Silva, Luciano Campos da
Santos, Gleiber Couto Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncete, Karine Votikoske
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções - avaliações
Professor
Ensino médio
Ensino básico
Análise fatorial exploratória
topic Concepções - avaliações
Professor
Ensino médio
Ensino básico
Análise fatorial exploratória
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26T20:01:58Z
2016-08-26T20:01:58Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RONCETE, Karine Votikoske. Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6934
identifier_str_mv RONCETE, Karine Votikoske. Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002821306417152