Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Tereza Vital
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13104
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_1099f1681d88256b8437fd45a2dc726f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/13104
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.Professores - formaçãoSaberes do docentePrática docentePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.As formações inicial e continuada de professores ocupam lugar de relevância como estratégia para implementar melhorias na qualidade da Educação Básica. Acredita-se que a formação profissional promove uma cultura docente e de organização escolar, articula o professor individual ao coletivo, coloca-o numa postura crítico-reflexiva e contrária ao acúmulo de saberes, mas de experienciação, e constrói ativamente, pautando-se na partilha em espaços de formação conjunta. Assim, a pesquisa aqui a presentada se propôs à aplicação da metodologia de Rodas de Conversa com um grupo de professores da Educação Básica que lecionam em uma unidade de ensino estadual da rede pública do município de Ouro Preto. O emprego da Roda de Conversa teve em vista dar voz a esses atores sociais avaliando a potencialidade dessa ferramenta metodológica para favorecer a dialogicidade e o empoderamento entre docentes, a fim de fortalecer as percepções individual e mútua, estimulando a participação desses atores no contexto escolar e construir conhecimento integrado e com sentido, com a mediação da pesquisadora. Vislumbrou-se criar um espaço dialógico não hierarquizado, requisito primordial da metodologia em teste, focando a organização do grupo, troca de conhecimentos, em especial de saberes experienciais, promovendo reflexão sobre a própria prática, constituindo uma ferramenta para formação em partilha e sedimentação da profissão docente. Nas pesquisas acadêmicas sobre a formação docente, essa metodologia permitiu, ao dar voz a esses sujeitos de pesquisa, que se revelassem por si próprios, suas intenções, necessidades formativas e a práxis, viabilizando uma formação pautada na realidade docente, no locus de sua prática. A análise e interpretação dos dados no referido estudo demonstraram que as categorias que emergiram e suas respectivas unidades de registro a elas relacionadas, favoreceram a dialogicidade entre os docentes na medida em que construímos o espaço de amparo mútuo e abertura à fala, possibilitados pelas Rodas de Conversas. Os dados brutos foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação das Rodas de Conversa, seguindo orientações contidas em um produto educacional, o tutorial, confeccionado ao longo das Rodas desenvolvidas. Observou-se também que a abertura ao diálogo favorece a possibilidade do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, das parcerias entre pesquisa e ensino e estruturação de ações e reflexões que levam, inclusive, à percepção da importância da formação continuada não formal mediada por partilhas das experiências profissionais.Initial and continuing teacher training occupies a relevant place as a strategy to implement improvements in the quality of Basic Education. It is believed that professional training promotes a teaching culture and school organization, articulates the individual teacher with the collective, puts him in a critical-reflexive posture and contrary to the accumulation of knowledge, but of experience, and actively builds, based on sharing in spaces of joint formation. Thus, the research present here proposed to apply the methodology of Conversation Circles with a group of Basic Education teachers who teachers at a state school unit in the public school in the municipality of Ouro Preto. The use of the Conversation Circle aimed to give a voice to these social actors, evaluating the potential of this methodological tool to favor the dialogicity and the empowerment among teachers, in order to strengthen the individual and mutual perceptions, stimulating the participation of these actors in the school context and build integrated and meaningful knowledge, with the e mediation of researcher. It was envisaged to create a non-hierarchical dialogical space, a fundamental requirement of the methodology under test, focusing on group organization, exchange of knowledge, especially of experiential knowledge, promoting reflection on one’s own practice, constituting a tool for training in sharing and sedimentation of the teaching profession. In academic research on teacher education, this methodology allowed, by giving voice to these research subjects, to reveal for themselves, their intentions, training needs and praxis, enabling an education based on the teaching reality, in the locus of their practice. The analysis and interpretation of the data in that study demonstrated that the categories that emerged and their respective registration units related to them, favored the dialogicity between the teachers as we build the space of mutual support and openness to speech, made possible by the Conversation Circles. The raw data were constituted by recorded, transcribed and categorized dialogues, obtained from the application of the Conversation Circles, following guidelines contained in an educational product, the tutorial, made along the developed Circles. I was also observed that the opening to dialogue favors the possibility of developing interdisciplinary projects, of the partnerships between research and teaching and structuring of actions and reflections that even lead to the perception of the importance of non-formal continuing education mediated by professional experiences.Maia, Cristina de OliveiraDutra, Flávia Barbosa da SilvaSilva, Fábio Augusto Rodrigues eMaia, Cristina de OliveiraSilva, Ana Tereza Vital2021-02-19T13:19:27Z2021-02-19T13:19:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Ana Tereza Vital. Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13104Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 02/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-01-31T18:28:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13104Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-01-31T18:28:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
title Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
spellingShingle Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
Silva, Ana Tereza Vital
Professores - formação
Saberes do docente
Prática docente
title_short Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
title_full Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
title_fullStr Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
title_full_unstemmed Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
title_sort Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.
author Silva, Ana Tereza Vital
author_facet Silva, Ana Tereza Vital
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Cristina de Oliveira
Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Maia, Cristina de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Tereza Vital
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Saberes do docente
Prática docente
topic Professores - formação
Saberes do docente
Prática docente
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-19T13:19:27Z
2021-02-19T13:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Tereza Vital. Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13104
identifier_str_mv SILVA, Ana Tereza Vital. Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002811638546432