Reverberações dos procedimentos formais de Luciano de Samósata nos contos de Machado de Assis.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14727 |
Resumo: | Neste artigo, desejamos averiguar como Machado de Assis aproveitou os procedimentos formais de composição poética de Luciano de Samósata, autor da Antiguidade Clássica que deu continuidade à sátira menipeia. Embora a relação entre os dois autores seja de certa forma muito estudada e explorada pelos críticos, encontramos normalmente pesquisas que comparam apenas os romances de Machado de Assis com as obras de Luciano. Dessa forma, nosso intuito é constatar que é também possível notar em vários contos de Machado a aplicação do modo da sátira luciânica e que, pelo fato de suas obras serem fonte de estudo de diversas vertentes da literatura (além de outras áreas do conhecimento), pode-se também analisá-las por esse viés formal referente à sátira menipeia e a Luciano de Samósata. Desse modo, primeiramente, buscamos analisar as obras de Luciano em que ele discute sobre seu processo de construção poética, a fim de encontrarmos elementos formais de narrativa contumazes em suas obras. Em seguida, analisamos os textos Conto Alexandrino, A igreja do Diabo, Lágrimas de Xerxes e Entre Santos, de Machado de Assis, para identificar as semelhanças entre os dois autores em relação aos seus procedimentos composicionais. |
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Reverberações dos procedimentos formais de Luciano de Samósata nos contos de Machado de Assis.Reverberations of lucian of samosata's formal proceedings in Machado de Assis' short stories.Sátira menipeiaKatáskoposMenipean SatireNeste artigo, desejamos averiguar como Machado de Assis aproveitou os procedimentos formais de composição poética de Luciano de Samósata, autor da Antiguidade Clássica que deu continuidade à sátira menipeia. Embora a relação entre os dois autores seja de certa forma muito estudada e explorada pelos críticos, encontramos normalmente pesquisas que comparam apenas os romances de Machado de Assis com as obras de Luciano. Dessa forma, nosso intuito é constatar que é também possível notar em vários contos de Machado a aplicação do modo da sátira luciânica e que, pelo fato de suas obras serem fonte de estudo de diversas vertentes da literatura (além de outras áreas do conhecimento), pode-se também analisá-las por esse viés formal referente à sátira menipeia e a Luciano de Samósata. Desse modo, primeiramente, buscamos analisar as obras de Luciano em que ele discute sobre seu processo de construção poética, a fim de encontrarmos elementos formais de narrativa contumazes em suas obras. Em seguida, analisamos os textos Conto Alexandrino, A igreja do Diabo, Lágrimas de Xerxes e Entre Santos, de Machado de Assis, para identificar as semelhanças entre os dois autores em relação aos seus procedimentos composicionais.In this article, we wish to investigate how Machado de Assis took advantage of the formal procedures of poetic composition of Lucian of Samosata, author of Classical Antiquity who practiced the Menipean satire genre. Although the relationship between the two authors is somewhat studied and explored by critics, we usually find studies that compare only Machado de Assis's novels with Luciano's works. Thus, our intention is to draw attention that it is also possible to note in several Machado's tales the application of the Lucianic satire mode and that, because his works are a source of study for several strands of literature (in addition to other areas of knowledge), one can also analyze them by this formal bias regarding the Menipean satire and Lucian of Samosata. Thus, first, we seek to analyze Luciano's works in which he discusses his poetic construction process, in order to find formal elements of narrative that are compelling in his works. Then, we analyzed the texts Conto Alexandrino, A Igreja do Diabo, Lágrimas de Xerxes and Entre Santos, by Machado de Assis, to identify the similarities between the two authors in relation to their poetic procedures.2022-03-23T16:26:41Z2022-03-23T16:26:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, G. C.; COSTRINO, A. Reverberações dos procedimentos formais de Luciano de Samósata nos contos de Machado de Assis. Caletroscópio, v. 8, n. 1, p. 138-156, jan./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/4109>. Acesso em: 25 ago. 2021.2318-4574http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14727O periódico Caletroscópio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1259>. Acesso em: 28 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Geordane CrepaldeCostrino, Arturporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-05T16:46:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14727Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-05T16:46:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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