A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adriano Pinto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Henor Artur de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5485
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre a importância da representação da estrutura de aço em simulações do comportamento térmico de modelos detalhados. O objetivo é avaliar a influência da estrutura de aço aparente no desempenho de um ambiente escolar artificialmente condicionado. Uma sala de aula do Prédio de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto foi analisada por meio de uma simulação computacional utilizando o programa EnergyPlus. As simulações consideraram cinco casos diferentes no tratamento das vigas de aço, contemplando soluções de proteção contra incêndio e aplicação de isolantes térmicos na estrutura. Os resultados obtidos são relativos ao consumo anual de energia e à carga térmica para resfriamento. A diferença máxima obtida foi de 2,5 % no consumo anual de energia e 4,1 % na carga térmica. Os valores encontrados são relevantes se considerar que a área de estrutura de aço corresponde somente a 6,3% da área total das superfícies opacas. Observou-se que a estrutura de aço aparente pode contribuir com o conforto térmico de ambientes, se for criteriosamente explorada sua capacidade de perder ou de ganhar calor pelas almas das vigas.
id UFOP_1513cafac1c98a501978d8268069acab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/5485
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.Estrutura de açoSimulação térmicaEficiência energéticaNeste artigo, apresenta-se um estudo sobre a importância da representação da estrutura de aço em simulações do comportamento térmico de modelos detalhados. O objetivo é avaliar a influência da estrutura de aço aparente no desempenho de um ambiente escolar artificialmente condicionado. Uma sala de aula do Prédio de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto foi analisada por meio de uma simulação computacional utilizando o programa EnergyPlus. As simulações consideraram cinco casos diferentes no tratamento das vigas de aço, contemplando soluções de proteção contra incêndio e aplicação de isolantes térmicos na estrutura. Os resultados obtidos são relativos ao consumo anual de energia e à carga térmica para resfriamento. A diferença máxima obtida foi de 2,5 % no consumo anual de energia e 4,1 % na carga térmica. Os valores encontrados são relevantes se considerar que a área de estrutura de aço corresponde somente a 6,3% da área total das superfícies opacas. Observou-se que a estrutura de aço aparente pode contribuir com o conforto térmico de ambientes, se for criteriosamente explorada sua capacidade de perder ou de ganhar calor pelas almas das vigas.2015-05-25T16:59:50Z2015-05-25T16:59:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGOMES, A. P.; SOUZA, H. A. de. A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, v. 10, p. 5-23, 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rsaee/article/view/1794>. Acesso em: 09 abr. 2015.2316-2457http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5485Os trabalhos publicados no periódico Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural <http://seer.upf.br/index.php/rsaee/about/submissions>. Acesso em: 26 jul. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Adriano PintoSouza, Henor Artur deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-26T12:45:36Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-26T12:45:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
title A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
spellingShingle A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
Gomes, Adriano Pinto
Estrutura de aço
Simulação térmica
Eficiência energética
title_short A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
title_full A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
title_fullStr A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
title_full_unstemmed A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
title_sort A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
author Gomes, Adriano Pinto
author_facet Gomes, Adriano Pinto
Souza, Henor Artur de
author_role author
author2 Souza, Henor Artur de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Adriano Pinto
Souza, Henor Artur de
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura de aço
Simulação térmica
Eficiência energética
topic Estrutura de aço
Simulação térmica
Eficiência energética
description Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre a importância da representação da estrutura de aço em simulações do comportamento térmico de modelos detalhados. O objetivo é avaliar a influência da estrutura de aço aparente no desempenho de um ambiente escolar artificialmente condicionado. Uma sala de aula do Prédio de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto foi analisada por meio de uma simulação computacional utilizando o programa EnergyPlus. As simulações consideraram cinco casos diferentes no tratamento das vigas de aço, contemplando soluções de proteção contra incêndio e aplicação de isolantes térmicos na estrutura. Os resultados obtidos são relativos ao consumo anual de energia e à carga térmica para resfriamento. A diferença máxima obtida foi de 2,5 % no consumo anual de energia e 4,1 % na carga térmica. Os valores encontrados são relevantes se considerar que a área de estrutura de aço corresponde somente a 6,3% da área total das superfícies opacas. Observou-se que a estrutura de aço aparente pode contribuir com o conforto térmico de ambientes, se for criteriosamente explorada sua capacidade de perder ou de ganhar calor pelas almas das vigas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-25T16:59:50Z
2015-05-25T16:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, A. P.; SOUZA, H. A. de. A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, v. 10, p. 5-23, 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rsaee/article/view/1794>. Acesso em: 09 abr. 2015.
2316-2457
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5485
identifier_str_mv GOMES, A. P.; SOUZA, H. A. de. A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, v. 10, p. 5-23, 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rsaee/article/view/1794>. Acesso em: 09 abr. 2015.
2316-2457
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002820203315200