Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532 |
Resumo: | Cálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real. |
id |
UFOP_15e7e524263002cf027d4d8dc4501cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14532 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.Computer vision in the derivative teaching : a study on the objects measurement.Detecção de bordaEngenharia de computaçãoMetodologia ativa de ensinoCálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real.Differential and Integral Calculus is a logical reasoning approach that enables a rapid modeling of everyday problems. The teaching of the derivative is usually approached theoretically. However, in technology areas such as Computer Engineering, the application of these concepts is not trivial. Computer systems operate on the basis of discrete data, which makes it difficult to use some techniques as seen in the classroom during the first years. The lack of applicability decreases the motivation in the students, since they can not understand the reason to study that particular content. Thinking about this, using project-based learning, a group work was proposed to elaborate a project that involved some subject of Computer Engineering and the use of the derivative. This article aims to study the image processing, more specifically the edge detection proposed by John Canny, trying to demonstrate to Computer Engineering students ways of applying differential calculus as a tool in algorithms. In order to present the potential of this tool linked to image processing, an algorithm that uses the edges of an image was developed to perform objects measurements in real time.2022-02-21T16:24:05Z2022-02-21T16:24:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFELIPPE, A. C. et al. Visão computacional no ensino da derivada: um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Revista de Ensino de Engenharia., v. 38, n. 3, p. 3-15, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1533>. Acesso em: 12 set. 2021.2236-0158http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532O periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 16 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFelippe, Alana CavalcanteMota, Vinícius Fernandes SoaresFigueiredo, Thiago SilvaPereira Júnior, Jamisson Jader MoraesSilveira, Gustavo TupiniTrindade, Rangel Henrique Mirandaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-02-21T16:24:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14532Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-02-21T16:24:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Computer vision in the derivative teaching : a study on the objects measurement. |
title |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. |
spellingShingle |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Felippe, Alana Cavalcante Detecção de borda Engenharia de computação Metodologia ativa de ensino |
title_short |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. |
title_full |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. |
title_fullStr |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. |
title_full_unstemmed |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. |
title_sort |
Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. |
author |
Felippe, Alana Cavalcante |
author_facet |
Felippe, Alana Cavalcante Mota, Vinícius Fernandes Soares Figueiredo, Thiago Silva Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes Silveira, Gustavo Tupini Trindade, Rangel Henrique Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Vinícius Fernandes Soares Figueiredo, Thiago Silva Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes Silveira, Gustavo Tupini Trindade, Rangel Henrique Miranda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felippe, Alana Cavalcante Mota, Vinícius Fernandes Soares Figueiredo, Thiago Silva Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes Silveira, Gustavo Tupini Trindade, Rangel Henrique Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Detecção de borda Engenharia de computação Metodologia ativa de ensino |
topic |
Detecção de borda Engenharia de computação Metodologia ativa de ensino |
description |
Cálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-02-21T16:24:05Z 2022-02-21T16:24:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FELIPPE, A. C. et al. Visão computacional no ensino da derivada: um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Revista de Ensino de Engenharia., v. 38, n. 3, p. 3-15, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1533>. Acesso em: 12 set. 2021. 2236-0158 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532 |
identifier_str_mv |
FELIPPE, A. C. et al. Visão computacional no ensino da derivada: um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Revista de Ensino de Engenharia., v. 38, n. 3, p. 3-15, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1533>. Acesso em: 12 set. 2021. 2236-0158 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002857028255744 |