Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Alana Cavalcante
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mota, Vinícius Fernandes Soares, Figueiredo, Thiago Silva, Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes, Silveira, Gustavo Tupini, Trindade, Rangel Henrique Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532
Resumo: Cálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real.
id UFOP_15e7e524263002cf027d4d8dc4501cd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14532
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.Computer vision in the derivative teaching : a study on the objects measurement.Detecção de bordaEngenharia de computaçãoMetodologia ativa de ensinoCálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real.Differential and Integral Calculus is a logical reasoning approach that enables a rapid modeling of everyday problems. The teaching of the derivative is usually approached theoretically. However, in technology areas such as Computer Engineering, the application of these concepts is not trivial. Computer systems operate on the basis of discrete data, which makes it difficult to use some techniques as seen in the classroom during the first years. The lack of applicability decreases the motivation in the students, since they can not understand the reason to study that particular content. Thinking about this, using project-based learning, a group work was proposed to elaborate a project that involved some subject of Computer Engineering and the use of the derivative. This article aims to study the image processing, more specifically the edge detection proposed by John Canny, trying to demonstrate to Computer Engineering students ways of applying differential calculus as a tool in algorithms. In order to present the potential of this tool linked to image processing, an algorithm that uses the edges of an image was developed to perform objects measurements in real time.2022-02-21T16:24:05Z2022-02-21T16:24:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFELIPPE, A. C. et al. Visão computacional no ensino da derivada: um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Revista de Ensino de Engenharia., v. 38, n. 3, p. 3-15, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1533>. Acesso em: 12 set. 2021.2236-0158http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532O periódico Revista de Ensino de Engenharia permite aos usuários distribuir os artigos publicados na revista on-line. Fonte: Revista de Ensino de Engenharia <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 16 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFelippe, Alana CavalcanteMota, Vinícius Fernandes SoaresFigueiredo, Thiago SilvaPereira Júnior, Jamisson Jader MoraesSilveira, Gustavo TupiniTrindade, Rangel Henrique Mirandaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-02-21T16:24:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14532Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-02-21T16:24:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
Computer vision in the derivative teaching : a study on the objects measurement.
title Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
spellingShingle Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
Felippe, Alana Cavalcante
Detecção de borda
Engenharia de computação
Metodologia ativa de ensino
title_short Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
title_full Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
title_fullStr Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
title_full_unstemmed Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
title_sort Visão computacional no ensino da derivada : um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens.
author Felippe, Alana Cavalcante
author_facet Felippe, Alana Cavalcante
Mota, Vinícius Fernandes Soares
Figueiredo, Thiago Silva
Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes
Silveira, Gustavo Tupini
Trindade, Rangel Henrique Miranda
author_role author
author2 Mota, Vinícius Fernandes Soares
Figueiredo, Thiago Silva
Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes
Silveira, Gustavo Tupini
Trindade, Rangel Henrique Miranda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Alana Cavalcante
Mota, Vinícius Fernandes Soares
Figueiredo, Thiago Silva
Pereira Júnior, Jamisson Jader Moraes
Silveira, Gustavo Tupini
Trindade, Rangel Henrique Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Detecção de borda
Engenharia de computação
Metodologia ativa de ensino
topic Detecção de borda
Engenharia de computação
Metodologia ativa de ensino
description Cálculo Diferencial e Integral é uma das principais disciplinas do ciclo básico em um curso de Engenharia, uma vez que desenvolve o raciocínio lógico, possibilitando a resolução rápida de problemas do cotidiano. O ensino da derivada é geralmente abordado de maneira teórica. Entretanto, em áreas de cunho tecnológico – como a Engenharia de Computação –, a aplicação dos conceitos de derivadas não é algo trivial. Os sistemas computacionais funcionam com base em dados discretos, o que impossibilita utilizar as técnicas como é visto dentro das salas de aula nos primeiros anos do curso. A falta de aplicabilidade provoca uma desmotivação no aluno, visto que ele não consegue entender o porquê estudar aquele determinado conteúdo. Pensando nisso, utilizando a aprendizagem baseada em projetos, foi proposto um trabalho em grupo para elaboração de um projeto que envolvesse algum tema da Engenharia de Computação e a utilização da derivada. Esse artigo visa a estudar o processamento de imagens, mais especificamente a detecção de bordas proposta por John Canny, buscando demonstrar aos alunos de Engenharia de Computação formas de se aplicar o cálculo diferencial como uma ferramenta nos algoritmos. A fim de apresentar o potencial dessa ferramenta vinculada ao processamento de imagem, foi desenvolvido um algoritmo capaz de utilizar as bordas de uma imagem para realizar medições de objetos em tempo real.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-02-21T16:24:05Z
2022-02-21T16:24:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELIPPE, A. C. et al. Visão computacional no ensino da derivada: um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Revista de Ensino de Engenharia., v. 38, n. 3, p. 3-15, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1533>. Acesso em: 12 set. 2021.
2236-0158
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532
identifier_str_mv FELIPPE, A. C. et al. Visão computacional no ensino da derivada: um estudo sobre a medição de objetos utilizando imagens. Revista de Ensino de Engenharia., v. 38, n. 3, p. 3-15, 2019. Disponível em: <http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/1533>. Acesso em: 12 set. 2021.
2236-0158
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002857028255744