Demanda de mercado sem o uso de funções de utilidade : abordagem por meio do paradigma da escolha com consumidores irracionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa Nunes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18005
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling Demanda de mercado sem o uso de funções de utilidade : abordagem por meio do paradigma da escolha com consumidores irracionais.Comportamento do consumidorConsumidores - preferênciaRazão práticaPrograma de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.A teoria tradicional da maximização da utilidade é amplamente difundida no meio acadêmico, apesar de sofrer críticas em relação a alguns de seus pressupostos, especialmente à racionalidade. Neste contexto, Becker (1962) buscou provar que os axiomas referentes às preferências racionais – completude, transitividade e continuidade – são mais restritivos do que se faz necessário para atingir a Lei da Demanda. Com isso, o autor propôs um modelo de agentes alcunhados como “irracionais”. Neste presente trabalho, por meio de simulações de consumidores que aleatorizam sobre uma restrição orçamentária e empregando-se códigos na linguagem de programação do R, conseguiu-se replicar o modelo de Becker de uma maneira mais ampla. Como método, foi utilizada essencialmente a estática comparativa para analisar 20 mil consumidores simulados. Tais consumidores se encontram, na média, no meio da restrição orçamentária e a escolha particular de cada um deles está sujeita a uma distribuição uniforme. As simulações foram realizadas visando estressar a Lei da Demanda para diversos casos e o foco foi mantido apenas no modelo de consumidores randômicos. Um ponto muito relevante nessa dissertação é a incorporação do axioma fraco a esse consumidor aleatório, pois ele aumenta os casos de mantenimento da Lei da Demanda. Como conclusão entende-se que a Lei da Demanda é respeitada, na média, para consumidores que seguem os pressupostos desse modelo e que existe uma probabilidade máxima q, que garantem essa lei.The traditional theory of maximizing utility is widely disseminated in academia, despite being criticized in relation to some of its assumptions, especially the rationality. In this context, Becker (1962) sought to prove that the axioms referring to rational preferences – completeness, transitivity and continuity – are more restrictive than it is necessary to achieve the Law of Demand. With this, the author proposed a model of agents nicknamed as "irrational". In this present work, through simulations of consumers who randomize about a budget constraint and using codes in the R programming language, it was possible to replicate Becker's model in a broader way. As a method, comparative statics was essentially used to analyze 20,000 simulated consumers. Such consumers are, on average, in the middle of the budget constraint and the particular choice of each of them is subject to a uniform distribution. The simulations were carried out in order to stress the Law of Demand for several cases and the focus was maintained only on the random consumer model. A very relevant point in this dissertation is the incorporation of the weak axiom to this random consumer, as it increases the cases of maintenance of the Law of Demand. As a conclusion, it is understood that the Law of Demand is respected, on average, for consumers who follow the assumptions of this model and that there is a maximum probability q, which guarantee this law.Delgado, Victor Maia SennaFrancisco Neto, AntônioDelgado, Victor Maia SennaFrancisco Neto, AntônioBarrenechea, Martin Harry VargasPeñaloza, Rodrigo Andrés de SouzaSantos, Larissa Nunes dos2024-01-18T21:17:25Z2024-01-18T21:17:25Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Larissa Nunes dos. Demanda de mercado sem o uso de funções de utilidade: abordagem por meio do paradigma da escolha com consumidores irracionais. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18005http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-01-18T21:17:34Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18005Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-01-18T21:17:34Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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