Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_1cbdf74be2ed99a06d64fba8d8b6e6ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/13466 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Gomes, Thiago Henrique Fernandes LeãoCoração, Cláudio RodriguesSoares, Rosana de LimaRocha, Adriano Medeiros daCoração, Cláudio Rodrigues2021-08-12T00:42:11Z2021-08-12T00:42:11Z2021GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa busca investigar como a formação religiosa – católica – aparece no cinema de Martin Scorsese, configurando os sentidos das produções. Para isso, vamos olhar para a trajetória do cineasta, concentrando-nos em três filmes: Caminhos Perigosos (1973), Cabo do Medo (1991), e O Lobo de Wall Street (2013). A partir desses momentos chave, perceber como categorias como violência, sagrado, profano, sonhos, contracultura são importantes para decodificar a experiência na produção cinematográfica norte-americana a partir da década de 1970. Além disso, a pesquisa busca debater as próprias configurações do cinema enquanto arte e entreterimento, explorando principalmente a virada da contracultura para o cinema hegemônico operada por Scorsese desde sua produção inicial aos filmes mais recentes. Discutimos também como essas questões dialogam com o próprio tempo e tecido social, as relações sócio políticas, econômicas, e culturais. É fundamental para a compreensão da trajetória de Scorsese perceber como todas essas questões estão articuladas com diversas formas de violências: do capitalismo, das ruas e das instituições, e como os sujeitos marginalizados são afetados por todas essas dinâmicas. Além disso, debatemos como a relação com o cinema e as potencialidades catárticas são fundamentalmente uma relação com o tempo, apoiados em autores da teoria cinematográfica e da filosofia. Por fim, tratamos a relação do sujeito com a finitude da vida., da passagem do tempo e envelhecimento, buscando perceber como essas questões estão intimamente implicadas na atitude religiosa.The research seeks to investigate how religious formation – Catholic – appears in Martin Scorsese's cinema, configuring the meanings of the productions. For this, we will look at the filmmaker's trajectory, focusing on three films: Caminhos Perigosos (1973), Cabo do Medo (1991), and O Lobo de Wall Street (2013). From these key moments, understanding how categories such as violence, sacred, profane, dreams, counterculture are important to decode the experience in North American film production from the 1970s onwards. In addition, the research seeks to debate the very configurations of cinema as art and entertainment, exploring mainly the turn of the counterculture to the hegemonic cinema operated by Scorsese from its initial production to the most recent films. We also discuss how these issues dialogue with time and social fabric, socio-political, economic, and cultural relations. It is essential to understand Scorsese's trajectory to understand how all these issues are articulated with different forms of violence: from capitalism, from the streets and from institutions, and how marginalized subjects are affected by all these dynamics. Furthermore, we debate how the relationship with cinema and cathartic potentialities are fundamentally a relationship with time, supported by authors of cinematographic theory and philosophy. Finally, we deal with the subject's relationship with the finitude of life, with the passage of time and aging, seeking to understand how these issues are intimately involved in the religious attitude.http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessScorsese, Martin, 1942ReligiosidadeViolênciaViolência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALDISSERTAÇÃO_ViolênciaMoralReligiosa.pdfDISSERTAÇÃO_ViolênciaMoralReligiosa.pdfapplication/pdf98380633http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Viol%c3%aanciaMoralReligiosa.pdfd137d551e47ea8c6c839f31bd59a6cbeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/2/license_rdf2b2ab6ec8a6a222739b9c0e57c635c2eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53123456789/134662021-08-11 20:42:21.211oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-08-12T00:42:21Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
title |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
spellingShingle |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão Scorsese, Martin, 1942 Religiosidade Violência |
title_short |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
title_full |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
title_fullStr |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
title_full_unstemmed |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
title_sort |
Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura. |
author |
Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão |
author_facet |
Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv |
Coração, Cláudio Rodrigues Soares, Rosana de Lima Rocha, Adriano Medeiros da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coração, Cláudio Rodrigues |
contributor_str_mv |
Coração, Cláudio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Scorsese, Martin, 1942 Religiosidade Violência |
topic |
Scorsese, Martin, 1942 Religiosidade Violência |
description |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-12T00:42:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-12T00:42:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466 |
identifier_str_mv |
GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Viol%c3%aanciaMoralReligiosa.pdf http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/2/license_rdf http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d137d551e47ea8c6c839f31bd59a6cbe 2b2ab6ec8a6a222739b9c0e57c635c2e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685790372134912 |