Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_1cbdf74be2ed99a06d64fba8d8b6e6ad
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/13466
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Gomes, Thiago Henrique Fernandes LeãoCoração, Cláudio RodriguesSoares, Rosana de LimaRocha, Adriano Medeiros daCoração, Cláudio Rodrigues2021-08-12T00:42:11Z2021-08-12T00:42:11Z2021GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa busca investigar como a formação religiosa – católica – aparece no cinema de Martin Scorsese, configurando os sentidos das produções. Para isso, vamos olhar para a trajetória do cineasta, concentrando-nos em três filmes: Caminhos Perigosos (1973), Cabo do Medo (1991), e O Lobo de Wall Street (2013). A partir desses momentos chave, perceber como categorias como violência, sagrado, profano, sonhos, contracultura são importantes para decodificar a experiência na produção cinematográfica norte-americana a partir da década de 1970. Além disso, a pesquisa busca debater as próprias configurações do cinema enquanto arte e entreterimento, explorando principalmente a virada da contracultura para o cinema hegemônico operada por Scorsese desde sua produção inicial aos filmes mais recentes. Discutimos também como essas questões dialogam com o próprio tempo e tecido social, as relações sócio políticas, econômicas, e culturais. É fundamental para a compreensão da trajetória de Scorsese perceber como todas essas questões estão articuladas com diversas formas de violências: do capitalismo, das ruas e das instituições, e como os sujeitos marginalizados são afetados por todas essas dinâmicas. Além disso, debatemos como a relação com o cinema e as potencialidades catárticas são fundamentalmente uma relação com o tempo, apoiados em autores da teoria cinematográfica e da filosofia. Por fim, tratamos a relação do sujeito com a finitude da vida., da passagem do tempo e envelhecimento, buscando perceber como essas questões estão intimamente implicadas na atitude religiosa.The research seeks to investigate how religious formation – Catholic – appears in Martin Scorsese's cinema, configuring the meanings of the productions. For this, we will look at the filmmaker's trajectory, focusing on three films: Caminhos Perigosos (1973), Cabo do Medo (1991), and O Lobo de Wall Street (2013). From these key moments, understanding how categories such as violence, sacred, profane, dreams, counterculture are important to decode the experience in North American film production from the 1970s onwards. In addition, the research seeks to debate the very configurations of cinema as art and entertainment, exploring mainly the turn of the counterculture to the hegemonic cinema operated by Scorsese from its initial production to the most recent films. We also discuss how these issues dialogue with time and social fabric, socio-political, economic, and cultural relations. It is essential to understand Scorsese's trajectory to understand how all these issues are articulated with different forms of violence: from capitalism, from the streets and from institutions, and how marginalized subjects are affected by all these dynamics. Furthermore, we debate how the relationship with cinema and cathartic potentialities are fundamentally a relationship with time, supported by authors of cinematographic theory and philosophy. Finally, we deal with the subject's relationship with the finitude of life, with the passage of time and aging, seeking to understand how these issues are intimately involved in the religious attitude.http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessScorsese, Martin, 1942ReligiosidadeViolênciaViolência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALDISSERTAÇÃO_ViolênciaMoralReligiosa.pdfDISSERTAÇÃO_ViolênciaMoralReligiosa.pdfapplication/pdf98380633http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Viol%c3%aanciaMoralReligiosa.pdfd137d551e47ea8c6c839f31bd59a6cbeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/2/license_rdf2b2ab6ec8a6a222739b9c0e57c635c2eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53123456789/134662021-08-11 20:42:21.211oai:localhost:123456789/13466Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-08-12T00:42:21Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
title Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
spellingShingle Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão
Scorsese, Martin, 1942
Religiosidade
Violência
title_short Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
title_full Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
title_fullStr Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
title_full_unstemmed Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
title_sort Violência e moral religiosa em Martin Scorsese : sonhos e pesadelos de contracultura.
author Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão
author_facet Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
Soares, Rosana de Lima
Rocha, Adriano Medeiros da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
contributor_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Scorsese, Martin, 1942
Religiosidade
Violência
topic Scorsese, Martin, 1942
Religiosidade
Violência
description Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T00:42:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T00:42:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466
identifier_str_mv GOMES, Thiago Henrique Fernandes Leão. Violência e moral religiosa em Martin Scorsese: sonhos e pesadelos de contracultura. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Viol%c3%aanciaMoralReligiosa.pdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/2/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13466/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d137d551e47ea8c6c839f31bd59a6cbe
2b2ab6ec8a6a222739b9c0e57c635c2e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685790372134912