Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nair Prata Moreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopez, Debora Cristina, Freire, Marcelo, Avelar, Kamilla Morando, Diehl, Danielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12940
https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_4
Resumo: O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.
id UFOP_1da0d13cdc898d0df9de61f82b8ba55e
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/12940
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Martins, Nair Prata MoreiraLopez, Debora CristinaFreire, MarceloAvelar, Kamilla MorandoDiehl, Danielle2020-11-19T13:35:49Z2020-11-19T13:35:49Z2019MARTINS, N. P. M. et al. Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade. Media e Jornalismo, v. 18, n. 34, p. 47-63, jun. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_34_4>. Acesso em: 27 set. 2020.1645-5681http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12940https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_4O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.Brazilian radio, inserted in the new media ecology, faces diverse challenges, assuming different configurations in front of the scenario of constant technological development. Given the context, this article turns its attention to the positioning on Facebook of three Brazilian radio stations, namely Radio Mix, Rádio Jovem Pan and Radio Transamérica. Using the methodology of content analysis in social networks and the comparative case study (Yin, 2001), the objective is to understand the main strategies of posting and engagement used by the broadcasters to capture the attention of the audience in social networks. The results point to the lack of strategy and low engagement in fanpages. None of the analyzed stations builds an effective process of interaction in their social networks, predominating the participation, characteristic of the young radio of the years 1990.O periódico Media & Jornalismo permite o arquivamento da versão PDF do editor em repositórios de acesso aberto. Fonte: Sherpa/Romeo <https://v2.sherpa.ac.uk/id/publication/33011?template=romeo>. Acesso em: 19 nov. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessRádio expandidoBrasilPosicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.Positioning of young Brazilian radios in social networks : interactivity strategies and actions.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12940/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_PosicionamentoRadiosJovens.pdfARTIGO_PosicionamentoRadiosJovens.pdfapplication/pdf1594537http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12940/1/ARTIGO_PosicionamentoRadiosJovens.pdf9930896383de0cc08d7dbba474a17e04MD51123456789/129402020-11-19 08:35:49.133oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-11-19T13:35:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Positioning of young Brazilian radios in social networks : interactivity strategies and actions.
title Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
spellingShingle Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
Martins, Nair Prata Moreira
Rádio expandido
Brasil
title_short Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
title_full Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
title_fullStr Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
title_full_unstemmed Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
title_sort Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
author Martins, Nair Prata Moreira
author_facet Martins, Nair Prata Moreira
Lopez, Debora Cristina
Freire, Marcelo
Avelar, Kamilla Morando
Diehl, Danielle
author_role author
author2 Lopez, Debora Cristina
Freire, Marcelo
Avelar, Kamilla Morando
Diehl, Danielle
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Nair Prata Moreira
Lopez, Debora Cristina
Freire, Marcelo
Avelar, Kamilla Morando
Diehl, Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio expandido
Brasil
topic Rádio expandido
Brasil
description O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T13:35:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T13:35:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, N. P. M. et al. Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade. Media e Jornalismo, v. 18, n. 34, p. 47-63, jun. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_34_4>. Acesso em: 27 set. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12940
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1645-5681
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_4
identifier_str_mv MARTINS, N. P. M. et al. Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade. Media e Jornalismo, v. 18, n. 34, p. 47-63, jun. 2019. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_34_4>. Acesso em: 27 set. 2020.
1645-5681
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12940
https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12940/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12940/1/ARTIGO_PosicionamentoRadiosJovens.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
9930896383de0cc08d7dbba474a17e04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685712596107264