A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coração, Cláudio Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Lilian Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6816
Resumo: A agência Pública é colocada sob investigação teórica quanto à sua identidade. O agenda-mento de pautas sociais de interesse público da agência é compartilhado com a discussão sobre o fazer jornalístico. Pública, como o próprio nome sugere, demarca sua intenção de pautar o debate sobre questões de interesse público. Viabilizada pelo investimento de fundações, o modelo de jornalismo de Pública também propõe a produção de reportagens por meio do financiamento coletivo. A agência utiliza, assim, a plataforma digital como espaço de acirramento de pautas, angulações e criação de possibilidades de interação e participação democrática. Ao analisar a reportagem "Os boias-frias de futebol" e outras produções de Pública, pretendeu-se observar, sob os aspectos discursivos e funcionais, em que medida a proposta da agência de reportagens dialoga com questões fundamentais para a tentativa de entendimento do jornalismo contemporâneo. O aspecto conclusivo deste trabalho apresenta o jornalismo, ancorado na reportagem, como um ator fundamental nos embates públicos da contemporaneidade.
id UFOP_1e8da39ed254d352099763b85fa40702
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/6816
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Coração, Cláudio RodriguesMartins, Lilian Juliana2016-08-10T18:29:36Z2016-08-10T18:29:36Z2015CORAÇÃO, C. R.; MARTINS, L. J. A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo. Revista de Estudos da Comunicação, v. 16, p. 150-164, 2015. Disponível em:<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=15763&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 25 jul. 2015.19828675http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6816A agência Pública é colocada sob investigação teórica quanto à sua identidade. O agenda-mento de pautas sociais de interesse público da agência é compartilhado com a discussão sobre o fazer jornalístico. Pública, como o próprio nome sugere, demarca sua intenção de pautar o debate sobre questões de interesse público. Viabilizada pelo investimento de fundações, o modelo de jornalismo de Pública também propõe a produção de reportagens por meio do financiamento coletivo. A agência utiliza, assim, a plataforma digital como espaço de acirramento de pautas, angulações e criação de possibilidades de interação e participação democrática. Ao analisar a reportagem "Os boias-frias de futebol" e outras produções de Pública, pretendeu-se observar, sob os aspectos discursivos e funcionais, em que medida a proposta da agência de reportagens dialoga com questões fundamentais para a tentativa de entendimento do jornalismo contemporâneo. O aspecto conclusivo deste trabalho apresenta o jornalismo, ancorado na reportagem, como um ator fundamental nos embates públicos da contemporaneidade.The Public Agency is placed under theoretical investigation about its identity. The scheduling of social agendas of public interest is shared with the Public discussion about the way of to do journalism. Public, as the name suggests, marks its intention to abide debate on issues of public interest. Made possible by the investment foundations, public journalism model also proposes the production of reports through crowdfunding . The agency uses thus the digital platform as guidelines intensification of space, angles and creating possibilities of interaction and demo-cratic participation. Analyzing the report "Os boias-frias do futebol" and other Public's produc-tions, we had the intention to observe, under the discursive and functional aspects, how the proposed reporting agency dialogues with the keys issues for the attempt of understanding the contemporary journalism. The conclusion of this work shows the journalism, attached in the report, as a fundamental actor in the public discussions of contemporaneity.Os trabalhos publicados na Revista de Estudos da Comunicação estão sob Licença Creative Commons 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista de Estudos da Comunicação <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd99=actual>. Acesso em: 02 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessJornalismoContemporaneityA identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.The journalistic identity of Public Agency in the discussion of contemporary journalism.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6816/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_IdentidadeJornalísticaAgência.pdfARTIGO_IdentidadeJornalísticaAgência.pdfapplication/pdf897626http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6816/1/ARTIGO_IdentidadeJornal%c3%adsticaAg%c3%aancia.pdffcb7abf8db133f368570fc80259be291MD51123456789/68162019-02-13 09:07:40.375oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-02-13T14:07:40Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The journalistic identity of Public Agency in the discussion of contemporary journalism.
title A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
spellingShingle A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
Coração, Cláudio Rodrigues
Jornalismo
Contemporaneity
title_short A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
title_full A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
title_fullStr A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
title_full_unstemmed A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
title_sort A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo.
author Coração, Cláudio Rodrigues
author_facet Coração, Cláudio Rodrigues
Martins, Lilian Juliana
author_role author
author2 Martins, Lilian Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coração, Cláudio Rodrigues
Martins, Lilian Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Contemporaneity
topic Jornalismo
Contemporaneity
description A agência Pública é colocada sob investigação teórica quanto à sua identidade. O agenda-mento de pautas sociais de interesse público da agência é compartilhado com a discussão sobre o fazer jornalístico. Pública, como o próprio nome sugere, demarca sua intenção de pautar o debate sobre questões de interesse público. Viabilizada pelo investimento de fundações, o modelo de jornalismo de Pública também propõe a produção de reportagens por meio do financiamento coletivo. A agência utiliza, assim, a plataforma digital como espaço de acirramento de pautas, angulações e criação de possibilidades de interação e participação democrática. Ao analisar a reportagem "Os boias-frias de futebol" e outras produções de Pública, pretendeu-se observar, sob os aspectos discursivos e funcionais, em que medida a proposta da agência de reportagens dialoga com questões fundamentais para a tentativa de entendimento do jornalismo contemporâneo. O aspecto conclusivo deste trabalho apresenta o jornalismo, ancorado na reportagem, como um ator fundamental nos embates públicos da contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-10T18:29:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-10T18:29:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORAÇÃO, C. R.; MARTINS, L. J. A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo. Revista de Estudos da Comunicação, v. 16, p. 150-164, 2015. Disponível em:<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=15763&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 25 jul. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6816
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 19828675
identifier_str_mv CORAÇÃO, C. R.; MARTINS, L. J. A identidade jornalística da agência Pública na discussão sobre o jornalismo contemporâneo. Revista de Estudos da Comunicação, v. 16, p. 150-164, 2015. Disponível em:<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/comunicacao?dd1=15763&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 25 jul. 2015.
19828675
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6816/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6816/1/ARTIGO_IdentidadeJornal%c3%adsticaAg%c3%aancia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
fcb7abf8db133f368570fc80259be291
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685754422755328