A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Verônica Mendes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Ana Maria Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751
https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.
id UFOP_1eca13c23ccd20bcae1162afb577beb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12751
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.Culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous school’s borders.Educação escolar indígenaO objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.This article’s objective is to talk about culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous schools. In this process, we have a closer interest on culture teachers. The article is the result of a research that had ethnographic investigation as its theoric-methodologic option. We concluded that the culture is setting itself as the central element in Xakriabá’s schools and that the presence of these teachers corroborates this fact. The institution as well as those teachers’ practices make clear the intentions and the presence of a reinvention of the school’s place among the Xakriabá: a place to circulate the “culture” and their culture. This way, the school also becomes a place to exhibit others Xakriabá’s indianity.2020-09-17T18:38:37Z2020-09-17T18:38:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, V. M.; GOMES, A. M. R. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. e240027, jun. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100221>. Acesso em: 03 jul. 2020.1809-449Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Verônica MendesGomes, Ana Maria Rabeloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-09-17T18:38:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12751Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-09-17T18:38:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
Culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous school’s borders.
title A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
spellingShingle A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
Pereira, Verônica Mendes
Educação escolar indígena
title_short A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
title_full A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
title_fullStr A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
title_full_unstemmed A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
title_sort A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.
author Pereira, Verônica Mendes
author_facet Pereira, Verônica Mendes
Gomes, Ana Maria Rabelo
author_role author
author2 Gomes, Ana Maria Rabelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Verônica Mendes
Gomes, Ana Maria Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
topic Educação escolar indígena
description O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-17T18:38:37Z
2020-09-17T18:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, V. M.; GOMES, A. M. R. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. e240027, jun. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100221>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1809-449X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751
https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027
identifier_str_mv PEREIRA, V. M.; GOMES, A. M. R. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. e240027, jun. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100221>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1809-449X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751
https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002801056317440