Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Breynner Ricardo de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Ana Cristina Prado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16966
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557
Resumo: Este dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.
id UFOP_21873177493869b36034917b80d8496d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16966
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.Dossier : implementación de políticas educativas en el contexto iberoamericano.Dossier : implementation of educational policies in the Ibero-American context.BurocraciasEste dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.Este número reúne artículos sobre la implementación de políticas educativas. En el campo de la educación, la producción enfocada en el análisis de los procesos de implementación de políticas/programas y sus dinámicas aún se está consolidando y es en esa dirección que este dossier pretende enfocarse, reuniendo 18 artículos que presentan diferentes enfoques, metodologías y contextos de implementación de políticas educativas. De estos, 13 son investigadores vinculados a la Red de Estudios sobre la Implementación de Políticas Públicas Educativas (REIPPE), red que moviliza activamente el campo desde su creación en 2014. Los artículos articulan Ciencias Políticas, Sociología, Antropología, Administración Pública y Educación, y discutir temas que son importantes para esta agenda de investigación: trayectorias, contextos, arreglos institucionales, capacidades estatales, prácticas y estrategias asociadas a la provisión de bienes y servicios, el desempeño de los burócratas y burocracias en sus diversas instancias y los efectos de la implementación.2023-07-14T20:35:22Z2023-07-14T20:35:22Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de. Dossiê: implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 3, p. 2082-2094, nov. 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17557>. Acesso em: 06 jul. 2023.1982-5587http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16966https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Breynner Ricardo deOliveira, Ana Cristina Prado deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-07-14T20:35:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16966Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-07-14T20:35:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
Dossier : implementación de políticas educativas en el contexto iberoamericano.
Dossier : implementation of educational policies in the Ibero-American context.
title Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
spellingShingle Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
Oliveira, Breynner Ricardo de
Burocracias
title_short Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
title_full Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
title_fullStr Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
title_full_unstemmed Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
title_sort Dossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.
author Oliveira, Breynner Ricardo de
author_facet Oliveira, Breynner Ricardo de
Oliveira, Ana Cristina Prado de
author_role author
author2 Oliveira, Ana Cristina Prado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Breynner Ricardo de
Oliveira, Ana Cristina Prado de
dc.subject.por.fl_str_mv Burocracias
topic Burocracias
description Este dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-14T20:35:22Z
2023-07-14T20:35:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de. Dossiê: implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 3, p. 2082-2094, nov. 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17557>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1982-5587
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16966
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557
identifier_str_mv OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de. Dossiê: implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 3, p. 2082-2094, nov. 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17557>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1982-5587
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16966
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002823948828672