Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10123
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_240d796d03c06d465fa02cfeacec877d
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/10123
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Salamanca Rodríguez, Gedma AlejandraTavares, Frederico de Mello BrandãoFrança, Vera Regina VeigaCoração, Cláudio RodriguesTavares, Frederico de Mello Brandão2018-09-06T12:33:59Z2018-09-06T12:33:59Z2018SALAMANCA RODRÍGUEZ, Gedma Alejandra. Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10123Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa que se apresenta neste texto procurou compreender a configuração do gênero de ficção televisiva colombiana ao longo do tempo. Partimos do reconhecimento das particularidades da história da televisão na Colômbia, dadas por diferentes formas de interação entre o público e o privado, que derivaram em dois modelos de televisão. Também consideramos uma ideia de gênero como categoria cultural, que articula dinâmicas culturais com formatos industriais e modos de produção com competências de recepção. Dessa forma, buscamos identificar as características da teleficção na Colômbia, considerando as tensões existentes entre a indústria televisiva e a vida social, cultural e política do país e suas singularidades, transformações, rupturas e continuidades no contexto histórico. Como estratégia metodológica, recorremos à análise de entrevistas de diferentes personagens que participaram da televisão colombiana e que aparecem no documentário Caracol: Colombia en el espejo: 60 años de televisión (2014), na web série RTVC: Estudio 5 (2017) e no livro de Henry Ernesto Pérez Ballén História de una pasión. La telenovela colombiana según nueve libretistas nacionales (2015). As entrevistas nos revelaram um imaginário de duas televisões nacionais, dadas nos modelos misto e privado, que geraram também dois tipos de teleficção. No modelo misto, a ficção se descreve como diversa e cultural, enquanto no privado, se apresenta industrializada e comercial. Este panorama aponta de maneira reflexiva para um conjunto de transformações em relação a um projeto de nação, liderado pelo Estado e sustentado na diversidade, e que se enfraqueceu gradualmente diante de interesses de mercado. Além disso, conseguimos identificar que a ficção na Colômbia se organizou em torno de comédias, séries e dramatizados, subgêneros que relataram histórias do contexto nacional e nos quais se evidenciam elementos de diferentes temporalidades. Mais do que uma lista de características ou fórmulas da ficção televisiva nacional, a pesquisa nos permitiu compreender que a teleficção se constitui em um relato que, desde o teleteatro até as narco series, remete à cultura do país e suas transformações.La investigación que se presenta en este texto buscó comprender la configuración del género de ficción televisiva colombiana a través del tiempo. Partimos de reconocer las particularidades de la historia de la televisión en Colombia, dada por diferentes formas de interacción entre lo público y lo privado que derivaron en dos modelos de televisión. También consideramos una idea de género como categoría cultural, que articula dinámicas culturales con formatos industriales y modos de producción con competencias de recepción. De tal manera, buscamos identificar las características de la teleficción en Colombia considerando las tensiones existentes entre la industria televisiva y la vida social, cultural y política del país, y sus particularidades, transformaciones, rupturas y continuidades en el contexto histórico. Como estrategia metodológica, recurrimos al análisis de entrevistas de diferentes personajes que participaron de la televisión colombiana y que aparecen en el documental del Canal Caracol: Colombia en el espejo: 60 años de televisión (2014), de la serie web producida por RTVC: Estudio 5 (2017) y en el libro de Henry Ernesto Pérez Ballén História de una pasión. La telenovela colombiana según nueve libretistas nacionales (2015). Las entrevistas nos revelaron un imaginario de dos televisiones nacionales, enmarcadas en los modelos mixto y privado, que generaron también dos tipos de teleficción. En el modelo mixto, la ficción se describe como diversa y cultural, mientras en el privado, se muestra industrializada y comercial. Este panorama es reflejo de un conjunto de transformaciones en relación a un proyecto de nación, liderado por el Estado y sustentado en la diversidad, y que se debilitó gradualmente ante intereses de mercado. Además, conseguimos identificar que la ficción en Colombia se organizó en torno de comedias, series y dramatizados, subgéneros que relataron historias del contexto nacional y en los que se evidencian elementos de diferentes temporalidades. Más que un listado de características o fórmulas de la ficción televisiva nacional, la investigación nos permitió comprender que la teleficción se constituye en un relato que, desde el teleteatro hasta las narco series remite a la cultura del país y a sus transformaciones.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessTelevisãoPráticas comunicacionaisTempo socialGênero televisivoDo teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_TeleteatroNarcoSéries.pdfDISSERTAÇÃO_TeleteatroNarcoSéries.pdfapplication/pdf1827915http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_TeleteatroNarcoS%c3%a9ries.pdf981312e729989177547911ea44a5b3d2MD51123456789/101232018-09-06 08:33:59.587oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-09-06T12:33:59Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
title Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
spellingShingle Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
Televisão
Práticas comunicacionais
Tempo social
Gênero televisivo
title_short Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
title_full Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
title_fullStr Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
title_full_unstemmed Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
title_sort Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana.
author Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
author_facet Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Tavares, Frederico de Mello Brandão
França, Vera Regina Veiga
Coração, Cláudio Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Frederico de Mello Brandão
contributor_str_mv Tavares, Frederico de Mello Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Práticas comunicacionais
Tempo social
Gênero televisivo
topic Televisão
Práticas comunicacionais
Tempo social
Gênero televisivo
description Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-06T12:33:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-06T12:33:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALAMANCA RODRÍGUEZ, Gedma Alejandra. Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10123
identifier_str_mv SALAMANCA RODRÍGUEZ, Gedma Alejandra. Do teleteatro às narco séries : o gênero de teleficção colombiana. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/10123/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_TeleteatroNarcoS%c3%a9ries.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
981312e729989177547911ea44a5b3d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685764580311040