A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14947 |
Resumo: | A histórica desigualdade da divisão do trabalho doméstico entre mulheres e homens acentuou-se durante a pandemia de covid-19, sobretudo para as populações rurais. Baseado nesse cenário, este artigo analisa, pela perspectiva das teorias feministas, os episódios das Zapnovelas, produzidos pela campanha “Pela divisão justa do trabalho doméstico”. Os episódios foram estudados pela análise de conteúdo. Constatou-se que ao adaptar o formato popular das telenovelas para as redes sociais, as organizações feministas utilizam estratégias para aproximar os feminismos das mulheres rurais, falando sobre equidade, divisão sexual do trabalho, além de estimular o debate sobre masculinidades e empoderamento feminino. |
id |
UFOP_27e27dba6b97dc1f73cedfbdc6ec6dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14947 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais.InterseccionalidadeIntersectionalityA histórica desigualdade da divisão do trabalho doméstico entre mulheres e homens acentuou-se durante a pandemia de covid-19, sobretudo para as populações rurais. Baseado nesse cenário, este artigo analisa, pela perspectiva das teorias feministas, os episódios das Zapnovelas, produzidos pela campanha “Pela divisão justa do trabalho doméstico”. Os episódios foram estudados pela análise de conteúdo. Constatou-se que ao adaptar o formato popular das telenovelas para as redes sociais, as organizações feministas utilizam estratégias para aproximar os feminismos das mulheres rurais, falando sobre equidade, divisão sexual do trabalho, além de estimular o debate sobre masculinidades e empoderamento feminino.The historically unequal division of domestic labor between men and women was accentuated during the COVID-19 pandemic, especially in rural populations. Given this scenario, this article analyzed, based on feminist theories, the five episodes of Zapnovelas produced by the campaign “For the fair Division of Domestic Labor” through a content analysis. Results showed that by adapting the popular format of telenovelas to social media, feminist organizations use strategies to bring feminisms closer to rural women, addressing equity, sexual division of labor, as well as stimulating the debate on masculinities and female empowerment.2022-06-09T18:08:15Z2022-06-09T18:08:15Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEAL, D. de U. et al. A campanha “Pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. Revista Gênero, Niterói, v. 22, n. 2, p. 244-262, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistagenero/issue/view/2587>. Acesso em: 24 maio 2022.2316-1108http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14947Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Daniela de UlysséaMelo, Angelina MoreiraRezende, Daniela LeandroLopes, Ivonete da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-06-09T18:08:23Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14947Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-06-09T18:08:23Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
title |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
spellingShingle |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. Leal, Daniela de Ulysséa Interseccionalidade Intersectionality |
title_short |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
title_full |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
title_fullStr |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
title_full_unstemmed |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
title_sort |
A campanha “pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. |
author |
Leal, Daniela de Ulysséa |
author_facet |
Leal, Daniela de Ulysséa Melo, Angelina Moreira Rezende, Daniela Leandro Lopes, Ivonete da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Angelina Moreira Rezende, Daniela Leandro Lopes, Ivonete da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Daniela de Ulysséa Melo, Angelina Moreira Rezende, Daniela Leandro Lopes, Ivonete da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interseccionalidade Intersectionality |
topic |
Interseccionalidade Intersectionality |
description |
A histórica desigualdade da divisão do trabalho doméstico entre mulheres e homens acentuou-se durante a pandemia de covid-19, sobretudo para as populações rurais. Baseado nesse cenário, este artigo analisa, pela perspectiva das teorias feministas, os episódios das Zapnovelas, produzidos pela campanha “Pela divisão justa do trabalho doméstico”. Os episódios foram estudados pela análise de conteúdo. Constatou-se que ao adaptar o formato popular das telenovelas para as redes sociais, as organizações feministas utilizam estratégias para aproximar os feminismos das mulheres rurais, falando sobre equidade, divisão sexual do trabalho, além de estimular o debate sobre masculinidades e empoderamento feminino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-09T18:08:15Z 2022-06-09T18:08:15Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, D. de U. et al. A campanha “Pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. Revista Gênero, Niterói, v. 22, n. 2, p. 244-262, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistagenero/issue/view/2587>. Acesso em: 24 maio 2022. 2316-1108 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14947 |
identifier_str_mv |
LEAL, D. de U. et al. A campanha “Pela divisão justa do trabalho doméstico” e a popularização do feminismo para as mulheres rurais. Revista Gênero, Niterói, v. 22, n. 2, p. 244-262, 2022. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistagenero/issue/view/2587>. Acesso em: 24 maio 2022. 2316-1108 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002864773038080 |