Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueredo, Giacomo Patrocinio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santorum, Karen Andresa Teixeira, Andrade, Nathan Botelho, Damasceno, Lucas Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16172
http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.700-742
Resumo: Este artigo se insere nos estudos gramaticais de base funcional, modelando a gramática com base no uso a partir de sua organização sistêmica. A Pedagogia de Gênero – modelo de ensino de línguas baseado no uso – tem como referência a síntese textual, operação pela qual as escolhas linguísticas necessariamente se configuram segundo padrões contextuais, e responde às demandas de modelos funcionais da gramática voltados para o ensino de línguas. Contudo, um problema frequente é a seleção de ‘textos-modelo’ para textos sintéticos, que recai não sobre os padrões de uso, mas sobre a subjetividade de quem aplica o modelo. Este artigo objetiva oferecer um modelo de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação na Pedagogia de Gênero que escapa à seleção não-sistematizada por preconizar a natureza quantitativa da língua com base no uso para a seleção de ‘textos-modelo’. Mais especificamente, apresenta o processo de modelagem de um texto sintético do domínio da Popularização da Ciência a partir de critérios sistêmicos e quantitativos para ‘textos-modelo’ de base. Em seguida, avalia como o modelo pode contribuir para a eficácia na produção de textos por meio de um experimento de produção textual, no qual se comparam produções de textos por um grupo de aprendizes tendo como base ‘textos-modelo’ sintetizados por critérios sistêmicos e quantitativos com base no uso. Os resultados mostram que a modelagem de textos sintéticos serve como subsidio eficiente para aplicação no ensino.
id UFOP_29f3f540a2aaf55747501d44badc28ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16172
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.Modelling text synthesis as a basis for application of Genre Pedagogy.Programa ler para aprenderSíntese textualModelagem sistêmico-funcionalPopularização da ciênciaEste artigo se insere nos estudos gramaticais de base funcional, modelando a gramática com base no uso a partir de sua organização sistêmica. A Pedagogia de Gênero – modelo de ensino de línguas baseado no uso – tem como referência a síntese textual, operação pela qual as escolhas linguísticas necessariamente se configuram segundo padrões contextuais, e responde às demandas de modelos funcionais da gramática voltados para o ensino de línguas. Contudo, um problema frequente é a seleção de ‘textos-modelo’ para textos sintéticos, que recai não sobre os padrões de uso, mas sobre a subjetividade de quem aplica o modelo. Este artigo objetiva oferecer um modelo de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação na Pedagogia de Gênero que escapa à seleção não-sistematizada por preconizar a natureza quantitativa da língua com base no uso para a seleção de ‘textos-modelo’. Mais especificamente, apresenta o processo de modelagem de um texto sintético do domínio da Popularização da Ciência a partir de critérios sistêmicos e quantitativos para ‘textos-modelo’ de base. Em seguida, avalia como o modelo pode contribuir para a eficácia na produção de textos por meio de um experimento de produção textual, no qual se comparam produções de textos por um grupo de aprendizes tendo como base ‘textos-modelo’ sintetizados por critérios sistêmicos e quantitativos com base no uso. Os resultados mostram que a modelagem de textos sintéticos serve como subsidio eficiente para aplicação no ensino.The paper models grammar functionally for the purposes of teaching foregrounding its systemic organization. Genre Pedagogy – a usage-based model of language teaching – selects models of texts for teaching based on the efficacy of language choices are made according contextual patterns. However, a problem that may occur is that ‘model texts’ selected to serve as example texts for teaching could rely not on patterns of usage alone, but also on the subjectivity of the person who implements the model (being them a teacher, a tutor, an educator and so on). The paper offers a model of text synthesis as a as a basis for application of Genre Pedagogy departing from non-systematic text selection and replacing it with a quantitative approach of language patterning based on use for the selection of ‘model texts’. More specifically, it presents the process of modelling a synthetic text from systemic and quantitative criteria as the baseline of ‘model texts’. The paper goes on to assesses the contributions of this modelling to the effectiveness of text production by means of an experiment in which texts written by a group of students is compared with synthetic texts generated by quantitative usage-based choices in language systems. Results show how text synthesis modelling can be an effective approach for applications of Genre Pedagogy.2023-02-14T17:47:52Z2023-02-14T17:47:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFIGUEIREDO, G. P. et al. Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, n. 2, p. 700-742, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/18698>. Acesso em: 06 jul. 2022.2237-2083http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16172http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.700-742Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessFigueredo, Giacomo PatrocinioSantorum, Karen Andresa TeixeiraAndrade, Nathan BotelhoDamasceno, Lucas Alexandreporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-14T17:48:03Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16172Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-14T17:48:03Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
Modelling text synthesis as a basis for application of Genre Pedagogy.
title Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
spellingShingle Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
Figueredo, Giacomo Patrocinio
Programa ler para aprender
Síntese textual
Modelagem sistêmico-funcional
Popularização da ciência
title_short Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
title_full Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
title_fullStr Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
title_full_unstemmed Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
title_sort Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero.
author Figueredo, Giacomo Patrocinio
author_facet Figueredo, Giacomo Patrocinio
Santorum, Karen Andresa Teixeira
Andrade, Nathan Botelho
Damasceno, Lucas Alexandre
author_role author
author2 Santorum, Karen Andresa Teixeira
Andrade, Nathan Botelho
Damasceno, Lucas Alexandre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueredo, Giacomo Patrocinio
Santorum, Karen Andresa Teixeira
Andrade, Nathan Botelho
Damasceno, Lucas Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Programa ler para aprender
Síntese textual
Modelagem sistêmico-funcional
Popularização da ciência
topic Programa ler para aprender
Síntese textual
Modelagem sistêmico-funcional
Popularização da ciência
description Este artigo se insere nos estudos gramaticais de base funcional, modelando a gramática com base no uso a partir de sua organização sistêmica. A Pedagogia de Gênero – modelo de ensino de línguas baseado no uso – tem como referência a síntese textual, operação pela qual as escolhas linguísticas necessariamente se configuram segundo padrões contextuais, e responde às demandas de modelos funcionais da gramática voltados para o ensino de línguas. Contudo, um problema frequente é a seleção de ‘textos-modelo’ para textos sintéticos, que recai não sobre os padrões de uso, mas sobre a subjetividade de quem aplica o modelo. Este artigo objetiva oferecer um modelo de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação na Pedagogia de Gênero que escapa à seleção não-sistematizada por preconizar a natureza quantitativa da língua com base no uso para a seleção de ‘textos-modelo’. Mais especificamente, apresenta o processo de modelagem de um texto sintético do domínio da Popularização da Ciência a partir de critérios sistêmicos e quantitativos para ‘textos-modelo’ de base. Em seguida, avalia como o modelo pode contribuir para a eficácia na produção de textos por meio de um experimento de produção textual, no qual se comparam produções de textos por um grupo de aprendizes tendo como base ‘textos-modelo’ sintetizados por critérios sistêmicos e quantitativos com base no uso. Os resultados mostram que a modelagem de textos sintéticos serve como subsidio eficiente para aplicação no ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-14T17:47:52Z
2023-02-14T17:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, G. P. et al. Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, n. 2, p. 700-742, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/18698>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2237-2083
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16172
http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.700-742
identifier_str_mv FIGUEIREDO, G. P. et al. Modelagem de produção de texto sintético como subsídio para a aplicação embasada na Pedagogia de Gênero. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, n. 2, p. 700-742, 2022. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/18698>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2237-2083
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16172
http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.2.700-742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002836094484480