Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18801
https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767
Resumo: Este relato autobiográfico foi escrito a partir de causos, que procuram apresentar as concepções de seu autor acerca do processo de ensino e aprendizagem e formação docente de professores de ensino de Ciências e Biologia. Essas concepções se originam de uma percepção de que há uma perpetuação de um ensino de Biologia, enciclopédico, descritivo, e, portanto, sem vida. Para contrapor essa abordagem recorrente da biologia escolar, esses causos trazem situações em que sujeitos encontraram oportunidades para se identificar como seres singulares, com vivências e experiências, que podem e devem ser compartilhadas em salas de aulas. São exemplos, que evidenciam a busca de um processo formativo, que se abre para novas possibilidades de se compreenderem a vida, os seres vivos e os territórios.
id UFOP_2a069e6ab7cf48ee4af16a461d285146
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18801
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.Let's talk about life in biology? : an invitation to open our classes to what captives us.Formação de professoresQuestões étnico-raciaisTerritóriosEste relato autobiográfico foi escrito a partir de causos, que procuram apresentar as concepções de seu autor acerca do processo de ensino e aprendizagem e formação docente de professores de ensino de Ciências e Biologia. Essas concepções se originam de uma percepção de que há uma perpetuação de um ensino de Biologia, enciclopédico, descritivo, e, portanto, sem vida. Para contrapor essa abordagem recorrente da biologia escolar, esses causos trazem situações em que sujeitos encontraram oportunidades para se identificar como seres singulares, com vivências e experiências, que podem e devem ser compartilhadas em salas de aulas. São exemplos, que evidenciam a busca de um processo formativo, que se abre para novas possibilidades de se compreenderem a vida, os seres vivos e os territórios.This autobiographical account is based on personal experiences and anecdotes that aim to present the author's opinions regarding teaching and learning processes and the training of Science and Biology teachers. The author perceives a tendency towards an encyclopedic and descriptive approach to biology teaching, which can make the subject appear lifeless. To counteract this approach, the anecdotes presented in this account describe situations in which individuals are able to identify themselves as unique beings with experiences and life stories that can and should be shared in classrooms. These examples highlight the importance of pursuing a formative process that opens up new possibilities for understanding life, living beings, and territories.2024-10-08T19:49:46Z2024-10-08T19:49:46Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, F. A. R. e. Vamos falar de vida na biologia?: um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa. Areté, Manaus, v. 23, n. 37, artigo e24024, jan./jul. 2024. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3767>. Acesso em: 15 ago. 2024.1984-7505https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18801https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767Sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) . Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fábio Augusto Rodrigues eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T22:53:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18801Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T22:53:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
Let's talk about life in biology? : an invitation to open our classes to what captives us.
title Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
spellingShingle Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Formação de professores
Questões étnico-raciais
Territórios
title_short Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
title_full Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
title_fullStr Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
title_full_unstemmed Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
title_sort Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.
author Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_facet Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Questões étnico-raciais
Territórios
topic Formação de professores
Questões étnico-raciais
Territórios
description Este relato autobiográfico foi escrito a partir de causos, que procuram apresentar as concepções de seu autor acerca do processo de ensino e aprendizagem e formação docente de professores de ensino de Ciências e Biologia. Essas concepções se originam de uma percepção de que há uma perpetuação de um ensino de Biologia, enciclopédico, descritivo, e, portanto, sem vida. Para contrapor essa abordagem recorrente da biologia escolar, esses causos trazem situações em que sujeitos encontraram oportunidades para se identificar como seres singulares, com vivências e experiências, que podem e devem ser compartilhadas em salas de aulas. São exemplos, que evidenciam a busca de um processo formativo, que se abre para novas possibilidades de se compreenderem a vida, os seres vivos e os territórios.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-08T19:49:46Z
2024-10-08T19:49:46Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, F. A. R. e. Vamos falar de vida na biologia?: um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa. Areté, Manaus, v. 23, n. 37, artigo e24024, jan./jul. 2024. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3767>. Acesso em: 15 ago. 2024.
1984-7505
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18801
https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767
identifier_str_mv SILVA, F. A. R. e. Vamos falar de vida na biologia?: um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa. Areté, Manaus, v. 23, n. 37, artigo e24024, jan./jul. 2024. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3767>. Acesso em: 15 ago. 2024.
1984-7505
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18801
https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329433405095936