Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000fcjj |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11224 http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160144 |
Resumo: | Neste trabalho investigamos como a vivência de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas e fundamentada no processo de modelagem analógica influenciou o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão. A pesquisa foi realizada em uma turma de Química do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Itabirito, Minas Gerais. As aulas em que a sequência didática foi desenvolvida foram registradas em áudio e vídeo e os dados de um grupo de quatro estudantes foram analisados em um estudo de caso. Em nossa análise, identificamos alguns fatores que foram essenciais para o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão, como: o caráter colaborativo das atividades e do grupo; os questionamentos da professora e das pesquisadoras; e o uso de modelos e analogias como ferramentas de pensamento. Esses fatores justificam a importância da Modelagem Analógica no ensino de Ciências para a elaboração de entendimentos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, embora nosso enfoque no presente trabalho tenha sido sobre a primeira delas. |
id |
UFOP_2a42b223c30c1cee6341462782440812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11224 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica.Analysis of conceptual understanding in a didactic sequence about the use of pesticides based on analogical modelling.Questões sociocientíficasSocio-Scientific issuesNeste trabalho investigamos como a vivência de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas e fundamentada no processo de modelagem analógica influenciou o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão. A pesquisa foi realizada em uma turma de Química do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Itabirito, Minas Gerais. As aulas em que a sequência didática foi desenvolvida foram registradas em áudio e vídeo e os dados de um grupo de quatro estudantes foram analisados em um estudo de caso. Em nossa análise, identificamos alguns fatores que foram essenciais para o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão, como: o caráter colaborativo das atividades e do grupo; os questionamentos da professora e das pesquisadoras; e o uso de modelos e analogias como ferramentas de pensamento. Esses fatores justificam a importância da Modelagem Analógica no ensino de Ciências para a elaboração de entendimentos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, embora nosso enfoque no presente trabalho tenha sido sobre a primeira delas.In this paper, we investigate how the experience of a didactic sequence centered on a socio-scientific issue about the use of pesticides and based on analogical modelling process influenced the students’ understanding about the concept of dispersion. The research was conducted in a third-year, high school Chemistry class of a public school of Itabirito, Minas Gerais. The classes in which the didactic sequence was developed were recorded on audio and video and data from a group of four students were examined in a case study. In our analysis, we identified some factors that were essential to the students’ understanding about the concept of dispersion: the collaborative nature of the activities and of the group; the questions of the teacher/researchers; and the use of models and analogies as tools of thought. These factors justify the importance of Analogical Modelling in science education to develop understandings in the conceptual, procedural and attitudinal dimensions, although our focus in this work was on the first one.2019-05-08T15:31:15Z2019-05-08T15:31:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, A. M.; MOZZER, N. B. Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 82-97, fev. 2019. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/11-CP-52-18_ENEQ.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019.1678-7064http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11224http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160144ark:/61566/001300000fcjjA Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Adriana MoreiraMozzer, Nilmara Bragaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T02:49:17Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11224Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T02:49:17Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. Analysis of conceptual understanding in a didactic sequence about the use of pesticides based on analogical modelling. |
title |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. |
spellingShingle |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. Lima, Adriana Moreira Questões sociocientíficas Socio-Scientific issues |
title_short |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. |
title_full |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. |
title_fullStr |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. |
title_full_unstemmed |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. |
title_sort |
Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. |
author |
Lima, Adriana Moreira |
author_facet |
Lima, Adriana Moreira Mozzer, Nilmara Braga |
author_role |
author |
author2 |
Mozzer, Nilmara Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Adriana Moreira Mozzer, Nilmara Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões sociocientíficas Socio-Scientific issues |
topic |
Questões sociocientíficas Socio-Scientific issues |
description |
Neste trabalho investigamos como a vivência de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas e fundamentada no processo de modelagem analógica influenciou o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão. A pesquisa foi realizada em uma turma de Química do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Itabirito, Minas Gerais. As aulas em que a sequência didática foi desenvolvida foram registradas em áudio e vídeo e os dados de um grupo de quatro estudantes foram analisados em um estudo de caso. Em nossa análise, identificamos alguns fatores que foram essenciais para o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão, como: o caráter colaborativo das atividades e do grupo; os questionamentos da professora e das pesquisadoras; e o uso de modelos e analogias como ferramentas de pensamento. Esses fatores justificam a importância da Modelagem Analógica no ensino de Ciências para a elaboração de entendimentos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, embora nosso enfoque no presente trabalho tenha sido sobre a primeira delas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-08T15:31:15Z 2019-05-08T15:31:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, A. M.; MOZZER, N. B. Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 82-97, fev. 2019. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/11-CP-52-18_ENEQ.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019. 1678-7064 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11224 http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160144 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000fcjj |
identifier_str_mv |
LIMA, A. M.; MOZZER, N. B. Análise do entendimento conceitual em uma sequência didática sobre o uso de pesticidas fundamentada na modelagem analógica. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 82-97, fev. 2019. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc41_1/11-CP-52-18_ENEQ.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019. 1678-7064 ark:/61566/001300000fcjj |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11224 http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705798581616640 |