Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809 |
Resumo: | O conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais. |
id |
UFOP_2c4b168c436053148bc97534585cab38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/6809 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.Model proposal of decision areas of competitive strategy : application in a steel plant.Áreas de decisão da estratégia competitivaMapa estratégicoValor do produtoDecision areas of competitive strategyStrategic mapO conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.The concept of competitive strategy is one of the main topics studied in the context of companies. From the perspective of the company's relationship with its external environment, the main models of literature are focused in the following elements: product, customer and geographic area of operation. However, the literature lacks of an approach regarding these three elements in a single perspective. Considering this theoretical gap, this paper aims to propose a model of decision areas of competitive strategy from the perspective of the company's relationship with its external environment. This model is based on five decision areas, as follows: product value; served economic segments; types of served clients; geographic areas of operation; and used distribution channels. A case study was developed in a large steel plant by mapping and analyzing its competitive strategy which could result in a deep view of it. This model seems to be a useful tool for understanding the competitive strategy of this company, and it can also be used for the same purpose in other industrial companies.2016-08-10T18:28:41Z2016-08-10T18:28:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016.2237-5163http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809Os trabalhos publicados na Produção em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Eletrônica Produção em Foco <http://www.sociesc.org.br/producaoemfoco/index.php/producaoemfoco/index>. Acesso em: 02 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sérgio EvangelistaCuri Filho, Wagner RagiSilva, Flávia de Almeida Braga eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-27T14:23:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-27T14:23:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. Model proposal of decision areas of competitive strategy : application in a steel plant. |
title |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. |
spellingShingle |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. Silva, Sérgio Evangelista Áreas de decisão da estratégia competitiva Mapa estratégico Valor do produto Decision areas of competitive strategy Strategic map |
title_short |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. |
title_full |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. |
title_fullStr |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. |
title_full_unstemmed |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. |
title_sort |
Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica. |
author |
Silva, Sérgio Evangelista |
author_facet |
Silva, Sérgio Evangelista Curi Filho, Wagner Ragi Silva, Flávia de Almeida Braga e |
author_role |
author |
author2 |
Curi Filho, Wagner Ragi Silva, Flávia de Almeida Braga e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sérgio Evangelista Curi Filho, Wagner Ragi Silva, Flávia de Almeida Braga e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas de decisão da estratégia competitiva Mapa estratégico Valor do produto Decision areas of competitive strategy Strategic map |
topic |
Áreas de decisão da estratégia competitiva Mapa estratégico Valor do produto Decision areas of competitive strategy Strategic map |
description |
O conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-08-10T18:28:41Z 2016-08-10T18:28:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016. 2237-5163 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809 |
identifier_str_mv |
SILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016. 2237-5163 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002844333146112 |