Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Evangelista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Curi Filho, Wagner Ragi, Silva, Flávia de Almeida Braga e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809
Resumo: O conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.
id UFOP_2c4b168c436053148bc97534585cab38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6809
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.Model proposal of decision areas of competitive strategy : application in a steel plant.Áreas de decisão da estratégia competitivaMapa estratégicoValor do produtoDecision areas of competitive strategyStrategic mapO conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.The concept of competitive strategy is one of the main topics studied in the context of companies. From the perspective of the company's relationship with its external environment, the main models of literature are focused in the following elements: product, customer and geographic area of operation. However, the literature lacks of an approach regarding these three elements in a single perspective. Considering this theoretical gap, this paper aims to propose a model of decision areas of competitive strategy from the perspective of the company's relationship with its external environment. This model is based on five decision areas, as follows: product value; served economic segments; types of served clients; geographic areas of operation; and used distribution channels. A case study was developed in a large steel plant by mapping and analyzing its competitive strategy which could result in a deep view of it. This model seems to be a useful tool for understanding the competitive strategy of this company, and it can also be used for the same purpose in other industrial companies.2016-08-10T18:28:41Z2016-08-10T18:28:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016.2237-5163http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809Os trabalhos publicados na Produção em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Eletrônica Produção em Foco <http://www.sociesc.org.br/producaoemfoco/index.php/producaoemfoco/index>. Acesso em: 02 fev. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sérgio EvangelistaCuri Filho, Wagner RagiSilva, Flávia de Almeida Braga eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-27T14:23:16Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-27T14:23:16Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
Model proposal of decision areas of competitive strategy : application in a steel plant.
title Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
spellingShingle Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
Silva, Sérgio Evangelista
Áreas de decisão da estratégia competitiva
Mapa estratégico
Valor do produto
Decision areas of competitive strategy
Strategic map
title_short Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
title_full Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
title_fullStr Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
title_full_unstemmed Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
title_sort Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva : aplicação em uma grande usina siderúrgica.
author Silva, Sérgio Evangelista
author_facet Silva, Sérgio Evangelista
Curi Filho, Wagner Ragi
Silva, Flávia de Almeida Braga e
author_role author
author2 Curi Filho, Wagner Ragi
Silva, Flávia de Almeida Braga e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Evangelista
Curi Filho, Wagner Ragi
Silva, Flávia de Almeida Braga e
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas de decisão da estratégia competitiva
Mapa estratégico
Valor do produto
Decision areas of competitive strategy
Strategic map
topic Áreas de decisão da estratégia competitiva
Mapa estratégico
Valor do produto
Decision areas of competitive strategy
Strategic map
description O conceito de estratégia competitiva é um dos principais temas estudados no contexto das empresas. Da perspectiva da relação da empresa com o seu ambiente externo verifica-se nos principais modelos da literatura que os elementos centrais de análise são: o produto, o cliente e a área geográfica de atuação. Todavia, a literatura necessita de uma visão que considere estes três elementos em uma única visão. Frente a esta lacuna teórica este artigo objetivou propor um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva, da perspectiva da relação da empresa com seu ambiente externo. Este modelo é baseado em cinco áreas de decisão, quais sejam: o valor do produto; os segmentos econômicos atendidos; os tipos de clientes atendidos; a área geográfica de atuação; e os canais de distribuição utilizados. Ele é aplicado por meio de um estudo de caso no mapeamento e análise da estratégia competitiva de uma grande usina siderúrgica, gerando como resultado a visão da estratégia desta empresa em um profundo nível de detalhe. Este modelo mostrou-se uma ferramenta útil para se entender a estratégia competitiva desta empresa, podendo também ser utilizado para o mesmo fim em outras empresas industriais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-08-10T18:28:41Z
2016-08-10T18:28:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016.
2237-5163
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809
identifier_str_mv SILVA, S. E.; CURI FILHO, W. R.; SILVA, F. de A. B. e. Proposta de um modelo das áreas de decisão da estratégia competitiva: aplicação em uma grande usina siderúrgica. Produção em Foco, v. 6, p. 56-78, 2016. Disponível em: <http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/216>. Acesso em: 11 jul. 2016.
2237-5163
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002844333146112