Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Siomara Aparecida da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, César Milagres da, Velten, Marcella de Castro Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15733
https://doi.org/10.6063/motricidade.20098
Resumo: Práticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes de coordenação corporal para crianças, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (grupo controle) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (grupo experimental). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, o grupo experimental apresentou valores superiores aos de grupo controle para uma tarefa apenas, mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares.
id UFOP_2e337734fdb11ce6ccac97d936c64161
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15733
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.Influence of systematized contents of physical education on motor coordination of children in early childhood.SistematizaçãoPré-escolaHabilidades motorasSystematizationPreschoolPráticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes de coordenação corporal para crianças, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (grupo controle) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (grupo experimental). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, o grupo experimental apresentou valores superiores aos de grupo controle para uma tarefa apenas, mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares.Motor practices should provide children with mature patterns of fundamental skills, but scholarly Physical Education currently does not offer sufficient stimulation. The objective of the study was to evaluate the effect of systematized classes on preschool children’s motor coordination. The coordinative level of 84 children aged four to five years was evaluated through the battery of tests Körperkoordinationstest für Kinder, before and after two distinct programs of motor practices, namely the regular Physical Education classes given by non-specialist physical education teachers (control group) and intervention based on a developmental approach (experimental group). The Körperkoordinationstest für Kinder test scores were compared between groups for each moment and between pre- and post-tests for each group. The analysis was stratified by sex and by age, and the effect sizes were calculated. Both groups have improved the scores in all tasks. In the post-test, experimental group achieved statistically higher scores compared to control group for only one task of Körperkoordinationstest für Kinder, but it achieved higher effect sizes in all tasks. The stratified results did differ in relation to the effect of the interventions regarding sex but indicated that younger children might be particularly sensitive to those interventions. We discuss the relevance of systematized contents with organization, variability, progressive difficulty, and suitability to the age range for adequate development of motor coordination in preschoolers.2022-11-04T16:53:43Z2022-11-04T16:53:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. A. da; SILVA, C. M. da; VELTEN, M. de C. C. Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância. Motricidade, v. 17, p. 23-33, 2021. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/20098>. Acesso em: 11 out. 2022.2182-2972http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15733https://doi.org/10.6063/motricidade.20098Todo o conteúdo da Revista Motricidade é licenciado sob Creative Commons, a menos que especificado de outra forma e em conteúdo recuperado de outras fontes bibliográficas. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Siomara Aparecida daSilva, César Milagres daVelten, Marcella de Castro Camposporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-11-04T16:53:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15733Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-11-04T16:53:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
Influence of systematized contents of physical education on motor coordination of children in early childhood.
title Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
spellingShingle Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
Silva, Siomara Aparecida da
Sistematização
Pré-escola
Habilidades motoras
Systematization
Preschool
title_short Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
title_full Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
title_fullStr Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
title_full_unstemmed Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
title_sort Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância.
author Silva, Siomara Aparecida da
author_facet Silva, Siomara Aparecida da
Silva, César Milagres da
Velten, Marcella de Castro Campos
author_role author
author2 Silva, César Milagres da
Velten, Marcella de Castro Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Siomara Aparecida da
Silva, César Milagres da
Velten, Marcella de Castro Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Sistematização
Pré-escola
Habilidades motoras
Systematization
Preschool
topic Sistematização
Pré-escola
Habilidades motoras
Systematization
Preschool
description Práticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes de coordenação corporal para crianças, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (grupo controle) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (grupo experimental). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, o grupo experimental apresentou valores superiores aos de grupo controle para uma tarefa apenas, mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-11-04T16:53:43Z
2022-11-04T16:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. A. da; SILVA, C. M. da; VELTEN, M. de C. C. Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância. Motricidade, v. 17, p. 23-33, 2021. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/20098>. Acesso em: 11 out. 2022.
2182-2972
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15733
https://doi.org/10.6063/motricidade.20098
identifier_str_mv SILVA, S. A. da; SILVA, C. M. da; VELTEN, M. de C. C. Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância. Motricidade, v. 17, p. 23-33, 2021. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/20098>. Acesso em: 11 out. 2022.
2182-2972
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15733
https://doi.org/10.6063/motricidade.20098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002855476363264