Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Meiry Edivirges
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa, Lucas Resende Dutra, Andrade, Ângela Leão, Melo, Tânia Márcia Sacramento, Silva Neto, Leonel Antônio da, Nascimento, Andréa Mendes do, Santos, Viviane Martins Rebello dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174
https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330
Resumo: Em nossa prática docente, notamos com frequência, o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual se estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino dessa disciplina poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas e adotando-se abordagens interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o presente trabalho visa propor práticas de ensino de química que fortaleçam a motivação dos estudantes de Ciências Biológicas. Com esse objetivo, selecionamos experimentos para serem desenvolvidos em aulas de caráter prático, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as intervenções propostas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre preceitos relativos àquele campo do conhecimento e o seu curso de Ciências Biológicas.
id UFOP_33029dcda2fb882d279678a6c3fa7db4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14174
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.Contextualized proposals of organic chemistry practices for the teaching of biology.ExperimentosExperimentsEm nossa prática docente, notamos com frequência, o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual se estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino dessa disciplina poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas e adotando-se abordagens interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o presente trabalho visa propor práticas de ensino de química que fortaleçam a motivação dos estudantes de Ciências Biológicas. Com esse objetivo, selecionamos experimentos para serem desenvolvidos em aulas de caráter prático, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as intervenções propostas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre preceitos relativos àquele campo do conhecimento e o seu curso de Ciências Biológicas.In our teaching practice, students often question why they study Chemistry. It is important to emphasize that the motivation for teaching this discipline can be achieved by abandoning classes based only on memorizing names and formulas, making them linked in contextualizations and concepts of the student's daily life. Given this situation, we consider it important to transform this reality, through a teaching based on a contextualized approach for Biology students. Thus, the present work aims to propose contextualized practices of organic chemistry that strengthen the motivation of biology students. For this purpose, we selected organic chemistry experiments to be developed in practical classes, offered to students of the Biological Sciences course at the Federal University of Ouro Preto. The experiments were tested by the monitor and those that presented satisfactory experimental results were administered to such students. At the end of the class, students answered a questionnaire, which assessed their degree of satisfaction with the modified and contextualized practices. We observed that 50% of students reported a greater interest in Organic Chemistry after the practices were modified and contextualized, as they had a perception of the relationship between organic Chemistry and their Biology course.2021-12-10T18:42:28Z2021-12-10T18:42:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVARENGA, M. E. et al. Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia. Além dos Muros da Universidade, v. 6, n. 1, p. 65-78, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330>. Acesso em: 10 jun. 2021.2447-8091http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330Alvarenga, Meiry EdivirgesSousa, Lucas Resende DutraAndrade, Ângela LeãoMelo, Tânia Márcia SacramentoSilva Neto, Leonel Antônio daNascimento, Andréa Mendes doSantos, Viviane Martins Rebello dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-12-13T21:12:17Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14174Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-12-13T21:12:17Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
Contextualized proposals of organic chemistry practices for the teaching of biology.
title Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
spellingShingle Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
Alvarenga, Meiry Edivirges
Experimentos
Experiments
title_short Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
title_full Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
title_fullStr Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
title_full_unstemmed Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
title_sort Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia.
author Alvarenga, Meiry Edivirges
author_facet Alvarenga, Meiry Edivirges
Sousa, Lucas Resende Dutra
Andrade, Ângela Leão
Melo, Tânia Márcia Sacramento
Silva Neto, Leonel Antônio da
Nascimento, Andréa Mendes do
Santos, Viviane Martins Rebello dos
author_role author
author2 Sousa, Lucas Resende Dutra
Andrade, Ângela Leão
Melo, Tânia Márcia Sacramento
Silva Neto, Leonel Antônio da
Nascimento, Andréa Mendes do
Santos, Viviane Martins Rebello dos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Meiry Edivirges
Sousa, Lucas Resende Dutra
Andrade, Ângela Leão
Melo, Tânia Márcia Sacramento
Silva Neto, Leonel Antônio da
Nascimento, Andréa Mendes do
Santos, Viviane Martins Rebello dos
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentos
Experiments
topic Experimentos
Experiments
description Em nossa prática docente, notamos com frequência, o questionamento por parte dos estudantes acerca do motivo pelo qual se estuda Química. É importante ressaltar que a motivação pelo ensino dessa disciplina poderá ser alcançada abandonando-se as aulas baseadas apenas na memorização de nomes e fórmulas e adotando-se abordagens interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o presente trabalho visa propor práticas de ensino de química que fortaleçam a motivação dos estudantes de Ciências Biológicas. Com esse objetivo, selecionamos experimentos para serem desenvolvidos em aulas de caráter prático, ofertadas para estudantes do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Ouro Preto. Os experimentos foram testados pelo monitor e os que apresentaram resultados experimentais satisfatórios foram ministrados para tais alunos. Ao final da aula, os alunos responderam um questionário que ajudou a avaliar o grau de satisfação dos mesmos sobre as práticas contextualizadas. Observamos que 50% dos estudantes relataram um maior interesse pela Química Orgânica após as intervenções propostas, pois tiveram uma percepção da relação existente entre preceitos relativos àquele campo do conhecimento e o seu curso de Ciências Biológicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T18:42:28Z
2021-12-10T18:42:28Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVARENGA, M. E. et al. Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia. Além dos Muros da Universidade, v. 6, n. 1, p. 65-78, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330>. Acesso em: 10 jun. 2021.
2447-8091
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174
https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330
identifier_str_mv ALVARENGA, M. E. et al. Propostas contextualizadas de práticas de química orgânica para o ensino de biologia. Além dos Muros da Universidade, v. 6, n. 1, p. 65-78, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330>. Acesso em: 10 jun. 2021.
2447-8091
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14174
https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/4330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002797395738624