Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14744
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300
Resumo: As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.
id UFOP_33c4575f2a4b5ea6350b281f38a37986
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14744
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.Teacher training in Latin America : introductory points.Formação de professoresFormação inicialAmérica LatinaPolíticas públicasAs pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.Research on teacher education has been a prominent theme in both Brazil and Latin America. In this article we intend to present the Dossier that is part of this issue of the Teacher Training Magazine, as well as to highlight some aspects that sometimes approach, sometimes distance the countries object of these reflections. This study involved six countries, namely Brazil, Peru, Argentina, Colombia, Uruguay and Chile. The choice was based as much on the diversity of the formation processes evidenced in each country as on the proximity with the invited researchers. Even with the advances that each country has signaled in relation to the training of its teachers, governments in Latin America will still need to invest in the training and professional enhancement of teachers, as an important and decisive step in improving the quality of education offered, as well as reducing social inequalities facing each regional context.2022-03-25T13:49:53Z2022-03-25T13:49:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, R. M. B. de.; NUNES, C. M. F. Formação de professores na América Latina: apontamentos introdutórios. Formação Docente, v. 12, p. 11-20, jan./fev. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/300>. Acesso em: 25 ago. 2021.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14744https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regina Magna Bonifácio deNunes, Célia Maria Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:28:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:28:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
Teacher training in Latin America : introductory points.
title Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
spellingShingle Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Formação de professores
Formação inicial
América Latina
Políticas públicas
title_short Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
title_full Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
title_fullStr Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
title_full_unstemmed Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
title_sort Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
author Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_facet Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nunes, Célia Maria Fernandes
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Nunes, Célia Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação inicial
América Latina
Políticas públicas
topic Formação de professores
Formação inicial
América Latina
Políticas públicas
description As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-25T13:49:53Z
2022-03-25T13:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, R. M. B. de.; NUNES, C. M. F. Formação de professores na América Latina: apontamentos introdutórios. Formação Docente, v. 12, p. 11-20, jan./fev. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/300>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2176-4360
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14744
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300
identifier_str_mv ARAÚJO, R. M. B. de.; NUNES, C. M. F. Formação de professores na América Latina: apontamentos introdutórios. Formação Docente, v. 12, p. 11-20, jan./fev. 2020. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/300>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2176-4360
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14744
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329317353947136